quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A VERDADEIRA FELICIDADE



ONDE ESTÁ A VERDADEIRA FELICIDADE?

Graça e paz !
Irmaos, tudo que o homem pode desejar ou buscar para seu conforto, seu prazer, jamais será encontrado nesta vida. Ainda que tivesse todos os prazeres e todas as alegrias desta vida, não seriam suficiente, pois, não poderiam durar por muito tempo, porque são perecíveis. (Mt 6,19-21).
Para que o homem possa encontrar sua felicidade plena, não poderá procurá-la e nem encontrá-la fora de Deus. (CIC 27)*.
"Senhor, nosso coração não descança enquanto não repousar em vós" (Sto. Agostinho,Conf. I,1,1.). Buscar desordenadamente os bens desta vida, tornando-se escravo do próprio trabalho, é conquistar a certeza que perderá os eternos e celestiais. O Homem não encontrará satisfação ou quietação em nenhum bem temporal, porque eles são transitórios. Seus verdadeiros bens são eternos, pois ele foi criado para a eternidade.
Passamos por momentos difícieis, passamos por situações em que somos postos à morte do dia todo, como gado destinado ao matadouro. (Rm8,36). Mas, temos uma certeza muito maior: "em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou"(Rm8,37).
O homem verdadeiramente feliz é aquele que mesmo na suficiência de seus bens ou na limitação ou ausência destes, encontra em Deus o seu descanso. Com bens ou sem bens, seremos postos à morte. Levar Jesus a todas as nossas necessidaes é ter certeza de desfrutar ainda hoje dos bens e da verdadeira felicidade. Seu verdadeiro prazer, sua santificação e sua salvação estão em Deus, fiel,compassivo e cheio de misericórdia. Quando o homem assim compreende, passa a privar-se dos prazeres humanos e a voltar-se para tomar posse de seus legítmos e eternos bens.
"Nada é comparável à felicidade daquele que, desprezando os sentidos,desapegado da carne, e do mundo, só por necessidade ligado as coisas humanas, conversas unicamente com Deus e consigo mesmo, e elevando-se acima dos objetos sensíveis, só vive das claridades divinas que conserva em si sempre puras, sempre brilhantes, sem mistura alguma das sombras da terra e dos vãos fantasmas errantes neste mundo à roda de nós..." (São Gregório Nazianzeno, Orat. XXIX, in princ.).
Se estás aflito, desesperado, desencorajado, desacreditado e achando ser motivo de fraqueza e humilhação diante dos homens, lembre-se: "Volta-te para o Senhor teu Deus" (Os 14,2). Procure por ele como o mais sedento dos seres vivos.
"Como a corsa suspira por águas correntes, assim minha alma suspira por vós, ó meu Deus".(Sl 41,2). "Invoca-me no dia da angústia, eu te livrarei e vc me glorificará" (Sl 51,15). E, assim, tomará oficialmente posse dos verdadeiros bens que um dia foram tirados do homem, mas, retomados e entregue por Jesus.
SOMOS MAIS QUE VENCEDORES PELA VIRTUDE DAQUELE QUE NOS AMOU.
*CIC - Caticismo da Igreja Católica.

Nenhum comentário: