domingo, 16 de agosto de 2020

20º Domingo do Tempo Comum - Solenidade da Assunção de Assunção de Nossa Senhora.

A VISITA DE MARIA A ISABEL – ALEGRIA NO ESPÍRITO! (Lc 1,39-56 ...

1a Leitura - Apocalipse 11,19;12,1.3-6.10 

Leitura do livro do Apocalipse.

11 19 Abriu-se o templo de Deus no céu e apareceu, no seu templo, a arca do seu testamento. Houve relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e forte saraiva.
12 1 Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.
3 Depois apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão vermelho, com sete cabeças e dez chifres, e nas cabeças sete coroas.
4 Varria com sua cauda uma terça parte das estrelas do céu, e as atirou à terra. Esse Dragão deteve-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de que, quando ela desse à luz, lhe devorasse o filho.
5 Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.
6 A Mulher fugiu então para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um retiro para aí ser sustentada por mil duzentos e sessenta dias.
10 Eu ouvi no céu uma voz forte que dizia: Agora chegou a salvação, o poder e a realeza de nosso Deus, assim como a autoridade de seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava, dia e noite, diante do nosso Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 44/45

À vossa direita se encontra a rainha
com veste esplendente de ouro de Ofir.
 
As filhas de reis vêm ao vosso encontro,
e à vossa direita se encontra a rainha
com veste esplendente de ouro de Ofir.
 
Escutai, minha filha, olhai, ouvi, isto:
“Esquecei vosso povo e a casa paterna!
Que o rei se encante com vossa beleza!
Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
 
Entre cantos de festa e com grande alegria,
ingressam, então, no palácio real”.


2a Leitura - 1 Coríntios 15,20-27
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 15 20 Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que morreram!
21 Com efeito, se por um homem veio a morte, por um homem vem a ressurreição dos mortos.
22 Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão.
23 Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda.
24 Depois, virá o fim, quando entregar o Reino a Deus, ao Pai, depois de haver destruído todo principado, toda potestade e toda dominação.
25 Porque é necessário que ele reine, até que ponha todos os inimigos debaixo de seus pés.
26 O último inimigo a derrotar será a morte, porque Deus sujeitou tudo debaixo dos seus pés.
27 Mas, quando ele disser que tudo lhe está sujeito, claro é que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 1,39-56

Aleluia, aleluia, aleluia.

Maria é elevada ao céu, alegram-se os coros dos anjos.

 
Nossa Senhora Da Assuncao

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
1 39 Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.
40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
41 Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42 E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
43 Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
44 Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.
45 Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”
46 E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor,
47 meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
48 porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
49 porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
50 Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
51 Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.
52 Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.
53 Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.
54 Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,
55 conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.
56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Neste Domingo, a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora!
“O dogma da Assunção e da Imaculada Conceição de Maria, estão intimamente ligados, ambos proclamam a santidade de Maria.”
É importante não confundirmos Assunção com Ascensão. Assunção e Ascensão são palavras bem parecidas, mas de significados bem diferentes, a ascensão é de Jesus, significa que Ele, por ser o próprio Deus, subiu ao céu pelo o seu próprio poder, não foi levado. Já, a Assunção, é de Nossa Senhora, é um dos dogmas Mariano mais importante, significa que ela foi levada por Deus ao céu, não subindo por si própria.  
A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, apresenta-nos Maria como modelo de vida cristã. Nossa vida, se pautada no seu exemplo, com certeza, será uma vida fecunda!
Maria, assim que ficou sabendo que estava grávida de Jesus, ficou sabendo também, da gravidez de Isabel. A partir de então, ela não pensa em si própria, pensa em Isabel, que por ser uma mulher de idade avançada com certeza, necessitaria de maiores cuidados durante a gravidez. Movida pelo o amor ao próximo, ela, que se fez serva de Deus a partir do anuncio do Anjo,  pôs-se à caminho, indo ao auxílio de Isabel.
 
Com este gesto abnegado, Maria nos dá um grande exemplo de solidariedade, mostrando-nos que o amor é muito mais do que sentimento, mais do que palavras bonitas, o amor é gesto concreto, é decisão de ir ao encontro do outro, de inteirar-se de suas necessidades para poder ajudá-lo. Foi subindo montanhas, carregando Jesus em seu ventre, que  Maria se fez a primeira  missionária do Pai levando seu Filho ao outro..

A narrativa nos fala ainda, de dois encontros que ficaram marcados em toda história, o encontro de duas mulheres, que pela a graça de Deus se fizeram mãe fora da normalidade: Maria, uma virgem sem ter unido a um homem e Isabel uma anciã.  

No encontro destas duas mulheres, que nos mostram que para Deus nada é impossível, acontece também, o encontro invisível mas sentido, de duas crianças que estavam sendo geradas no ventre destas duas mulheres distintas. No ventre da jovenzinha de Nazaré, estava sendo gerado Jesus, o Filho de Deus que haveria de nos salvar e no ventre antes estéril da anciã Isabel, João Batista, aquele  que seria o maior profeta nascido de mulher, segundo o próprio Jesus veio Afirmar. Lc7,28

 

"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre. (Lc1, 41." "Bem aventurada àquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor prometeu,”

Ao ouvir estas palavras de Isabel, Maria, disse: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva..." Este, é o canto do MAGNIFICAT, neste canto, Maria expressa de modo transbordante, a sua gratidão pela a imensidão de maravilhas que Deus realizou em sua vida! Realizações, que ela reconhecia não serem somente em seu favor, mas em favor de todos, uma vez que, pelo o Filho que ela carregava no ventre, a salvação chegaria à humanidade!

O canto do MAGNIFICAT é um canto de gratidão e de humildade, neste canto, Maria reconhece o poder e  a majestade do Senhor e se submete humildemente à sua vontade, proclamando-se bem aventurada!

 

Com Maria, aprendemos que a humildade nos aproxima da perfeição e que ao dizermos "sim" a Deus, Ele nos transforma em “grandes” mesmo dentro da nossa pequenez!

Podemos também, assim como Maria, louvar a Deus dizendo: A minha alma engrandece o Senhor, porque Ele olhou para a humildade de seu servo ( a)

“O Todo Poderoso fez grandes coisas em meu favor...”

Ao se entregar inteiramente a serviço de Deus, Maria teve participação fundamental na história da salvação, enfrentando todos os desafios desde a concepção de Jesus, até a sua morte de cruz. E mesmo com o coração transpassado de dor, ela manteve-se de pé aos pés da cruz.

O papel desempenhado por Maria na encarnação e na morte de Jesus, nos deixa um grande exemplo, exemplo, de mulher forte, de alguém que ama, que não se deixa abater diante o sofrimento, porque confia no poder e na misericórdia de Deus.

Com o testemunho de Maria, aprendemos a sermos inteiros no amor, a dar passos ao encontro de Jesus indo ao encontro do outro...

Que nossos corações, sejam iluminados pela a luz da bondade  que iluminou o coração de Maria, a grande defensora dos pobres e oprimidos.

"Deus cativou Maria e ela se deixou cativar por Ele!" O "sim" de Maria possibilitou a entrada do Filho de Deus, no meu e no seu coração...



 Olivia Coutinho

Nenhum comentário: