quinta-feira, 28 de outubro de 2010

UMA DAS EXPRESSÕES MAIS SUBLIMES DO AMOR É O PERDÃO.


Vamos refletir, tome: Mat 12,7
Uma das expressões mais sublimes do amor é o perdão.

De fato, a palavra misericórdia significa agir com o coração.Tenho certeza que essa é a medida que queremos para nós mesmos, isto é, alcançar misericórdia por parte das pessoas e sobretudo por parte de Deus.

Se queremos isso para nós, porque é tão difícil dá-lo aos outros?Lembremos da regra de ouro: "Fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós."

E todos nós queremos misericórdia. Portanto, vivamos esse dia sendo essa expressão do amor para com todos. A correção e a justiça não são eficazes se não vem junto com o perdão.“Não tem compaixão para com o homem, seu semelhante, e ousa pedir o perdão de seus pecados?” (Eclo 28,4).

Perdoar é um dos mais nobres gestos de que é capaz o ser humano. E também um dos mais difíceis. Quem sabe perdoar, praticamente atingiu a perfeição, pois viver sem ódio, sem mágoa, livre de todo ressentimento, é possuir a verdadeira sabedoria de viver. Acima de tudo, quem sabe perdoar compreende de modo pleno uma das maiores necessidades do ser humano: ser perdoado. Se errar faz parte da fraqueza humana, ser perdoado é o único caminho para alguém se recuperar do erro.

Quem não recebe o perdão, praticamente está impossibilitado de se redimiu. Negar o perdão é condenar o que errou a permanecer no erro. É desconhecer que ninguém é totalmente bom nem totalmente mau.

Avaliar uma pessoa por uma queda não é justo, devemos lembrar de todo o bem que esta empreendeu. É ingenuidade pensar que ninguém tenha fraquezas e erros. Aquele que procura um amigo um irmão, sem defeitos termina sem amigos e irmãos.

O que é perdoar? É admitir que a fraqueza humana está sempre presente, mesmo na pessoa que vive na mais reta intenção e que o erro de hoje necessariamente não se repetirá amanhã.

Assim, perdoar é oferecer à pessoa um crédito de confiança: Você errou. Eu o perdôo, ofereço-lhe uma nova oportunidade. Aquilo que você fez, não existe mais. Você é uma nova criatura, com nova chance.

Como é bom, num momento de fraqueza, receber uma nova oportunidade! Ter gente que acredita em nossa recuperação!Perdoar é reconhecer a quase infinita capacidade do ser humano de se regenerar. Por pior que alguém seja, não está apagada nele a chama da bondade.

Basta um pequeno sopro, e a chama brilha com força. Transforma-se em labareda. Perdoar é participar da misericórdia divina, que faz o sol brilhar sobre justos e injustos. Quanto maior o pecado, mais intensa a presença amorosa de Deus. Saber perdoar é ser capaz de realizar o mais divino dos gestos para com o ser humano: o gesto do perdão


Com minha benção
Pe. Emílio Carlos Mancini+
grãozinho de areia.

3 comentários:

A saga continua disse...

Aprender a perdoar os outros é um trabalho, aprender a se perdoar é uma vitória.

Marina Amarante disse...

Vaticano reconheceu hoje, pedido de beatificação de Irmã Dulce feito por José Serra em 2007. O ex-governador de São Paulo e candidato a presidência, pediu que fosse dada a atenção merecida ao caso e declarou confiar plenamente na santidade da Irmã.A Congregação das Causas dos Santos do Vaticano reconheceu como milagre de Irmã Dulce a recuperação de uma mulher sergipana que teria sido desenganada pelos médicos durante o parto, depois de sofrer uma forte hemorragia. A beatificação ainda depende da assinatura do Papa, mas já é considerada certa para todos os envolvidos no processo. http://bit.ly/a9RgiK

Manuel Tavares disse...

Serra entrou em contato com o pessoal do Jogo Justo e mostrou seu interesse em desenvolver a área reduzindo impostos e investindo mais em capacitação dos profissionais do setor. Para ele, o mercado de games pode se transformar rapidamente em instrumento gerador de empregos fortalecendo as economias criativas. O candidato falou ainda sobre capacitação de mão de obra, investimentos estrangeiros no setor e muito mais. Vejam: http://bit.ly/9n8TQE