segunda-feira, 19 de outubro de 2009

V E N I C R E A T O R, S I P I R I T U S (Vem, Espirito Criador)


No nosso primeiro encontro no retorno da Escola Paulo Apóstolo, falamos um pouco sobre a origem do movimento petescostal e sobre a origem da RCC para o mundo. Uma origem que remonta não somente aos meados do século XX, mas principalmente ao final do século IX e início do XX, quando o Papa Leão XIII consagrava o século XX à terceira pessoa da Santíssima Trindade. E sua consagração iniciava com um Hino da Igreja Católica em Honra ao Espirito Santo. O Veni Creator, Spiritus (vem, Espirito Criador), que desde a sua composição ainda no século IX, nunca deixou de ser ressoado na Igreja em momentos importantes, sobretudo, na festa de Pentecostes. Através dessa oração solene, o Papa fazia a consagração do século XX.
Estado da Pensilvânia, Duquesne, EUA, Fevereiro de 1967, um grupo de jovens que haviam vivenciado a experiência de Pentecostes em suas vidas durante um fim de semana na Universidade de Duquesne, Estado da pensilvãnia, repetiram a oração do início do século e tiveram a maior experiência de todas as suas vidas e puderam sentir o poder do Espírito Santo e, o mesmo vigor e a coragem com que os apóstolos foram capazes de espalhar a Boa Nova, após o Pentecostes.

Estas notícias se divulgaram rapidamente, causando um grande impacto no meio religioso universitário. O “Fim de Semana de Duquesne”, como ficou mundialmente conhecido este retiro, tem sido geralmente aceito como o ponto de partida que deu origem à Renovação Carismática Católica ou Pentecostalismo Católico,como foi inicialmente chamado e cuja abrangência estender-se-á, num curto período de tempo, por um grande número de países.
A experiência inicial vivida nestas universidades, caracterizada por um reavivamento espiritual por meio da oração, da vida nova no Espírito, com a manifestação dos seus dons, tomará corpo, transpondo rapidamente o ambiente onde foi originada.
Através das reuniões, seminários e encontros, em breve, aparecerão grupos de oração noutras universidades, paróquias, mosteiros, conventos, etc. Os testemunhos multiplicam-se, vindos dos mais variados grupos de pessoas: operários, ex-presidiários, professores, religiosos das mais diversas ordens.

O Veni Creator, é o Hino que deve ser inserido como parte inicial de cada ação que move os grupos de orações, desde as reuniões de perseveramça, Núcleos, Encontros e os grupos de orações propriamente dito. Dessa forma, haveria em cada instante um novo derramar de Deus fortalecendo e reanimando homens e mulheres que se encontram nos campos de batalha.

Segue a baixo a transcrição dessa oração em português, convidando a todos que façam dela um clamor diário:
Veni Creator Spiritus! Vem, Espírito Criador!
Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!
(Adaptado do site da rccbrasil.org.com.br)
Na próxima Quarta, 21/10/09, daremos início ao Módulo 1 da Paulo Apóstolo e assim, continuaremos nossa jornada em busca de novos conhecimentos e assim poder buscar acada vez mais viver o movimento em sua essência. até la!

Nenhum comentário: