quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

LITURGIA DIÁRIA - ENDIREITAI OS VOSSO CAMINHOS!

 
Primeira Leitura (1Jo 2,22-28)
Leitura da Primeira Carta de São João.
Caríssimos: 22Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele.
28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.

Responsório (Sl 97)
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
 
Evangelho (Jo 1,19-28)
 
19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.


Reflexão 

 
 Cada um de nós precisamos aplanar, endireitar, os nossos caminhos. Caminhos tortuosos por onde estamos passando. Caminhos que passam longe do caminho da casa do Pai. Caminhos enganosos que nos prometem dinheiro fácil, riqueza, conforto, muito bem estar e só alegrias. Mas infelizmente, esses caminhos do mundo de hoje acabam desembocando em águas podres, sujas e fétidas de rios de sangue!
            O profeta João gritava para que todos aplainassem os caminhos do Senhor. Para que todos se preparassem, mudando de caminhos irregulares com colinas e vales, para caminhos planos, caminhos  retos e justos, pois o Senhor estava chegando.
            O Senhor não entra em nossas vidas se não endireitarmos os nossos caminhos primeiro. E isso só o faremos através do arrependimento e  da conversão, e do propósito sincero de largar aqueles caminhos que nos conduzem a morte da nossa alma, a morte da nossa espiritualidade, a morte eterna!
            Prezados irmãos. Os caminhos por onde temos andado nem sempre são caminhos retos, com flores e pássaros cantando eu suas margens. Isso acontece por que o mundo de hoje nos oferece caminhos mais curtos para chegarmos a  felicidade. Mas infelizmente  depois descobrimos que é uma "felicidade" mentirosa, enganosa e frustrante. O mundo nos manda cortar caminho para chegarmos logo ao nosso ponto de gozo, de alegrias sem limites, mas é um  gozo passageiro e terreno, o qual nos acarretam grandes efeitos colaterais, que são as consequências das nossas escolhas, são as consequências do mau uso que fazemos da nossa liberdade e que prejudica a nossa saúde, a nossa amizade com  Deus, e a  convivência com os nossos irmãos e irmãs. São efeitos colaterais que causam danos irreparáveis à nossa alma, deixando-a merecedora do fogo eterno!    
            Mudemos os nossos caminhos a partir de agora. Comecemos a inundar as nossa mente poluída pelos valores que nos conduzem a morte, com valores que nos conduzem a vida em abundância. E onde estão estes outros valores que valem mais? Estão no Evangelho. Portanto, comece hoje a aplainar os seus caminhos, lendo a mensagem de amor , a mensagem de vida eterna que nos foi deixada pelo Filho de Deus.
            Leia, medite, reze e você verá que sua vida começará a mudar! Você vai percebendo uma vontade de mudar de vida, uma vontade de mudar de caminhos, de substituir os caminhos tortuosos por caminhos retos que o conduzirá mas rápido a felicidade, do que aqueles velhos caminhos oferecidos pelo mundo como atalhos. Pois a menor distância entre dois pontos é uma reta. Assim, o caminho reto é a melhor escolha, pois nos conduzem mais depressa à verdadeira alegria.








José Salviano    

Nenhum comentário: