terça-feira, 2 de julho de 2013

LITURGIA DIÁRIA - JESUS ACALMA A TEMPESTADE.

Primeira Leitura: Gênesis 19, 15-29

XIII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura do livro do Gênesis  - Naqueles dias, 15Ao amanhecer, os anjos instavam com Lot, dizendo: "Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que estão em tua casa, para que não pereças também no castigo da cidade." 16E, como ele demorasse, aqueles homens tomaram pela mão a ele, a sua mulher e as suas duas filhas, porque o Senhor queria salvá-los, e o levaram para fora da cidade. 17Quando já estavam fora, um dos anjos disse-lhe: "Salva-te, se queres conservar tua vida. Não olhes para trás, e não te detenhas em parte alguma da planície; mas foge para a montanha senão perecerás." 18Lot disse-lhes: "Oh, não, Senhor! 19Já que vosso servo encontrou graça diante de vós, e usastes comigo de grande bondade, conservando-me a vida, vede, eu não me posso salvar na montanha, porque o flagelo me atingiria antes, e eu morreria. 20Eis uma cidade bem perto onde posso abrigar-me. É uma cidade pequena e eu poderei refugiar-me nela. Permiti que o faça à ela é pequena à e terei a vida salva." 21Ele disse-lhe: "Concedo-te ainda esta graça: não destruirei a cidade a favor da qual me pedes. 22Apressa-te e refugia-te lá porque nada posso fazer antes que lá tenhas chegado." Por isso, puseram àquela cidade o nome de Segor. 23O sol levantava-se sobre a terra quando Lot entrou em Segor. 24O Senhor fez então cair sobre Sodoma e Gomorra uma chuva de enxofre e de fogo, vinda do Senhor, do céu. 25E destruiu essas cidades e toda a planície, assim como todos os habitantes das cidades e a vegetação do solo. 26A mulher de Lot, tendo olhado para trás, transformou-se numa coluna de sal. 27Abraão levantou-se muito cedo e foi ao lugar onde tinha estado antes com o Senhor. 28Voltando os olhos para o lado de Sodoma e Gomorra e sobre toda a extensão da planície, viu subir da terra um fumo espesso como a fumaça de uma grande fornalha. 29Quando Deus destruiu as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e livrou Lot do flagelo com que destruiu as cidades onde ele habitava. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(25)

REFRÃO: Tenho sempre vosso amor ante meus olhos.

1.
 Provai-me, ó Senhor, e examinai-me, sondai meu coração e o meu íntimo! Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos; vossa verdade escolhi por meu caminho. -R.

2. 
Não junteis a minha alma à dos malvados, nem minha vida à dos homens sanguinários; eles têm as suas mãos cheias de crime; sua direita está repleta de suborno. -R.

3. 
Eu, porém, vou caminhando na inocência; libertai-me, ó Senhor, tende piedade! Está firme o meu pé na estrada certa; ao Senhor eu bendirei nas assembleias. -R.
Evangelho: Mateus 8, 23-27


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 23Subiu ele a uma barca com seus discípulos. 24De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia. 25Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos! 26E Jesus perguntou: Por que este medo, gente de pouca fé? Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Admirados, diziam: Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem? - Palavra da salvação.


 Homilia - Pe Bantu


Nessa passagem Jesus chama os Seus discípulos para entrarem num barco e passarem para a outra margem. Inicialmente podemos observar que Jesus vinha de uma caminhada realizando muitas curas e numerosa multidão O seguia; e Jesus, nesse momento, chama Seus discípulos e os orienta para atravessarem para a outra margem.
Como em outras ocasiões, imediatamente Seus discípulos O atenderam, entraram no barco e partiram. Ora, estavam em companhia de Jesus! No mesmo barco! O que poderia haver de melhor? Seguiam com o Mestre! Próximos, ao lado de quem realizava todos aqueles milagres, curas, que lhes ensinava coisas maravilhosas!
E eles saíram e outros barcos também o seguiam. Num certo momento da viagem, Jesus adormeceu. Imaginemos os discípulos vendo Jesus dormir. O que lhes passava? – Tranqüilidade, segurança, confiança. Mas eis que sobreveio um temporal, com ondas arremessando contra o barco, ao ponto de encher-se d’agua, com sério risco de naufragar. E Jesus? Continuava dormindo … Seus discípulos observaram que Ele continuava dormindo, e qual foi a reação? Certamente não era a mesma de antes.

Antes, enquanto a viagem corria tranqüila e Jesus dormia, os discípulos sentiam-se confiantes. Estamos com tudo? – certamente deveria ser seus pensamentos. Mas veio a tempestade, a dificuldade, e Jesus ?dormindo? Por que suas atitudes de confiança e tranqüilidade tão rapidamente transformaram-se em atitudes de insegurança? Jesus ainda estava no barco, continuava com eles! E mais, eles sabiam disso, podiam ver a presença de Jesus e mesmo assim desconfiaram de Sua proteção: ?Mestre, não Te importas que pereçamos? Como podemos trazer essa passagem para as nossas vidas? Sabemos que Jesus está conosco? Sabemos que Ele é o nosso Pai? Como podemos ainda não descansar e crer que Ele nos atende em todas as nossas dificuldades? Muitas vezes experimentamos o Seu silêncio em momentos de nossas vidas e precisamos saber que Ele continua ao nosso lado, continua navegando junto conosco, está no mesmo barco, mas ainda não é o momento de aquela situação ser alterada. E por quê?

Voltemos às Escrituras: ?Então lhes disse: por que sois assim tímidos? Como é que não tendes fé? Ah, a fé! Esse dom maravilhoso que Deus nos deu e, como todo o dom, precisa ser exercitado, fortalecido, para que efetivamente seja um dom a ser utilizado de forma plena.
Podemos observar também nessa passagem que outros barcos seguiam aquela travessia. Será que a tempestade atingiu-os da mesma forma? A Bíblia não fala, mas apliquemos o fato de que muitas vezes, e não poucas, mas muitas vezes passaremos por tempestades, tribulações, mesmo com tudo correndo certo em nossas vidas, com Jesus no mesmo barco, e outras pessoas, até próximas a nós, que demonstram não estar na companhia de Deus, estarão com suas vidas correndo tranqüilamente.

Saibamos que Deus nunca nos prometeu uma viagem tranqüila, mas uma chegada certa e segura. Passaremos por muitos obstáculos neste mundo, pois a ele não pertencemos. Entretanto, não haverá mal que vença no final na vida de um cristão, de um escolhido. Deus, o nosso Pai, estará sempre, em cada momento de dificuldade, levando-nos a um crescimento na fé e a vitórias que somente se n’Ele confiarmos poderemos obtê-las. Saibamos que temos um Pai que, como diz o último versículo: Até o vento e o mar Lhe obedecem?. Não temos nunca, em nenhum momento, o que temer, pois Ele tudo pode modificar e nos levar a reversões de situações que jamais imaginávamos poder acontecer, pois Ele é o Deus do impossível.
Pai, põe no meu coração a certeza de que o Ressuscitado está comigo e me dá força nos momentos de tribulação. E, assim, eu dê provas de que a minha fé é sólida.

Nenhum comentário: