quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A EQUAÇÃO DAS ATITUDES.

A fórmula que precisávamos para reordenar sentimentos e reações.


casal brigando, discutindo

Quantas e quantas vezes nos deparamos com sentimentos que não gostaríamos ter? Raiva, ira, angústia, tristeza, ansiosidade, pânico, medo, preocupação, até mesmo paixão (pela pessoa errada…) e por aí vai… Fazemos um esforço sobre-humano para modificá-los e o que acontece na maioria das vezes? Nada… infelizmente quero lhe revelar algo que não é nenhum segredo: “Ninguém pode mudar um sentimento!”

Sei que é triste reconhecer isso, mas é verdade; porém descobri uma fórmula na Escola da Matemática da Vida que pode transformar o sonho de ter bons sentimentos em realidade. Essa fórmula se chama: “Equação das atitudes” e a aula já vai começar.



A psicologia cognitiva afirma que nenhum Sentimento (S) surge sem que antes não tivesse surgido um “pensamento”. Então, pare com aquela história de acordar e dizer: “nossa hoje eu acordei tão mal…” daí alguém pergunta: “por que”? E você responde: “não sei…” Quero lhe dizer que a sua resposta está… “ERRADA”! Na verdade o que você até poderia responder é “ainda não sei”. Este “ainda” faz toda diferença, porque este sentimento que você chama de “não estar bem” não é “fruto do acaso” vou lhe mostrar porque.

Não dá pra continuar sendo vítima de sentimentos desordenados, chegou a hora de saber de onde eles vêem, afinal de contas para se defender de algo… preciso saber de onde vem!

Pois bem, este sentimento ruim só foi sentido por você, porque antes dele existiu um Pensamento (P).

Para ter se sentido “mal” ao acordar (sentir mal aqui se relaciona com um estado emocional ou psíquicos, não físico, como uma doença, etc.) você teve necessariamente pensamentos do tipo: “nossa hoje vou encontrar aquele chefe…” ou “tenho muitas contas pra pagar e não tenho dinheiro” ou “ninguém me ama, sou uma pessoa infeliz…” entendeu? Você sempre vai pensar algo antes de sentir… é fácil.

Esses pensamentos costumam ser bem velozes, é por isso que a psicologia cognitiva os chama de “pensamentos automáticos”, mas não só no sentido que eles são rápidos, mas automático aqui também significa: indisciplinado, desordenado, descontrolado, quase como que tivessem vida própria. Por isso eles precisam de um “controle” ou de uma reeducação… daqui a pouco vou te ensinar a fazer isso.

Vamos devagar… relembrando a primeira parte: Primeiro surge um pensamento (P) e só depois surge um Sentimento (S). Com isso concluímos que todos os sentimentos que você sente (raiva, ira, medo, pânico, alegria, paz, etc.) surgem porque antes deles surgiram pensamentos que provocaram cada um desses sentimentos, certo?

Você lembra o que acontece depois que você tem um sentimento ruim? Imaginando o mesmo exemplo que coloquei a cima… você acordou e não se sente bem (isto é um sentimento), então você não quer “sair de

sem fomecasa”, ou “chora”, pode “perder o apetite”, fica com a “cara amarrada” etc… em outras palavras, o que surge depois dos sentimentos são as Reações (R).

Sinto muito lhe informar, mas essas reações são incontroláveis. É um processo psíquico-biológico, você foi feito para ter reações a partir dos sentimentos que tem. Mesmo que existam milhares de formas de “reagir”, e não importam se são exteriores ou interiores, aparentes ou ocultas.

Vamos descobrir como surgem os pensamentos? Os pensamentos surgem a partir das experiências positivas ou negativas que vivemos e registramos na nossa mente; a partir delas construímos os nossos pensamentos. Vou dar alguns exemplos… porque hoje você não coloca o dedo na tomada? Você não coloca o dedo na tomada por pelo menos um desses três motivos: primeiro porque você levou pelo menos um choque, segundo porque você viu alguém levando um choque ou terceiro porque alguém te disse que tomada da choque…

Estou lhe mostrando que sempre existe um “Fato” (F), que faz com que criemos um juízo de valor (pensamento) sobre aquela experiência, coisa, pessoa e etc. seja ela positiva ou negativa.

Agora a “Equação das Atitudes” está completa: primeiro surge um FATO (F), depois um PENSAMENTO (P), depois um SENTIMENTO (S) e no fim uma REAÇÃO (R). Veja no quadro a baixo como ficou:

quadro negro (equação das atitudes)

Lembra que no início do texto disse que não poderíamos mudar um sentimento, mas que eu tinha descoberto uma fórmula para transformar esse sonho em realidade? Chegou a hora de te mostrar como se faz isso.

Quando sente-se mal e tem qualquer sentimento negativo, você deve parar e pensar… preste atenção na palavra que estou usando “pensar”, o primeiro passo é pensar exatamente porque não adianta tentar mudar os sentimentos é como “dar murro em ponta de faca”, você só se machuca…Os sentimentos serão mudados quando os pensamentos forem mudados.

Então pense… quais pensamentos provocaram esse sentimento?

Por exemplo, se está sentindo-se sozinha (o), pense “por que me sinto sozinha”? Se sente tristeza, pense “por que estou triste? Se sente raiva de alguém e está profundamente decepcionada (o), pense “por que me sinto assim”?

Quase sempre a pergunta por que? Vai levar a descoberta do “X” da questão. Encontrando o “X” da questão talvez você descubra fatos e pensamentos bem amargos, por exemplo: “me sinto sozinha (o) porque ninguém me quer”, “porque ele (a) me traiu”, “por que não sou amado (a) como sempre quis”, “estou triste porque tenho muitos problemas”, “minha tristeza é porque perdi meu filho (a) (pai, etc.)”…

mulher pensandoJesus um dia disse: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (Jo 8, 32), agora lhe pergunto: será que seu pensamento… que é a sua verdade sobre o fato, é mesmo a “Verdade de Deus”? O Fato, você nunca poderá mudar mesmo, mas o que você pensa sobre ele sim, e é a partir daí que sentimentos e reações serão reordenados.

Uma vez descoberto seu pensamento, chegou a hora de questiona-lo e reeducá-lo a partir de um “Outro Pensamento“:

Será mesmo que você está sozinha (o)? Jesus não disse “Eu estarei sempre convosco” (Mt 28,20)? A presença d’Ele não é suficiente pra te fazer feliz? Se ninguém quer você será mesmo que é porque existe uma maldição sobre você ou será que é porque Ele (Deus) está preparando a pessoa certa para estar ao seu lado? Você está triste porque perdeu um ente querido? Será que Jesus também não perdeu parentes importantes, como nos ensina a tradição (a morte de São José aconteceu antes da crucificação), e a esperança do reencontro (cf I Ts 4,13)?

A Palavra de Deus é esse “Outro Pensamento” o pensamento da Verdade que nos liberta… quanto mais essa Palavra estiver dentro de você, ou seja, em seus pensamentos, mais sentimentos e reações de uma pessoa verdadeiramente feliz e liberta farão parte da sua vida.

Concluindo a aula: São Paulo disse que “tínhamos os pensamentos de


Cristo” (I Cor 2, 16) exatamente porque isto significa conversão, mudança de mentalidade, significa libertação dos meus pensamentos errados e desordenados, assim a verdadeira cura interior acontece… passamos a ter ”os sentimentos de Cristo” (Fl 2,5).

Lembra que na escola tínhamos os problemas matemáticos para serem resolvidos? E que para resolve-los você precisava usar a fórmula certa? Pois bem a partir de agora você já não tem mais desculpa para não resolver os problemas da “matemática da vida”, basta usar está fórmula: “Equação das atitudes”. Espero que tire nota 10!



Deus abençoe





Pe. Sóstenes Vieira

Nenhum comentário: