domingo, 23 de agosto de 2020

21º domingo do Tempo Comum - “E vós quem dizeis que eu sou?”

 Confissão de Pedro – Wikipédia, a enciclopédia livre

1a Leitura - Isaías 22,19-23
Leitura do livro do profeta Isaías.

22 19 “Depor-te-ei de teu cargo e arrancar-te-ei do teu posto.
20 Naquele dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias.
21 Revesti-lo-ei com a tua túnica, cingi-lo-ei com o teu cinto, e lhe transferirei os teus poderes; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá.
22 Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi; se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá;
23 fixá-lo-ei como prego em lugar firme, e ele será um trono de honra para a casa de seu pai”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 137/138

Ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Completai em mim a obra começada!

Ó Senhor, de coração eu vou dou graças,
Porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos
E ante o vosso templo vou prostrar-me.

Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,
Porque fizestes muito mais que prometestes;
Naquele dia em que gritei, vós me escutastes
E aumentastes o vigor da minha alma.

Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres
E de longe reconhece os orgulhosos.
Ó Senhor, vossa bondade é para sempre!
Eu vos preço: não deixeis inacabada,
Esta obra que fizeram vossas mãos!

2a Leitura - Romanos 11,33-36
Leitura da carta de São Paulo aos Romanos.

11 33 Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos!
34 Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro?
35 Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído?
36 Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém!.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 16,13-20

Aleluia, aleluia, aleluia.
Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja; e os poderes do reino das trevas jamais poderão contra ela! (Mt 16,18)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
16 13 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?”
14 Responderam: “Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas”.
15 Disse-lhes Jesus: “E vós quem dizeis que eu sou?”
16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!”
17 Jesus então lhe disse: “Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.
20 Depois, ordenou aos seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

A palavra de Deus, que chega até a nós, no Evangelho de hoje, chama  a nossa atenção, sobre algo fundamental na nossa vida: conhecer Jesus!

Não tem como viver a fé, sem conhecer Jesus e não tem como conhecê-Lo, sem nos tornarmos íntimos Dele.

Sem uma intimidade profunda com Jesus, ficamos na superficialidade da fé, sabendo quem é Ele, teoricamente e não, pela a experiência com Ele!

O texto começa dizendo que Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Jesus já sabia que muitos, mesmo sendo seus ouvintes, tinham uma ideia equivocada a seu respeito, portanto, a resposta dos discípulos, certamente não surpreendeu a Ele: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas." Não satisfeito com que o povo pensava a seu respeito, Jesus volta a pergunta para os discípulos: “E vós, quem dizem que eu sou?” Desta vez, a resposta não foi imediata, afinal, para esta pergunta, a resposta teria que ser pessoal e não, em nome do povo o que era fácil, pois responder em nome do outro, não compromete. Pedro foi o único que respondeu e respondeu com firmeza: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.” Esta resposta, agradou a Jesus, pois Ele sabia, que esta afirmação de Pedro, era fruto da sua convivência com Ele e não de teorias...

Jesus proíbe os discípulos de revelar a sua identidade, afinal, um povo que esperava por um Messias triunfalista, com poderes políticos, jamais aceitaria um Messias na condição de servo, alguém que tivesse o olhar voltado para os pequenos! Jesus sabia, que Ele não seria reconhecido como Filho de Deus, antes passar pela cruz.

Hoje, Jesus continua nos perguntando: “E para você quem eu sou? Saber quem é Jesus é muito mais do que saber que Ele é Deus, saber quem é Jesus é comprometedor, implica em comprometimento com a sua causa, em dar continuidade a sua missão aqui na terra...

Muitos de nós, professamos a nossa fé em Jesus, mas não o conhecemos de fato, temos somente o conhecimento teórico.

Não tem como conhecer Jesus, sem nos aproximarmos Dele! Sem uma experiencia profunda com Jesus, ficamos na superficialidade da fé, sabendo quem é Ele, teoricamente. Só com o conhecimento teórico, ficamos na lógica humana, não vamos compreender, que para ganhar a vida, é preciso passar pela a cruz!
É pela fé que reconhecemos Jesus como o nosso Deus e Senhor, o que não é fruto do esforço humano e sim, do acolhimento ao dom da fé.

 


 Olivia Coutinho

Nenhum comentário: