segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O SILÊNCIO DA SOLIDÃO


Acho que hoje aprendi o que é solidão, aprendi que ela é o remédio mais eficaz para a alma, compreendi que silenciar evita mágoas, silenciar evita que novas feridas sem abram.Ademais, hoje conheço a solidão, conheço a dor de quem se vê só, de quem se encontra sozinho. Solidão... solidão é o sentimento que ultrapassa a presença de amigos, familiares ou quem quer que seja. Ora, você pode estar acompanhado de milhares de pessoas e estar só ao mesmo tempo, estar rodeado dos melhores amigos e se encontrar sozinho, você pode contar com a presença de Deus em teu coração e ainda assim sentir-se só.Se tratando do silêncio, diria que ele é o som mais forte que se pode ouvir. Pode parecer contraditório esta afirmação, todavia, o silêncio nos faz escutar o grito da alma, o som do coração.

O SILÊNCIO GRITA, e o seu som se faz ouvir e ressoar no mais profundo de nosso ser.É quando se está só que se ouve o silêncio, é quando a solidão vem ao nosso encontro que o silêncio torna-se evidente e ensurdecedor. Não quero com isso dizer que a solidão é algo ruim ao homem, ao contrário, é em meio a este estado de espírito que nos encontramos conosco mesmo, é em meio a este vazio existencial que o silêncio grita as exigências de uma nova forma de ser, grita a exigências de uma nova configuração existencial.

Quantas vezes nos bate a solidão e buscamos logo formas de abafá-la, de suprimi-la por afazeres que caracterizo aqui como fuga! Isso se dá quando em meio a este sentimento buscamos logo as cenas da televisão, as músicas de um rádio, a presença de um companheiro, as diversões da Internet.Você já fugiu da solidão?Você já se escondeu do silêncio?Não fuja mais, ao contrário, procure se envolver por ela, deixe que o silêncio grite o que você precisa ouvir.Muitos insistem na idéia de que solidão é a mera ausência de algo ou de alguém, contudo, solidão neste sentido só é possível mediante morte, digo isto porque existe alguém do qual não podemos fugir, a saber: nós mesmos. Sempre que se encontrar só mediante o outro, terás a companhia de si próprio, sempre que estiver sozinho, sente-se e se convide o seu eu para conversar, converse consigo mesmo no silêncio e ouça o que o seu eu dirá a você.

Esta é uma atitude de corajosos, de pessoas que não sentem medo da solidão, de se encontrar só consigo mesmo.Mas por favor, evite o suicídio, pois quando estiver só consigo mesmo entrarás na luz da solidão e ouvirás o silêncio gritar, só então saberás quem tu és.


Adriano Almeida

Nenhum comentário: