domingo, 17 de março de 2024

5º Domingo da Quaresma - Aproxima-se a "Hora"

 SE MORRE, PRODUZ MUITO FRUTO… (Jo 12,24-26) – Texto de Antônio Carlos  Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança | amigoespiritual

Fazei justiça, ó Deus, e defendei-me contra a gente impiedosa; do homem perverso e mentiroso libertai-me, ó Senhor! Sois vós o meu Deus e meu refúgio (Sl 42,1s).

Atraídos pelo amor de Deus, com fé nos dirigimos ao seu encontro. À semelhança do grão de trigo que morre para nascer e produzir frutos, somos convidados a entender que seguir a Cristo significa comungar da sua vida e do seu destino, doando-nos em favor dos outros. Glorifiquemos o Senhor, que deseja criar em nós um coração vibrante e puro.

Primeira Leitura: Jeremias 31,31-34

Leitura do livro do profeta Jeremias 31“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; 32não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles a violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor. 33Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, diz o Senhor: imprimirei minha lei em suas entranhas e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo. 34Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade e não mais lembrarei o seu pecado.” – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 50(51)

Criai em mim um coração que seja puro.

1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão de vosso amor, purificai-me! / Lavai-me todo inteiro do pecado / e apagai completamente a minha culpa! – R.

2. Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo um espírito decidido. / Ó Senhor, não me afasteis de vossa face / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! – R.

3. Dai-me de novo a alegria de ser salvo / e confirmai-me com espírito generoso! / Ensinarei vosso caminho aos pecadores, / e para vós se voltarão os transviados. – R.

Segunda Leitura: Hebreus 5,7-9

Leitura da carta aos Hebreus 7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. – Palavra do Senhor.

Evangelho: João 12,20-33

Glória a vós, ó Cristo, Verbo de Deus.

Se alguém me quer servir, que venha atrás de mim; / e onde eu estiver, ali estará meu servo (Jo 12,26). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”. 22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora, sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora’? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!” Então, veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!” 29A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. 30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer. – Palavra da salvação.

Reflexão

As leituras deste domingo estão cheias de expectativas. “Eis que virão dias”, diz o profeta Jeremias na primeira leitura. “Chegou a hora”, diz Jesus no Evangelho. A Nova Aliança que Deus prometeu a Jeremias se cumpre na “hora” de Jesus: em sua morte, ressurreição e ascensão à direita do Pai.

Os profetas predisseram que, com esta Nova Aliança, as tribos exiladas de Israel retornariam de todos os cantos da terra (v. Jr 31,1.3.4.7.8). Jesus também profetizou que sua Paixão reuniria os filhos dispersos de Deus (Jo 11,52). No entanto, no Evangelho deste domingo, Jesus promete que ele irá atrair para Si não só os israelitas, mas todos os homens e mulheres (Jo 12, 32).

A Nova Aliança é muito mais do que uma reivindicação política ou nacional. Como cantamos no salmo, é uma restauração espiritual universal. Na “hora” de Jesus, os pecadores de todas as nações podem retornar ao Pai e serem lavados de sua culpa, recebendo corações novos para amá-Lo e servi-Lo.

Jesus, ao dizer que será “levantado”, não se refere apenas à sua crucifixão já próxima (Jn 3,14-15). Isaías usa a mesma expressão para descrever como o Messias, depois de sofrer pelos pecados de Israel, seria levantado e grandemente exaltado (Is 52,2). Noutra parte, o termo se refere a como os reis seriam elevados acima de seus súditos (v. 1Mac 8,13).

Jesus, durante sua agonia, não rezou para ser salvo. Em vez disso, como lemos na epístola deste domingo, Ele se ofereceu ao Pai, na cruz, como uma súplica viva. Por isto, Deus lhe deu poder sobre o céu e a terra (Atos 2,33; Fl 2,9).

Aonde Ele foi, podemos segui-Lo, se nos deixamos guiar por Ele. Seguir Jesus significa odiar o pecado e o egoísmo presentes em nossa vida. Significa confiar na vontade do Pai: na lei que Ele escreveu em nossos corações.

A “hora” de Jesus continua na Eucaristia, onde unimos nossos sacrifícios ao Seu, entregando nossas vidas a Deus como um ato de reverência e obediência, confiando que Ele nos elevará para que possamos dar frutos de santidade.

 

https://stpaulcenter.com/se-acerca-la-hora-scott-hahn-reflexiona-sobre-el-5o-domingo-de-cuaresma/

https://stpaulcenter.com/the-hour-comes-scott-hahn-reflects-on-the-fifth-sunday-of-lent/

 

Nenhum comentário: