sábado, 22 de agosto de 2015

COMO ENTENDER QUE CADA ESCOLHA TRAZ UMA CONSEQUÊNCIA?


Todas as decisões que fazem parte de nossa vida são importantes ?
O filósofo francês Sartre disse certa vez que: "Viver é isso: ficar se equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências."
Ele realmente estava certo. Toda escolha que fazemos em nosso dia a dia determina o rumo de nossa vida toda.
Elas são de extrema importância e muitas delas precisam de cautela antes de serem tomadas. Muitas podem determinar o caminho para a felicidade ou para tristeza ao longo de uma vida toda.
Nós, literalmente, colhemos as consequências pelas escolhas que plantamos.

- É muito importante determinar alguns valores para se viver mais feliz. Reflita em sua vida quais valores são importantes e quais você não abriria mão. Tenha isso já previamente decidido em sua mente e coração para que no momento de conflito em que precisar escolher esta decisão seja mais fácil, pois é algo muito bem pensado e de acordo com os valores que você determinou para si próprio.
- Estude sempre as escrituras, elas ensinam através de histórias de outros homens e mulheres consequências de muitas escolhas tomadas. Elas servem de um grande exemplo e uma grande bússola que orienta a tomada real de decisão. Aprenda com esses ensinamentos e eles tornarão suas escolhas mais sensatas e corretas.

- Ore sempre ao Senhor para que Ele possa guiar seus passos e lhe ajudar a tomar decisões corretas em sua vida. Se pedir isso em suas conversas com o Pai Celestial, Ele lhe abençoará para que sinta em seu coração e mente quais as escolhas certas a serem tomadas, por menores que sejam, o Senhor se importa com todas elas e por isso está sempre pronto a lhe responder se você perguntar a Ele.
Decisões importantes devem sempre ser pensadas antes de serem tomadas. Se você precisar tomar alguma decisão importante converse com seus familiares, peça orientação, estude as escrituras busque os princípios da Bíblia e orem juntos, verifiquem as possibilidades e quais as possíveis consequência de cada uma das escolhas.

Procure dar o tempo necessário para obter respostas corretas. Em outras palavras aja com cautela e pense em como sua vida poderá ser afetada nas consequências futuras.
Quando tomamos decisões somos escravos das consequências, por isso é preciso sentir, entender e projetar o futuro para só depois determinar o caminho.
Mesmo com todos esses cuidados poderá haver consequências nem tão felizes, no entanto, elas fazem parte da vida e se você tiver em seu coração a certeza de que antes de tomá-la fez tudo o necessário, ficará mais confortável em sobrepujar as consequências que virão.

Enfim nossas vidas são feita de escolhas. Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.
Hoje você faz as suas escolhas, amanhã suas escolhas fazem você.
Deus não muda com nossas escolhas, mas nossas escolhas mudam com Deus.
Você é livre para fazer o que quiser, mas nunca estará livre das consequências daquilo que você faz!

A vida realmente lhe permite fazer o que quiser, quando quiser. As consequências que não lhe darão os mesmos privilégios.
Por fim é bom questionarmos que: Ser livre não é sair por ai fazendo o que se quer, ser livre é ter o poder de dizer não para tudo aquilo que te faz mal e se fazer o que é justo, nobre, certo e responsável.
As pessoas tem a falsa ideia que a liberdade é fazer o que tem vontade, mas elas não sabem que isso as torna prisioneiras de suas vontades.

Por fim nunca tome uma decisão permanente devido a um desejo momentâneo. Lembre-se: Escolha sempre a vontade de Deus, ela é boa, perfeita, agradável. (Romanos 12,2)


















Pe. Emílio Carlos Mancini+

Nenhum comentário: