sábado, 8 de agosto de 2020

Liturgia Diária - A fraqueza da nossa fé.

 Miracles of Jesus: Healing a boy possessed by a demon | Jesus ...
Primeira Leitura: Habacuc 1,12-2,4 
Leitura da profecia de Habacuc 
 12Acaso não existes desde o princípio, Senhor, meu Deus, meu santo, que não haverás de morrer? Senhor, puseste essa gente como instrumento de tua justiça; criaste-a, ó meu rochedo, para exercer punição. 13Teus olhos são puros para não veres o mal; não podes aceitar a visão da iniquidade. Por que, então, olhando para os malvados e vendo-os devorar o justo, ficas calado? 14Tratas os homens como os peixes do mar, como os répteis, que não têm dono. 15O pescador pega tudo com o anzol, puxa os peixes com a rede varredoura e recolhe-os na outra rede; com isso, alegra-se e faz a festa. 16Faz imolação por causa da sua malha, oferece incenso por causa da sua rede, porque com elas cresceu a captura de peixes e sua comida aumentou. 17Será por isso que ele sempre desembainhará a espada, para matar os povos sem dó nem piedade? 2,1Vou ocupar meu posto de guarda e estarei de atalaia, atento ao que me será dito e ao que será respondido à minha denúncia. 2Respondeu-me o Senhor, dizendo: “Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre tábuas, para que possa ser lida com facilidade. 3A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza e não tardará. 4Quem não é correto vai morrer, mas o justo viverá por sua fé”.  
 Palavra do Senhor.
 
Salmo Responsorial: 9A(9)

Vós nunca abandonais quem vos procura, ó Senhor.

1. Deus sentou-se para sempre no seu trono, / preparou o tribunal do julgamento; / julgará o mundo inteiro com justiça, / e as nações há de julgar com equidade. – R.

2. O Senhor é o refúgio do oprimido, / seu abrigo nos momentos de aflição. / Quem conhece o vosso nome em vós espera, / porque nunca abandonais quem vos procura. – R.

3. Cantai hinos ao Senhor Deus de Sião, / celebrai seus grandes feitos entre os povos! / Pois não esquece o clamor dos infelizes, / deles se lembra e pede conta do seu sangue. – R.

 Evangelho: Mateus 17,14-20

Aleluia, aleluia, aleluia.Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 14Naquele tempo, chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: 15“Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético e sofre ataques tão fortes, que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!” 17Jesus respondeu: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino”. 18Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora, o menino ficou curado. 19Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?” 20Jesus respondeu: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’, e ela irá. E nada vos será impossível”. 

Palavra da salvação.

 Reflexão

Muitas das graças que pedimos ao Pai nós não as alcançamos por causa da fraqueza da nossa fé.  Pedimos a Deus um milagre, uma solução para um problema vital que nos entristece, e não conseguimos nada.  E é por isso que muitos desanimam,  se viram contra Deus,  e nem vai mais a missa.

Jesus disse: Se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda, podereis ordenar a uma montanha. Vai daqui para lá, e ela irá... é claro que esta foi mais umas das várias afirmações extremas de Jesus. Com esta frase  Ele quis no dizer que se tivermos fé de verdade, poderemos conseguir de Deus,  tudo o que quisermos, desde que o que pedimos esteja de acordo com o Plano do Pai.

Tem muita gente por aí que pede, mais não acredita que poderá receber.

Deus concede a todos o dom da fé. Porém, para que tenhamos fé de verdade,  é necessário  uma resposta da nossa parte, ou seja,  é necessário que  busquemos conhecer  as escrituras, dando um enfoque mais forte no Novo Testamento,  rezar bastante,  participar da Eucaristia,  e praticar  a caridade, tudo como Jesus  nos ensinou.  Sabemos de muitos que gostariam de ter uma fé  sólida e não o conseguem.  Pois a fé também é hereditária.  Pais  de muita fé, geram filhos também de fé,  principalmente se estes mesmo pais derem o bom exemplo aos seus filhos,  rezando  diante deles,  levando-os para a Igreja, etc.

Por outro lado, é lamentável  também constatar aqui que  filhos de pais devotos, podem se desvirtuar  dos caminhos da fé, dos caminhos de Deus tendo em vista  a qualidade das suas companhias, ou dos seus “amigos”.

Os judeus acreditavam que todo mal, todo tipo de doença era causado pelo demônio.  Muitos males principalmente de epilepsia, era considerado  por eles como sendo possessão diabólica. Jesus veio para nos mostrar  o verdadeiro mal do mundo. E qual é?   A FALTA DE FÉ!

Sabemos que muitos  males, muita crueldade, muita  violência, tudo isso é causado pela falta de fé em um Deus de amor,  por que  isso gera  a ausência total de caridade. Pelo contrário,  as mentes de tais pessoas são estimuladas  a prejudicar o irmão em vez de ajudá-lo.

E o pior de tudo, é que existem pessoas neste mundo que se dizem ungidos de Deus, e com a maior “cara de pau”, vive enganando, mentindo e prejudicando os pobres.  Um exemplo disso, é  aquele  conhecido pastor que  anunciou a venda um caroço de feijão abençoado por mil reais, para a cura  do  Corona Vírus! Esta foi demais. Você não achou?

Está aí, a causa número um de todo o mal no mundo.  Existem pessoas boas, porém, existem pessoas que  são muito más! Que vivem  para destruir  a paz  que nos foi prometida  por Jesus Cristo.  Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz!

Irmãs, e irmãos. Não nos cansemos de rezar pela paz no mundo, na nossa família, e em todas as famílias. Rezemos para que  as pessoas cruéis, se convertam  no amor de Jesus Cristo.

 

José Salviano

Nenhum comentário: