terça-feira, 16 de abril de 2013

LITURGIA DIÁRIA - O PÃO QUE DESCE DO CÉU.


Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 7, 51; 8, 1

III SEMANA DA PÁSCOA
(branco - ofício do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 51Homens de dura cerviz, e de corações e ouvidos incircuncisos! Vós sempre resistis ao Espírito Santo. Como procederam os vossos pais, assim procedeis vós também! 1Naquele dia começou uma grande perseguição contra a igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judéia e da Samaria. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(30)

REFRÃO: Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

1.
 Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me! -R.

2.
 Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Quanto a mim, é ao Senhor que me confio, vosso amor me faz saltar de alegria. -R.

3. 
Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvai-me pela vossa compaixão! Na proteção de vossa face os defendeis bem longe das intrigas dos mortais. -R.
Evangelho: João 6, 30-35


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 30Perguntaram eles: Que milagre fazes tu, para que o vejamos e creiamos em ti? Qual é a tua obra? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, segundo o que está escrito: Deu-lhes de comer o pão vindo do céu (Sl 77,24). 32Jesus respondeu-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu; 33porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo. 34Disseram-lhe: Senhor, dá-nos sempre deste pão! 35Jesus replicou: Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. - Palavra da salvação.


 Homilia - Pe Bantu

No texto de ontem João terminava com a resposta de Jesus: Deus quer que vocês creiam naquele que ele enviou! Apesar do milagre da multiplicação dos pães e de tantos outros sinais ainda assim o povo o interroga: Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer no senhor? O que é que o senhor pode fazer? Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Escrituras Sagradas: "Do céu ele deu pão para eles comerem." Ante esta atitude chegamos a conclusão de que mesmo pedindo a Jesus pão do Céu, a multidão não desejava mais que pão terreno para esta vida e para fomes daqui. 

Não será muitas vezes a nossa atitude diante de Jesus? Quando vamos à missa, quando rezamos em no grupo de oração, em casa, na adoração, no terço o que pedimos à Deus por meio de Jesus? Pão do céu ou terreno?
Quando o Senhor nos chama a fazer qualquer coisa de grande novidade, nasce sempre em nós alguma resistência, desviando a nossa atenção para não assumirmos o risco que isso implica. E então resmungamos, reclamamos e pedimos que ele dê provas da sua ação na nossa vida: Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer no senhor? O que é que o senhor pode fazer?
 
Mas, Jesus não se assusta diante disso, conduz-nos pacientemente a colher e a gostar da beleza e do “pouco” que Ele sempre nos oferece. É como se dissesse: é verdade que Moisés recebeu grandes dons, mas aquilo que o Pai vos quer dar agora, em Mim, é infinitamente maior. Trata-se do pão que Deus dá. Do pão que desce do céu e dá vida ao mundo.

Jesus revela em nós o desejo interior de recebermos o seu dom, ainda que não compreendamos o fim e a profundidade do seu conteúdo e das suas implicações. É o que acontece na Eucaristia: se nos aproximamos dela para nosso alimento, não é porque a compreendamos totalmente, mas só porque o Senhor nos fez descobrir que nela Ele nos dá o seu amor.

Ele próprio diz: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede é o pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo.
Meu irmão minha irmã apesar de a minha e a tua vida estar sujeita a tantas fomes e misérias, apesar de muita gente não quer ouvir falar de vida melhor para além desta. Eu, te convido a pedir ao Senhor não o pão deste mundo, mas o que desceu do céu e sobretudo a dizer como o salmista: em vossas mãos, Senhor, entrego a minha vida» aqui, em troca dessa.

Nenhum comentário: