sábado, 16 de outubro de 2010

LITURGIA DIÁRIA - CONFESSAMOS OU NEGAMOS CRISTO?

Lucas 12, 8-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos 8Digo-vos: todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus; 9mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão. 11Quando, porém, vos levarem às sinagogas, perante os magistrados e as autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de falar em vossa defesa, 12porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer. - Palavra da salvação.

Diante do nosso mundo contemporâneo, podemos dizer que o Evangelho se torna escafedê-lo porque o mundo não consegue entender a pedagogia de Deus. Muitos não vêem que esse “temor de deus”, não significa um deus mal, mais sim um Deus que é justo e transparente. Quando Jesus fala advertindo os fariseus é porque ele, conhece a prática farisaica, um dos partidos messiânicos que, tinham falsamente a lei para os outros e viviam na hipocrisia, na mentira. Jesus dá exemplo das casas da Palestina porque, essas casas geralmente tinham terraço em cima, e dava para ouvir o que as pessoas falavam as ocultas dentro de casa.
Sabia meu irmão que, aqueles que estão mais próximos do Senhor são os primeiros que escutam os Seus ensinamentos, logo são os que mais aprendem com o Mestre. Milhares de pessoas se reuniam para escutar Jesus falar, porém Ele se dirigia primeiro aos seus discípulos! Todos nós que temos comunhão com Jesus e, através da oração, intimidade com Ele por meio do Seu Espírito Santo, recebemos o alerta para que não venhamos a cair na hipocrisia do mundo.
O fermento dos fariseus era a falsidade, isto é, eles falavam o que não viviam e exigiam dos outros, ações que eles mesmos não praticavam. As suas palavras, gestos e atitudes divergiam do que eles traziam dentro do coração. Faziam julgamentos inconseqüentes e não tinham compaixão com os erros das pessoas e, por essa razão eram temidos pelo povo. Jesus, no entanto pregava a transparência e a verdade, como norma de vida para todos os homens: “Não há nada de escondido que não venha a ser revelado”. E acrescentava “não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso”; “temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.”.
Deste modo, não tenhamos medo daqueles que tramam contra os filhos de Deus. Não tenhamos medo de dizer a verdade, de proclamar bem alto o que o Espírito nos inspirar. O Senhor que nos criou sabe tudo ao nosso respeito, sabe da nossa constituição, corpo, alma e espírito e conhece profundamente as nossas intenções. Valemos muito mais do que os pardais e nenhum de nós seremos esquecidos por Deus. O Senhor nos guarda com carinho para o Seu dia.
Jesus esta falando, da própria mensagem, ele aqui esta querendo dizer, que é a boa nova que estará escondido, mas que depois todo mundo conhecerá. Jesus adverte aos discípulos para não temer o medo da Morte, mas que tenham medo daquele que tem o poder de lançar a alma no inferno. Sim aqui a comunidade já experimenta a perseguição, e encoraja os discípulos para que não tenham medo. Quantos de nós irmãos temos medos de anunciar este Messias, a boa nova, de sair de nós mesmos, do nosso mundinho e se lançar mais profundo.
Aqui chamo atenção ao Santo Inácio de Antioquia, um dos padres da Igreja, o primeiro a chamar os cristãos de Católicos. Diante da morte, ele que não hesitou, e não falou as ocultas. Mas testemunhou com sua própria vida. Até chegar o seu caminho, o caminho de cruz. sua frase ” é melhor Calar e ser e falar do que não ser, serve para que aprendamos, a sermos verdadeiros, no dia-a-dia, uns com os outros e conosco mesmos.
Você tem medo dos homens? – Você costuma se render aos projetos dos homens por receio de que eles possam prejudicá-lo (a)?- Você é fiel ao Evangelho, mesmo que seja contra todo o mundo? – Você é uma pessoa dada a segredos, subterfúgios, ou você é transparente e claro (a) nas suas colocações?
Pe Bantu

Nenhum comentário: