terça-feira, 16 de outubro de 2012

EXEMPLOS DE ATUAÇÃO DOS SANTOS ANJOS NA VIDA DOS SANTOS

Castelo do Santo Anjo – Roma


 

No ano 59 d.c., após uma grande inundação, rebentou em Roma a peste, que arrebatou também o Papa Pelágio II. São Gregório Magno, que lhe sucedeu, ordenou que, durante três dias seguidos, se fizesse uma procissão, a fim de obter o auxílio de Deus.
Quando, ao terceiro dia, a procissão chegou defronte do mausoléu de Adriano, foi visto em cima desse monumento um anjo, que repunha a espada na bainha. A alegria de todos por aquela aparição foi indescritível, pois compreendeu-se que o flagelo desapareceria. Efetivamente desde aquele dia não se deu mais nenhum caso de peste.
Em recordação deste acontecimento, recebeu o forte de Adriano o nome de Castelo do Santo Anjo, e no cimo dele foi colocada uma estátua dourada, representando um Anjo repondo a espada na bainha. Mais tarde estendeu-se esta procissão a toda a cristandade e foi fixada para o dia 25 de abril; é também conhecida pelo nome de “Ladainha de S. Marcos”, porque a festa de S. Marcos cai precisamente a 25 de abril.
 
Santa Cristina, mártir, e o seu Anjo da Guarda
 Santa  Cristina, virgem e mártir, depois de ter sofrido muitos tormentos por não querer adorar os ídolos, foi lançada a um lago com uma pedra ao pescoço; mas o seu Anjo da Guarda transportou-a sã e salva para a margem. Foi encerrada num
forno ardente e aí deixada durante cinco dias; o anjo apagou as chamas, para que saísse ilesa. Foi descida aonde havia serpentes e víboras venenosas, e o seu anjo impediu que aqueles répteis peçonhentos lhe fizessem mal.

Santa Inês defendida pelo seu Anjo.
 Santa Inês, por se ter consagrado a Deus, foi ameaçada de morte pelo Prefeito de Roma, mas Inês respondeu-lhe que não tinha medo, porque tinha consigo um Anjo, que era um dos inúmeros ministros do seu esposo Jesus, pronto a defendê-la com um zelo maravilhoso. Foi levada a um lugar perverso, para a induzirem a ofender a Deus, mas encontrou lá um Anjo da Guarda, pelo qual foi defendida.

 Santa Francisca e o Anjo da Guarda.
Santa Francisca Romana gozava da companhia do seu Anjo da Guarda, que se mostrava visivelmente sob as formas dum graciosíssimo menino, com os braços cruzados no peito e os olhos erguidos para o céu. Defendia-a dos demônios quando a assaltavam e, ocultando-se da sua vista, advertia-a quando ela caía em alguma falta.
 
 
 
 

 Fonte: Manual do Catequista – Pe. Giuseppe Perardi – 5ª. Edição – Lisboa – 1958

Nenhum comentário: