sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Liturgia Diária - Renuncie a si mesmo.

 Evangelho de hoje (Mt 16,24-28) - Egídio Serpa | Egídio Serpa ...

1a Leitura - Naum 2,1.3;3,1-3.6-7
Leitura da Profecia de Naum.

2 1 Eis que vem sobre as montanhas um mensageiro de boa nova, alguém que anuncia a felicidade. Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre teus votos! Porque o ímpio não passará mais por tua terra; está completamente aniquilado.
2 Um destruidor avança contra ti: guarda a fortaleza vigia o caminho, fortifica os teus rins, reúne todo o teu vigor,
3 porque o Senhor restaura o esplendor de Jacó, assim como o esplendor de Israel, depois que os saqueadores despojaram e destruíram seus sarmentos.
3 1 Ai da cidade sanguinária, cheia de fraude e de violência, e que não põe termo à sua rapinagem!
2 Ruído de chicote! Estrondo de rodas! cavalos a relinchar, carros a dançar,
3 cavaleiros à brida, espadas que reluzem, lanças que cintilam, multidão de feridos, mortos em massa, cadáveres sem número, nos quais se tropeça.
6 Vou cobrir-te de imundícies para te aviltar, e te exporei como espetáculo.
7 Todos os que te virem fugirão para longe de ti, dizendo: Nínive está arruinada! Quem se apiedará de ti? Aonde te irei buscar consoladores?
Palavra do Senhor.

Salmo - Dt 32

Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

Já vem o dia em que serão arruinados
E o seu destino se apressa em chegar.
Porque o Senhor fará justiça ao seu povo
E salvará todos aqueles que o servem.

Saibam todos que eu sou, somente eu,
E não existe outro Deus além de mim:
Quem mata e faz viver sou eu somente,
Sou eu que firo e eu que torno a curar.

Se eu afiar a minha espada reluzente
E com as minhas próprias mãos fizer justiça,
Dos adversários todos hei de me vingar
E vou retribuir aos que odeiam.

Evangelho - Mateus 16,24-28
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
16 24 Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.
25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á.
26 Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?
27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras.
28 Em verdade vos declaro: muitos destes que aqui estão não verão a morte, sem que tenham visto o Filho do Homem voltar na majestade de seu Reino".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

O que significa renunciar a si mesmo para seguir Jesus?   Significa largar tudo o que  nos impede de ser bons cristãos:  O egoísmo, a  falta de caridade, o ódio, a maledicência,  a preguiça,  etc.

Quem  não  for capaz de  deixar de lado o seu conforto num domingo de chuva fria para ir à missa, não  é daqueles ou daquelas que renuncia a si mesmo  por amor a  Deus.  Quem não for capaz de  deixar tudo e  ir socorrer a um irmão  ou irmã que sofreu um acidente, não digno de Cristo.  Quem não for capaz de  repartir o seu alimento com um faminto, não  é seguidor de Jesus Cristo.

Nós gostamos muito do conforto,  do prazer,  da paz,  porém não pensamos  no sofrimento daqueles e daquelas que nada tem para sobreviver. Jesus nos disse para  que tomemos a nossa cruz e o sigamos.  Nós temos medo da cruz, temos pavor do  pior que nos pode acontecer nesta caminhada terrestre.  Não gostamos de sacrifícios, nem de  fazer muito esforço.  E foi por isso que  inventamos o controle remoto,  o  entregador de pizza, e  tantas outras maravilhas da tecnologia,  para que não  tenhamos de nos esforçar muito durante  a  nossa caminhada.  Só que tudo isso vai  nos atrofiando, não só o corpo como a  nossa alma, a nossa  prática da fé, pois rezar  dá muito trabalho para algumas pessoas...

Quando Jesus diz: Do que adianta  alguém ganhar o mundo inteiro e perder a própria vida,  Ele se refere à vida eterna.  Jesus está falando daqueles e daquelas que acumulam bens materiais por todos os lados, sem se importar com a fome dos miseráveis.  Eles têm tudo nesta vida, porém,  não fizeram nada para merecer a  próxima etapa da sua existência. Eles  ganharam muito nesta vida, porém, perderam  a glória eterna.

Felizes serão aqueles e aquelas que farão investimentos no Reino dos Céus. Jesus  disse:  Quem dá um na Terra receberá 100 no Céu.   Pense nisso quando for abordado por um mendigo!   Quando um maltrapilho, e mal cheiroso  se aproximar de você com a  sua mão suja estendida...  

Queridos irmãos. Tomemos cuidado com a nossa vida terrena de egoísmo, pois Jesus nos avisa neste Evangelho que na volta do Filho de Deus, Ele vai retribuir a cada um de nós segundo  a nossa conduta.

Jesus nos aconselha a não medirmos esforços  para fazer a vontade do Pai. Ele não enganou os seus discípulos quanto ao que eles iriam enfrentar na sua missão.  Vamos deixar de lado esta tendência de  optar sempre pela lei do mínimo esforço, e  seguir  a Jesus sem reservas, sem  medo e sem preguiça! Façamos pois,  a vontade do Pai, e assim estaremos preparando a  segunda  fase  da nossa existência,  a vida eterna.

 

  José Salviano

Nenhum comentário: