quarta-feira, 10 de abril de 2013

"QUE ELE ME BEIJE COM BEIJOS DE SUA BOCA"


Os Padres, considerando essas palavras do Cântico dos Cânticos que a Esposa dirige ao Esposo: "Que ele me beije com beijos de sua boca" (Ct 1,1), dizem que este beijo tão ardentemente desejado, na verdade, representa a execução do mistério da Encarnação de Nosso Senhor, beijo tão esperado e desejado durante longuíssima série de anos por todas as almas que merecem o nome de amantes.

Enfim, aquele beijo, longamente recusado e retardado, foi concedido a esta Amante sagrada, Nossa Senhora, a qual merece o nome de Esposa e Amante, por excelência, acima de todas as outras. Beijo dado por seu Esposo celestial no dia da Anunciação, que hoje celebramos, no mesmo momento em que ela, amorosamente, suspirou: "Que ele me beije com beijos de sua boca!" Foi então que a divina união do Verbo eterno, de Deus com a natureza humana, representado por esse beijo sobreveio nas sagradas entranhas da gloriosa Virgem.

Vede, cheia de graça, como esta divina Amante expressa delicadamente seu amor: “Que ele me beije” significa: Que este Verbo que é a Palavra do Pai, saindo da sua boca, venha se juntar a mim por intercessão do Espírito Santo, que é o suspiro eterno do amor do Pai para seu Filho e, reciprocamente, do Filho para o Pai.

Mas quando é que o divino beijo foi dado a esta Esposa incomparável?

No exato momento em que ela respondeu ao anjo com as palavras tão ansiadas: “Faça-se em mim, segundo a tua palavra”. Ó consentimento digno de grande júbilo para os homens, visto que este é o início de sua felicidade eterna.    
       



São Francisco de Sales,
sermão de 25 de Março de 1621 para a Anunciação

Nenhum comentário: