quarta-feira, 24 de setembro de 2014

QUEM DISSE QUE A JORNADA SERIA FÁCIL.

QUANDO criança ouvi muitas vezes minha vó e mãe dizerem: “rapadura é doce, mas não é mole não!”. Claro que na época não entendia o que isso queria dizer. Também ouvia um outro ditado que aparentemente era bem diferente, mas hoje percebo a semelhança que tem com o primeiro e diz: “a vida não é um mar de rosas”. Agora paro, penso e concordo com as verdades inseridas nesses adágios. A vida apesar de toda doçura tem também lições amargas e muitas vezes dolorosas; apesar de tão bela e de conter aromas suaves de alegrias aqui e ali, de quando em quando nos deparamos com os espinhos das tristezas e decepções.
Tudo que conquistamos geralmente é com persistência, determinação e dedicação. Consequentemente vem as dificuldades que irão requerer de nós ainda mais empenho, esforço e força de vontade. Parece que temos uma tendência natural de valorizar o que requer de nós mais esforço. Daí o porquê de muitos dizerem: “o que vem fácil, vai fácil”. Sendo assim, percebemos que a vida não é um mar de rosas, mas também não é um jardim sem cor. As dificuldades são desafios fortalecedores para sabermos desfrutar das suadas conquistas do amanhã.

Isso me faz lembrar as palavras que Jesus disse aos seus discípulos: “Neste mundo sofrereis tribulações [aflições, dificuldades], mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33 - *texto entre colchetes acrescentado pelo autor). Estas palavras além de nos conscientizarem das dificuldades que iremos nos deparar em nossa vida, nos aconselham a permanecermos firmes com fé e coragem. Nós não estamos isentos de passarmos por dificuldades, não estamos blindados contra as situações que ameaçam roubar a nossa paz. Por esta razão Jesus afirma: “vocês passarão por aflições, mas não devem perder a esperança motivadora e a coragem para prosseguir”. O nosso Eterno Pai é maior do que toda e qualquer circunstância e nos garante que jamais seremos provados além do que podemos suportar. Então, quando as coisas parecem perdidas, Ele intervém e muda o cenário da nossa vida. Basta confiar!

Cristo venceu o mundo e o discípulo fiel está em Cristo, então desfruta da mesma paz que existe em Cristo. Em outras palavras: “nós já vencemos o mundo, pois Ele venceu”. Por esta razão o discípulo de Cristo é capaz de se alegrar mesmo em meio a situações desfavoráveis, pois ele caminha não só pelo que vê, mas também pelo que crê. Por isso, guardemos em nosso coração que de fato e de verdade o Eterno não nos livra do sofrimento, mas no sofrimento. Descansemos nesta verdade e avancemos com coragem para vencermos as lutas diárias.

Portanto, em meio aos dilemas da vida permaneçamos firmes, vivendo um dia de cada vez sem ser consumido pela ansiedade e pelo desânimo. Tenhamos coragem para vencer os desafios e as lutas do dia a dia a fim de saborearmos as doçuras das conquistas, mas também saibamos aprender com os amargos da vida. Desenvolvamos fé através de um relacionamento íntimo e sincero com o Pai, sem neuroses, conhecendo como Ele é, e isso só é possível quando Ele deixa de ser palavras faladas por outros e passa a ser vida vivida por nós. A jornada não é fácil, mas é cheia de pit stop (paradas técnicas) para recuperar as forças e prosseguir a caminhada.
 
 
 
 
 
 
 Pe Emilio carlos

Nenhum comentário: