domingo, 21 de fevereiro de 2010

SEMEANDO A PAZ: É TEMPO DE CONVERSÃO


O Grupo de Oração Semeando a Paz, realizou na noite deste sábado (foto), mais um encontro pentecostal. Um momento em que o derramar de Deus e os frutos desse pentecostes, foram manifestados nos corações e na vida dos irmãos que ali se fizeram presente. Com o tema: Conversão, sua leitura foi fundamentada no capítulo 3 da Boa Nova de Jesus narrada segundo Mateus, versículos do cinco ao dez. A reflexão expressou o tempo novo pelo qual passa a nossa liturgia. Tempo de convite à mudança, tempo de conversão.Tempo de sair da rota do comodismo, de ter atitude e partir para uma nova trilha. Mas, para isso precisamos acreditar que do outro lado encontrarei o que procuro. É essa fé que preciso ter como base, como certeza de que o caminho escolhido é onde encontrarei a verdadeira felicidade. Verdadeiro descanso. Preciso ainda do arrependimento. Arrpender-se é ter consciência de que o percurso trilhado até agora, quando confrontado com as verdades dos Evangelhos, me revelam um rastro de misérias, de desordens e de ofensas a Deus.
Fomos feitos por Deus e para Ele, e como toda boa obra da sua criação, trazemos conosco uma marca, um selo de sua originalidade. Um selo que nos garante que devemos nos realizar em Deus, que Ele deve ser o centro de nossas vidas, Senhor das nossas situaçoes e de nossas atividades. Se afastar desse Deus, é iniciar um novo percurso, uma nova tragetória que nos conduzirá a uma perdição eterna. A uma separação eterna da face de Deus. É viver infeliz, vazio e sem as credenciais que o identificam como filho de Deus e cidadão do céu.
A própria natureza humana, decaída pelo pecado nos limita a que tenhamos uma atitude para colocar Deus no centro de nossas vidas. E nós passamos a assumir o controle. Nosso eu, nosso ego que se inflama quando somos adorados, servidos ou quando recebemos glórias que não são nossas. O processo inicial de conversão, se dá, quando começamos a lutar para retirar de nós o "eu", para que Deus possa assumir o controle de tudo.
Não é fácil, não é simples. Aliás impossível pela nossa natureza decaída. A conversão exige que morramos para si mesmo e para o mundo. por isso torna-se dificil porque todos os dias nosso homem velho insiste em nos aparecer oferecendo prazeres,vaidade,orgulho e tentando de todas as formas nos seduzir. Todos esses males ficam alojados no nosso coração, criam raizes profundas , inflamam nosso ego fazendo o "eu" aparecer, abrindo portas para as paixões e afetos desordenados, apego a bens, dinheiro e até mesmo pessoas. Assim, vou minando todas as áreas do meu coração, e já não vou mais permitindo que Deus possa reinar soberanamente sobre ele.
Dificil é, mas é possível quando nos abrimos para a graça. Desde que nos deixemos ser conduzidos pelo Espírito Santo. Se manifestarmos o desejo por mudança, e pedirmos a graça, ela será derramada e jamais nos faltará, pois essa é a vontade de Deus, que sejamos santos.
A graça começa quando me vejo pequeno, necessitado, pecador, miserável. É quando caio em si, e desejo voltar à casa de meu Pai. É quando passo a aceitar os sofrimentos, é quando entendemos que o sofrimento figura como uma das principais forças para minha conversão pessoal.
Deus nos ensina através do sofrimento, que tratado como filhos, somos educados para o aproveitamento, afim de nos comunicar com a santidade. (Hb 12,7).
Que possamos mediante a graça, romper conosco e com o mundo, tomar nossa cruz, a cada dia, e seguir Jesus, sem murmúrio, sem uma alma revoltada, sem mágoas, sem ódio ou julgamento.
A igreja nos ensina que a conversão deve ser diária. Que pode durar não só a vida toda, mas ainda continuar após a morte. Em uma outra dimensão em que a Igreja chama de purgatório, aqueles que morreram durante seu processo de conversão, podem ainda dar continuidade nesta outra realidade.
Enquanto participantes da realidade deste mundo, devemos sempre, todos os dias, pedir a graça de nos arrepender, de ter aumentada nossa fé, para assim, podermos realizar o plano de Deus em nossas vidas.
Que neste período quaresmal, possamos fazer uso das armas em favor do domínio próprio. Armas que aniquilam o surgimento do nosso "eu" e nos coloca mais resistentes e conscientes para que, tendo domínio de si, não possamos ceder a sedução multifacetada do homem velho. São elas: ORAÇÃO, JEJUM, PENITÊNCIA, VIGILÂNCIA E PALAVRA DE DEUS.
A oração, faz com que entremos na intimidade de Deus e que nos tornemos mais sensíveis à sua voz. O Jejum como fator disciplinador do nosso "eu". Assim também a penitência. A vigilância como fator essencial, pois sem ela, de nada adiantará todas as anteriores. E a Palavra de Deus, como alimento, sustento, sabedoria, dicernimento, força, resistência e o manual de como deveremos proceder.
Como verdadeiros filhos que retomam o caminho de volta, possamos agora dar testemunhos de vida, provar com nossos atos e ações, que nos convertemos como adverte o profeta João Batista. Assim, no dia em que o machado estiver posto na raíz da árvore da nossa vida, possamos mostrar os frutos da verdade que professamos, vivemos e a com a qual seremos preservados de conhecer as lâminas do machado da justiça, e consequentemente da destruição e do fogo.
ORAÇÃO:
Vem senhor Jesus, pelo poder do Espírito Santo, revela agora em mim, aquilo que existe de mais oculto. Aquilo que tem me impedido de deixar que o Senhor reine soberanamente em minha vida. Vem entrando agora em todas as áreas do meu coração, aquelas em que o senhor não tem podido entrar porque eu não tenho permitido. Vem destruindo, como a força de um vento impetuoso que nada pode resistir, todos os males, do orgulho, da vaidade, ego inflamado, todas as paixões e afetos desordenados, os apêgos a bens, dinheiro e até mesmo a pessoas, vem dissipando, destruindo, aniquilando, neutralizando todo esse conjunto de forças negativas que estão sobre mim e sobre nós e que estão fincados nas mais profundas raízes deste coração e que tanto nos tem limitados. Que tanto tem nos impedido de encontrar essa conversão e de nela permanecer.

Nenhum comentário: