quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PERSISTI EM BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS.

Mateus 6,34.

Na verdade, Jesus pensava muito além das necessidades materiais e do bem-estar emocional de seus ouvintes. Ele sabia que a preocupação com as necessidades da vida e a busca frenética de bens e prazeres podem levar a pessoa a negligenciar assuntos mais importantes (Filipenses 1,10). “O que poderia ser mais importante do que obter as necessidades da vida?”, talvez se pergunte.
A resposta: as coisas espirituais ligadas à nossa adoração a Deus. Jesus enfatizou que “persistir em buscar primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça” deve ser prioridade na nossa vida (Mateus 6,33).
Nos dias de Jesus, muitos se empenhavam avidamente por coisas materiais. Sua prioridade máxima era acumular riquezas. Mas Jesus exortou seus ouvintes a ter um conceito diferente. Sendo dedicados a Deus, “toda a obrigação” deles era “temer o Deus verdadeiro e guardar seus mandamentos” (Eclesiastes 12,13).
O grande empenho por objetivos materiais, ou as ansiedades deste sistema de coisas e o poder enganoso das riquezas, poderia destruir a espiritualidade dos ouvintes de Jesus (Mateus 13,22). Além do mais, “os que estão resolvidos a ficar ricos”, escreveu o apóstolo Paulo, “caem em tentação e em laço, e em muitos desejos insensatos e nocivos, que lançam os homens na destruição e na ruína” (1 Timóteo 6,9). Para ajudá-los a evitar esse “laço”, Jesus lembrou a seus seguidores que o Pai celestial sabia quais eram as necessidades deles. Deus cuidaria deles, assim como cuida das “aves do céu” (Mateus 6,26.32). Em vez de se deixarem vencer pelas ansiedades, eles deviam fazer tudo ao seu alcance e daí deixar confiantemente os assuntos nas mãos de Deus ( Filipenses 4,6- 7).
Com a expressão “o dia de amanhã cuidará de si mesmo” Jesus queria simplesmente dizer que não devemos permitir que a excessiva ansiedade com o que possa acontecer amanhã venha a se juntar aos problemas de hoje.
Outra tradução da Bíblia diz: “Não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará suas próprias preocupações. Para cada dia basta seus próprios problemas”.





Pe.Emílio Carlos+
em Reflexões em Gotas - ed. Com Deus

Nenhum comentário: