sábado, 22 de fevereiro de 2014

O SÉCULO DAS DUAS GUERRAS MUNDIAIS.

As duas guerras mundiais, inspiradas em ideologias totalitárias - comunismo, nazismo, fascismo – eivadas de ateísmo, causaram dezenas de milhões de vítimas.

Jamais houvera na história da humanidade catástrofe mais generalizada do que as duas guerras mundiais na primeira metade do século vinte. Iniciamos com breve reflexão sobre a primeira grande guerra de 1910 a 1914. O mundo já fizera grandes progressos, tais como invenções fenomenais para a paz e para a guerra, o bem e o mal.

Os países ricos da Europa, Estados Unidos, Rússia, Japão e China viviam em tensão crescente, competitiva e explosiva. A eclosão da grande guerra é atribuída ao assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono da Áustria. Em 1910 a maior parte da Europa e muitos países da Ásia e da América, inclusive o Brasil, foram arrastados para a conflagração generalizada. A imprudência do imperador da Alemanha, Guilherme II, mandando afundar navios norte-americanos provocou o presidente Wilson a entrar com imenso poderio na guerra, o que enfraqueceu a Alemanha e a Áustria levando-as a aceitar as duríssimas indenizações de guerra firmadas no tratado de paz em Versalhes, após a batalha de Verdun, perdida pelos aliados alemães e austríacos, em 1918, como armistício e a antevisão de que a guerra continuaria anos mais tarde. É o que ocorreu de 1939 a 1945, com dezenas de milhões de vítimas, pela ascensão ao poder do desvairado Adolf Hitler, de sinistra memória.

Os imperadores Guilherme II da Alemanha e Carlos I da Áustria foram depostos e exilados. O jovem imperador da Áustria, que entrou na guerra forçado por circunstâncias adversas, viveu e morreu com sua família na Ilha da Madeira, venerado como santo pelos portugueses. Morreu aos 36 anos de idade e foi beatificado pelo papa João Paulo II.

As duas guerras mundiais, inspiradas em ideologias totalitárias - comunismo, nazismo, fascismo – eivadas de ateísmo, causaram dezenas de milhões de vítimas. O mundo anseia que tais ideologias sejam quanto antes superadas por valores democráticos e religiosos. 

 

 

 

 

sources: CNBB Sul 3

Nenhum comentário: