segunda-feira, 23 de março de 2015

FRACO COM OS FRACOS.

I Cor 9,15-23

“Fiz-me tudo para todos a fim de ganhar alguns a todo o custo.” (I Cor 9, 22)

Creio que é um provérbio oriental: “Antes de julgares o teu vizinho, experimenta andar com os teus sapatos durante uma semana”! Isto é, se ele tiver sapatos! Não sei como nascem os preconceitos, mas todos conhecemos os seus efeitos nefastos e o quanto dificultam uma serena procura da verdade. Alguns permanecem enraizados muito tempo, outros propagam-se pela força ou pela manipulação, a que nem as religiões ficaram imunes. Que difícil é olhar os olhos de alguém e reconhecer um irmão, independentemente de muitas das suas opções, das vestes que escolheu ou o obrigaram a vestir.
É um risco colocarmo-nos na “pele” de alguém. Tentar ver o mundo a partir dos seus olhos, assumir a sua história, acolher as suas dores e alegrias, respeitar a sua sinceridade, é uma tarefa imensa. E é tão fundamental para nos podermos chamar humanos!
Senti o incômodo com que facilmente se julgam pessoas sem procurar conhecer. Ecoavam em mim as palavras de S. Paulo: “Fiz-me fraco com os fracos…fiz-me tudo para todos…”.
Esta é a consequência da encarnação de Jesus: nada do que é humano lhe é estranho. Ele é o Deus cheio de compaixão, que escuta os lamentos de Jó e pega na mão da sogra de Pedro para a levantar, que cura muitas pessoas e expulsa demônios, mas que também busca a intimidade com o Pai e tem o desejo de levar a outros o dom do seu amor.
Tem palavras que libertam porque é próximo e íntimo de cada um. Ama sem julgar, perdoa sem castigar, salva sem cobrar nada. A sua presença é experiência de comunhão com os fracos. Sim, Paulo aprendeu de Jesus que o caminho do Evangelho é fazer-se fraco com os fracos! Porque a lógica da força oprime e destrói, gera orgulho e violência, distingue e exclui. Que bom não sermos “donos” de Deus, e Ele gostar tanto de nos surpreender!
Que alegria saber que Ele calça os meus sapatos, e conhece os meus caminhos! 
Que esperança é acreditar que o seu conhecer-me é amar-me!
 
 
 

Pe.Emílio Carlos+
em Reflexões em Gotas- Ed. Com Deus 

Nenhum comentário: