quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A ORAÇÃO DE SÚPLICA É SINAL DE CONFIANÇA EM DEUS!


A oração cristã, antes de ser palavra que implora, é silêncio profundo para ouvir e acolher em si a palavra de Deus.
As pessoas entram em comunhão ouvindo-se. Nós entramos em comunhão com Deus e nos dispomos a fazer Sua vontade, ouvindo-O.
Como a fé, a oração também nasce da escuta; é uma resposta vivencial, mas também verbal. Esta assume várias formas: uma ação de graças pelo que Deus fez, uma contemplação cheia de admiração, uma profissão de fé, uma declaração de entrega, um pedido... A oração de pedido também é uma resposta ao convite de Cristo a "orar sempre, orar sem desanimar" (Lc 18,1).

Mas qual é o sentido da oração de pedido?
Pedir uma coisa a Deus não é certamente pretender que ele faça, em nosso lugar, o que nós devemos fazer. A oração de súplica reconhece o limite da condição humana, constata que a libertação total e a plena realização de si não dependem unicamente do homem. O homem não pode salvar a si mesmo. Manifestar a Deus "todas" as suas necessidades e desejos é colocar-se sob a Sua luz, e ver se eles são legítimos ou não.

O homem é verdadeiramente aquilo que pede; os pedidos nascem dele espontaneamente e sobem a seus lábios; dizê-los a Deus é testá-los e purificá-los. A oração de súplica é sinal de confiança em Deus! Quando temos certeza de que uma pessoa nos quer bem realmente, pedimos-lhe tudo de que precisamos e que é bom, com espontaneidade e facilidade. São João define a fé como "crer no amor de Deus por nós". Quem crê tem confiança tão grande em seu Deus que lhe pede tudo com simplicidade e se entrega a Ele.

Mas, como rezar? Quando rezar? A resposta é dada pelo versículo 1 do Evangelho: sempre, sem desanimar. É uma resposta que São Lucas aprendeu de São Paulo (1Ts 5,17; Ef 6,18; 2Ts 1,11; Cl 13) e que agora ilustra com uma parábola do Senhor. O ensinamento é fácil; se até um homem tão mau cede diante de uma súplica incessante, Deus, que é bom, não atenderá e salvará ( = fazer justiça) a quem O invoca dia e noite? E isso, ainda que o Senhor tarde e pareça surdo às nossas súplicas. A súplica cristã não é pedido de intervenção imediata de Deus, não é uma fórmula mágica que resolve os problemas, mas é aquela que adere e aceita a liberdade e a paciência de Deus! Em outro trecho do Evangelho de São Lucas, Jesus nos diz que Deus nos dará não tanto o que pedimos, mas o Espírito Santo para compreendermos o significado daquilo que nos compete e para sermos suas testemunhas. "Se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem" (Lc 11,13).

O modelo de oração de súplica é a de Jesus no Getsêmani: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua" (Lc 22,42).

Aquele que crê não quer obrigar Deus a fazer a própria vontade, utilizá-lo para realizar seus desejos, mas obter a graça de conformar sua vontade à dEle. Só ele sabe o que é verdadeiramente o nosso bem. A oração de súplica, quando autêntica, é fonte de energias para começarmos a fazer aquilo que pedimos. Por exemplo, orar pela paz leva a começar a empenhar-se pela paz; orar para que cessem os sofrimentos, leva a ajudar a quem sofre... Outro exemplo disso, foi Moisés, enquanto conservava a mão levantada, Israel vencia. Este trecho serve para ilustrar com um exemplo do Antigo Testamento o tema da oração contínua e insistente.

Além disso, acentua que sem a oração, não se obtém a vitória e esclarece outro tema neotestamentário fundamental: o povo de Deus não pode cumprir sua missão se não pedir continuamente auxílio a Ele na oração. Por isso, a oração nunca aliena o homem, mas aumenta sua responsabilidade!
reflexoesfranciscanas.com.br
Fonte:alphaeomega

Nenhum comentário: