quarta-feira, 17 de setembro de 2014

É HORA DE RECONSTRUIR O MURO.

 
A história de Neemias e a do povo de Israel nos faz pensar em muitas possibilidade para a nossa vida; possibilidades de reconstruir aquilo que foi destruído, aquilo que todo mundo diz que não tem mais jeito, mas pela orientação de Neemias, a fé em Deus e o trabalho resignado opera uma grande mudança na vida de quem se coloca à disposição para trabalhar.
Neemias tinha um chamado para reconstruir os muros da cidade de Jerusalém, muros que tinham sido derrubados e queimados pelos inimigos. Uma grande tarefa que para muitos era impossível. Havia muitos que se opunham à obra, muitos que ridicularizavam Neemias e aqueles que se haviam ajuntado a ele para reconstruir.
O povo foi distribuído ao longo dos muros por famílias: cada uma devia reconstruir o seu próprio pedaço para que a cidade pudesse, uma vez mais, ser segura e protegida. Cada família deveria estar desempenhando o seu papel para enfrentar os constantes ataques dos inimigos. Se quisermos vencer os desafios criados pelos inimigos da família devemos nos comprometer a lutar contra ele.
Muitas famílias estão em ruínas como os muros de Jerusalém, as muralhas de proteção que permite as famílias ficarem protegidas estão sendo destruídas pelos inimigos. A desintegração do casamento e da família através das gerações passadas nos tornou vulneráveis. Agora, cada família enfrenta as suas próprias batalhas isoladamente, sem proteção coletiva que era proporcionada por uma muralha forte.
Como no tempo de Neemias, chegou o tempo de reconstruir esta muralha! Deus está apontando e ungindo famílias para se reagruparem e restaurarem a firmeza e a segurança dos lares de nossa terra.
Nos dias de Neemias, as famílias se posicionavam lado a lado para reconstruir, cada uma no seu lugar designado, a sua parte do trabalho. E esse princípio nos ensina que devemos trabalhar juntos para não permitir que os nossos muros não sejam destruídos pelos inimigos.
Quando vivemos de acordo com o plano de Deus, usando a sua palavra, suas ferramentas e os seus princípios, construímos uma cerca de proteção forte e saudável em volta de nosso casamento e do nosso lar. Nossos filhos têm um lugar seguro onde habitar.

I – PALAVRA DE DEUS

Para lutarmos contra os ataques do inimigo devemos providenciar a proteção necessária, e somente quando nos apropriamos da palavra de Deus é que teremos um projeto para a construção dessa muralha de proteção. Somente pela palavra é que temos os limites que organizam as coisas no seu devido lugar.
Muitos, hoje em dia, querem proteção para a sua família, mas rejeitam os limites. Estamos vivendo em uma época em que cada um faz o que é certo a seus próprios olhos, com isso não permitimos que a Palavra de Deus nos conduza para o caminho certo.
Queremos que os muros da nossa casa estejam bem fortes, mas deixamos os portões abertos para que o inimigo entre e destrua os valores que Deus reservou para nós. Devemos entender que será impossível vencer as lutas se não permitirmos que a palavra de Deus tenha a prioridade em nossa família.
É pela palavra que os nossos filhos terão fôlego para dizer não à proposta da sociedade, é pela palavra que os casamentos terão fôlego para vencer a infidelidade; é pela palavra que temos limites para não permitirmos que a ruína alcance os muros de nossa família.
Somente pela palavra de Deus é que teremos proteção para nos defendermos dos dardos inflamados do Diabo: “Toda palavra de Deus é pura, ele é um escudo para os que nele confiam.” (Pv 30.5). A nossa confiança em Deus por meio da sua palavra nos defende do mal, e quando a família estabelece a sua confiança no Senhor, ela não desiste dos planos de Deus, mesmo quando tudo está em ruínas.
Se ao olhar para a nossa família entendemos que precisamos de um projeto de reconstrução, precisamos então entender que a Bíblia é que providencia o projeto para a construção dessa muralha de proteção. Devemos entender que os ensinos da palavra é uma questão de vida ou morte. Ensine a palavra como se dependesse a vida da sua família.
Se você soubesse que aos nove anos de idade o seu filho precisaria saber nadar para sobreviver, o que você faria? Creio que ensinaria a ele o mais rápido possível nos seus primeiros anos a nadar todas as modalidades possíveis. Pense que o seu filho precisa aprender a palavra de Deus para sobreviver; pense que a sua família deve estar sob a autoridade da palavra de Deus para sobreviver.
A palavra de Deus tem poder para transformar as ruínas em um bela construção, foi isso que aconteceu na vida do carcereiro que, ouvindo a palavra de Deus por Paulo e Silas, se entregou nas mãos de Jesus e a sua família se transformou: “Então pregaram a palavra de Deus a ele e a todos os que eram de sua casa [...]. Então os fez subir para a sua casa, pôs a mesa para eles e alegrou-se muito toda a casa, por haver crido em Deus. (At 16.32e34).
É por meio da palavra que encontramos a saída para a nossa vida, a alegria do Senhor toma conta de nossa família quando permitimos que a sua vontade seja cumprida, fazendo do nosso lar um ambiente favorável para o crescimento espiritual, somente assim reconstruiremos aquilo que já foi destruído.

II – DEUS É QUEM DEVE INDICAR O CAMINHO

Não queira dar uma ajudinha a Deus; peça para que ele faça a sua vontade em sua vida familiar. Devemos aprender a obedecer a Deus com todas as nossas forças, não devemos viver de acordo com as nossas vontades sem nos importarmos com o caminho do Senhor. Somente pela obediência é que andaremos no caminho do Senhor.
Quando fazemos o que queremos, através da ignorância ou obstinação, recusamos os limites da palavra de Deus e, consequentemente, perdemos sua proteção também. A sociedade tem refletido uma rejeição do plano de Deus, quando vemos a destruição de lares e famílias.
Parece que por meio do orgulho, da individualidade e do prazer muitos já não querem ouvir o que Deus tem a falar Com isso vemos muitos lares e famílias destruídos, exatamente como Neemias observou: “E fui mais adiante, até a porta da Fonte, e até o tanque do rei. Mas ali não havia espaço por onde pudesse passar o animal que eu montava.” (2.14).
Este é o estado de muitas famílias: o entulho dos escombros já tomou conta de tudo, isso porque quiseram reconstruir sozinhos sem ajuda de ninguém, o estado emocional está tão desgastado que estes não acreditam em que Deus tenha poder para reconstruir aquilo que foi destruído.
Talvez o seu próprio casamento esteja em um entulho neste momento. Talvez você se sinta como uma das pedras queimadas que Sambalá dizia que nunca poderiam ser usadas para reconstruir uma muralha forte (4.2). Neemias não prestou atenção à voz do seu inimigo e nem você deve prestar.
Jesus tem grandes planos para você e quer reconstruí-lo em força e poder. À medida que você se submete ao projeto da palavra de Deus, aceitando tanto os seus limites como a sua proteção, o seu casamento e o seu lar podem ser transformados pelo seu poder.

III – CUIDADO COM AS BRECHAS

Talvez o seu casamento e a sua família não estão em ruínas, mas algumas brechas nos muros podem ser identificadas, pequenas áreas de erosão que estão começando a consumir. Vocês reconhecem a necessidade de fortalecer o seu muro e fortificá-lo usando o projeto de Deus como guia.
O melhor momento para edificar os muros de nossa casa é quando identificamos no início os lugares que estão precisando de cuidado, não há melhor época de começar a reconstruir do que quando os problemas são primeiramente reconhecidos. As suas pedras ainda não estão queimadas, e boa parte da muralha ainda está de pé.
Pequenos ajustes aqui e acolá vão firmemente estabelecer o seu casamento na Rocha e solidificar a proteção da sua muralha. Temos que estar atentos às pequeninas brechas para que o inimigo das nossas almas não as utilize para destruir toda a construção que é de Deus.
Para fechar as brechas devemos convidar Deus para residir em nosso lar; sua palavra deve nos conduzir aos seus limites que serão como uma boa argamassa para solidificar a proteção de sua muralha, e assim nos transformaremos em famílias fortes, casamentos fortes para cumprir o projeto de Deus.
Se temos um casamento forte, estabelecido e alicerçado na palavra, temos uma missão muito importante: ajudar muitos outros casais. Muitas vezes é difícil ajudar outras pessoas, se não soubermos como a nossa parte da muralha se tornou tão forte, por isso devemos conhecer os princípios que tem fortalecido a nossa família para compartilhar com outros.
Devemos nos envolver com o estudo da Bíblia em grupos pequenos, para que Deus nos ensine como testemunhar das suas bênçãos em nossa vida, não podemos ficar parados sem repassar o cuidado de Deus para o nosso lar, muitos precisam fortalecimento nos seus casamentos.
Não importa a situação do seu casamento hoje, vocês podem ser abençoados e crescerem no Senhor através de um entendimento e aplicação de seu projeto para o seu casamento e seu lar. Neemias encorajou o povo: “Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.” (Ne 4.14).
Esta palavra do profeta é tão atual como nunca, pois muitos já não valorizam a família, não lutam por sua existência. Temos que lutar para que os lares não sejam desfeitos, não podemos achar que é natural nos dias de hoje a separação, o divorcio, temos que batalhar para que as muralhas não fiquem em ruínas.
O som da trombeta pode ser ouvido na terra: “Em qualquer lugar que ouvirdes o som da trombeta, dali, vos ajuntareis a nós. O nosso Deus lutará por nós.” (4.20). A trombeta está soando e o Senhor está dizendo em alta voz: “RECONSTRÓI”!

CONCLUSÃO

É hora de reconstruir os muros da nossa família; não podemos nos contentar em caminhar entre os entulhos. Deus quer nos dar uma vida abundante, por isso devemos permitir que a sua palavra providencie o projeto para reconstrução das muralhas de proteção.
Não seja orgulhoso, se submeta às mãos de Deus por meio da sua palavra, somente ele tem a resposta para o nosso lar; devemos trilhar no caminho da obediência que nos possibilita a fechar todas   as brechas dos nossos muros, e nos conduz a testemunhar das bênçãos de Deus a outras famílias.









 Pr Josadaque

Nenhum comentário: