terça-feira, 2 de abril de 2013

LITURGIA DIÁRIA - JESUS APARECE A MARIA MADALENA.


Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 2, 36-41

OITAVA DA PÁSCOA
(branco, glória, prafácio da Páscoa I - ofício próprio)

Leitura dos Atos dos Apóstolos - No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com a maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo. 37Ao ouvirem essas coisas, ficaram compungidos no íntimo do coração e indagaram de Pedro e dos demais apóstolos: Que devemos fazer, irmãos? 38Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus. 40Ainda com muitas outras palavras exortava-os, dizendo: Salvai-vos do meio dessa geração perversa! 41E os que receberam a sua palavra, foram batizados; e ficaram agregadas naquele dia cerca de três mil pessoas. - Palavra do Senhor.





Salmo Responsorial(32)


REFRÃO: Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

1.
Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça. -R.

2. 
Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria. -R.

3. 
No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! -R.



Evangelho: João 20, 11-18


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 11Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro. 12Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. 14Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu. 15Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem procuras? Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar. 16Disse-lhe Jesus: Maria! Voltando-se ela, exclamou em hebraico: Rabôni! (que quer dizer Mestre). 17Disse-lhe Jesus: Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. 18Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado. - Palavra da salvação.



Homilia - Pe Bantu


A figura de Maria Madalena tem ao longo dos séculos, alimentado algumas histórias e lendas, sobre uma pretensa relação amorosa com Jesus. Não é necessário, fixarmo-nos em especulações, sobre um relacionamento diferente entre os dois.
É bem natural, que sendo Maria Madalena uma pessoa afectuosa, nas suas relações com o Mestre, manifestasse o carinho que sentia por Ele. Quando amamos, fazêmo-lo com tudo o que somos e temos.

O importante a ressaltar da figura de Maria Madalena, é o da mulher/discípula, que aderiu de forma radical à proposta libertadora de Jesus, e isso mudou para sempre, a sua vida. Vemos em Maria Madalena, o símbolo de tantas mulheres, que ao longo da história assumiram a sua quota parte de transformação do mundo. Libertaram-se, e foram agentes de mudança, de esquemas opressores de poder, negativamente entendido.

Concretamente, neste trecho do evangelho de João, vêmo-la desanimada com a morte do seu Senhor, e, como depois de o reconhecer vivo, corre a manifestar isso aos outros.
Para mim, hoje a história de Maria de Mágdala me recorda uma verdade fundamental: discípulo de Cristo é quem, na experiência da debilidade humana, teve a humildade de pedir-lhe ajuda, foi curada por Ele, e lhe seguiu de perto, convertendo-se em testemunha do poder de seu amor misericordioso, que é mais forte que o pecado.

Maria, em lágrimas, inclina-se e olha para dentro do túmulo. Ela já tinha, todavia constatado que estava vazio, e tinha anunciado o desaparecimento do Senhor. Porque se inclina então ainda? Porque quer ver de novo? Porque o amor não se contenta com um único olhar; o amor é uma conquista sempre mais ardente. Ela já O procurou, mas em vão; obstina-se e acaba por descobrir.
Ainda hoje, o coração de muitos cristãos, reconhece o Senhor vivo, e exlama como Maria Madalena: Raboni! Portanto, saíamos em disparada como fez Maria Madalena a anunciar a todos: “Eu vi o Senhor!” E você: já viu o Senhor? – Relembre a sua experiência! – Você já correu para contá-la a alguém? Jesus envia hoje você para proclama-l’O a todos os homens e mulheres que Ele está Vivo e Ressuscitado. Sejas Seu testemunho e grite bem alto: EU VI O SENHOR.


Nenhum comentário: