terça-feira, 16 de outubro de 2012

LITURGIA DIÁRIA - JESUS, OS FARISEUS E O MESTRE DA LEI


Primeira Leitura: Gálatas 5, 1-6

XXVIII SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia)

Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas - Irmãos, 1É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão. 2Eis que eu, Paulo, vos declaro: se vos circuncidardes, de nada vos servirá Cristo. 3E atesto novamente, a todo homem que se circuncidar: ele está obrigado a observar toda a lei. 4Já estais separados de Cristo, vós que procurais a justificação pela lei. Decaístes da graça. 5Quanto a nós, é espiritualmente, da fé, que aguardamos a justiça esperada. 6Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas sim a fé que opera pela caridade. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(118)

REFRÃO: Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!

1. Senhor, que desça sobre mim a vossa graça / e a vossa salvação que prometestes! -R.
2. Não retireis vossa verdade de meus lábios, / pois eu confio em vossos justos julgamentos! -R.
3. Cumprirei constantemente a vossa lei;  / para sempre, eternamente a cumprirei! -R.

4-
É amplo e agradável meu caminho, / porque busco e pesquiso as vossas ordens. -R.
5. Muito me alegro com os vossos mandamentos, /
que eu amo, amo tanto, mais que tudo! -R.
6. Elevarei as minhas mãos para louvar-vos / e com prazer meditarei vossa vontade. -R.



Evangelho: Lucas 11, 37-41


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 37Enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa. 38Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer. 39Disse-lhe o Senhor: Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade! 40Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo? 41Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia - Pe Batu

Os evangelistas com frequência usam um estilo literário resumido e próprio para exprimir as ações e as mensagens de Jesus. Lucas é o único evangelista a mencionar refeições de Jesus na casa de fariseus. Nesta narrativa de hoje, por ocasião do jantar de Jesus, temos uma introdução a uma série de advertências à doutrina dos fariseus, com sucessivos "ais", que se seguirão.
O que deflagra as sucessivas advertências de Jesus é a crítica que fazem sobre sua inobservância em relação à purificação ritual dos pratos e talheres antes da refeição. Jesus em sua réplica transfere esta questão particular para a questão mais ampla da própria religião dos fariseus: preocupam-se com a pureza externa, que fica nas aparências, mas não são zelosos no essencial que é o interior da pessoa, suas intenções e desejos. Está em foco não cada fariseu individualmente, mas sua própria religião.

A impureza interior dos fariseus consiste na avareza e cobiça, que leva à prática do roubo e maldades. Em sua experiência religiosa, preocupavam-se apenas com minúcias e aparências, ignorando a justiça e o amor de Deus, que são essenciais. Chega-se à verdadeira religião pela pureza interior, que consiste em abandonar a avareza e a cobiça, doando-se e partilhando com os empobrecidos e excluídos.
A partir deste texto chegamos à conclusão de que a Deus não interessa as purificações externas rituais. Estas foram criadas para dar boa consciência aos líderes religiosos. O que agrada a Deus é um coração puro, libertado das ambições e maldades, que transborda em atos concretos de amor aos irmãos. A última frase é de difícil interpretação. Mas percebe-se seu sentido. É a prática da partilha, ou seja, da esmola que leva à pureza de todo seu ser.
Por isso, comigo e juntos dirijamos ao Pai do Céu a nossa oração: Ó Pai purifica de todo pecado e egoísmo o mais íntimo de meu ser, pois eles me tornam incapazes de viver em comunhão contigo e com o meu semelhante.

Nenhum comentário: