quinta-feira, 25 de julho de 2013

NOVAS COMUNIDADES E RCC UNIDAS EM EVENTO DURANTE A JMJ.



RCC/SC
Kátia Roldi destaca espiritualidade comum às novas comunidades e à RCC
As novas comunidades e a Renovação Carismática Católica (RCC) participaram no dia 24(ontem), de um encontro internacional com a participação de outras realidades e comunidades de vida consagrada de expressão carismática. O evento realizado no Rio de Janeiro reuniu pelo menos 10.000 pessoas, tendo como cenário a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que contará com a presença do Papa Francisco.

A presidente do Conselho Nacional da RCC, Kátia Roldi Zavaris, será uma das palestrantes no encontro.  Ela contou que o objetivo é aprofundar a espiritualidade comum às novas comunidades e à RCC: o batismo no Espírito Santo. "Vamos celebrar juntos essa identidade. A princípio, as novas comunidades fariam esse encontro e depois houve esse desejo de nos convidar", declarou.

Na programação do encontro, estão previstos momentos de louvor e adoração, além de cantos com bandas nacionais e internacionais. Kátia vai fazer uma colocação sobre o batismo no Espírito Santo.

Ela explicou que a vida é uma antes e depois de experimentar essa graça, também chamada de efusão do Espírito Santo. "Ou seja, é reconhecer que há um Deus que habita em você e que direciona a sua vida através do Espírito Santo. (...) É um Deus que você pode clamar por Ele em todos os momentos, em todos os minutos que Ele está presente de forma concreta".

JMJ: jovens e as novas comunidades

Sobre a decisão de realizar o evento durante a JMJ, Kátia disse que isso foi fruto do desejo, tanto das novas comunidades como da RCC, de se fazer presente com a sua identidade, o seu jeito de ser.

Para Kátia, esse caráter peculiar de ambos os segmentos é um ponto de contribuição para a evangelização da juventude. Ela destacou, nesse sentido, o fazer a experiência com Jesus. "Nós temos muito a contribuir com a evangelização da juventude a partir dessa experiência que a nossa espiritualidade tem como, eu diria, 'carro chefe', que é fazer a experiência com Jesus. E a partir dessa experiência tudo muda absolutamente".

Experiências internacionais

O evento vai proporcionar o contato com as experiências das novas comunidades no exterior. Segundo Kátia, há muitas similaridades entre o que se realiza nos âmbitos nacional e internacional, de forma que as divergências são decorrentes de aspectos culturais. E esse contato com o diferente traz um grande aprendizado, segundo Kátia.

"Particularmente, acho que uma das coisas que mais nos faz crescer é essa partilha das diferenças entre as culturas, entre os costumes e aprender com a diferença do outro. (...) É muito interessante que essa diferença toda se faz pequena quando a gente tem algo em comum e quando esse algo em comum é o sentido único e verdadeiro das nossas vidas, que é Jesus Cristo".
 
 
 
 

Jéssica Marçal, com colaboração de André Alves
Da Redação

 

Nenhum comentário: