quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

1ª Semana do Tempo Comum - Jesus se inclina sobre a nossa miséria.

 Jesus cura a sogra de Pedro (MC 1, 29 – 39). – Lectionautas Brasil

Antífona

Vi um homem sentado num trono excelso; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo nome e império permanecem eternamente.

Conhecedor dos corações humanos, Deus toma a iniciativa de escolher pessoas para sua obra de salvação. Cabe ao vocacionado ouvir a “voz” divina e segui-la. Inspirados pelo agir salvífico de Cristo, procuremos sentir qual é nossa missão hoje no mundo.

Primeira Leitura: 1 Samuel 3,1-10.19-20

Por onde passa, Jesus cura e reanima os corações que confiam no seu poder divino. E o faz generosamente. A oração, que é o segredo do seu ardente zelo missionário, está também na base do discernimento vocacional e da resposta madura a Deus.

Leitura do primeiro livro de Samuel – Naqueles dias, 1o jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli. Naquele tempo a palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes. 2Aconteceu que, um dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer e já não conseguia enxergar. 3A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 4Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”. 5E correu para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se. 6O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Ele respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!” 7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 8O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. 9Então disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala, que teu servo escuta!'” E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”. 19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras. 20Todo Israel, desde Dã até Bersabeia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 39(40)

Eis que venho fazer, com prazer, / a vossa vontade, Senhor!

1. Esperando, esperei no Senhor, / e, inclinando-se, ouviu meu clamor. / É feliz quem a Deus se confia, † quem não segue os que adoram os ídolos / e se perdem por falsos caminhos. – R.

2. Sacrifício e oblação não quisestes, / mas abristes, Senhor, meus ouvidos; / não pedistes ofertas nem vítimas, † holocaustos por nossos pecados. / E então eu vos disse: “Eis que venho!” – R.

3. Sobre mim está escrito no livro: † “Com prazer faço a vossa vontade, / guardo em meu coração vossa lei!” – R.

4. Boas-novas de vossa justiça † anunciei numa grande assembleia; / vós sabeis: não fechei os meus lábios! – R.

Evangelho: Marcos 1,29-39

Aleluia, aleluia, aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27). – R.

Proclamação do santo Evangelho segundo Marcos – Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então a febre desapareceu, e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios. – Palavra da salvação.

Reflexão

No Evangelho de hoje, o Senhor entra na casa de Simão, reclina-se sobre o leito da sogra dele e a cura da febre. Com isso, mostra o quanto nos quer bem, a ponto de importar-se até com nossas doenças.

Ele, que nos veio trazer a salvação, bem poderia ignorar nossas enfermidades do corpo e ocupar-se apenas das do espírito, que são os pecados. No entanto, sua atitude para com os doentes e desvalidos revela, como doutrina encarnada, o amor de seu misericordioso Coração.

Deus, com efeito, que se nos manifesta por meio da Palavra, revela-se também nos gestos e ações de seu Filho, em cujas condutas temos sempre a revelação de algum mistério, a expressão visível do amor do Pai e um ensinamento de ordem moral e espiritual. Através de Cristo, que “era sensível a toda a espécie de sofrimento humano” (João Paulo II, Carta Apostólica “Salvifici Doloris”, 11 fev. 1984, n. 16), Deus nos mostra, ao contrário do que nos quer fazer crer o pai da mentira, seu amor entranhável aos homens. Ele, que de nada necessita, quis nos criar; Ele, que nada deve a ninguém, livrou-nos da culpa do pecado; Ele, sumamente feliz, quis fazer-nos participantes de sua alegria no Céu.

Confiantes, pois, no amor divino, peçamos ao Senhor que se aproxime de nós e, reclinando-se sobre o leito de pecado em que jazemos, ordene à febre do nosso egoísmo que nos deixe de vez, para assim começarmos a amá-lo e a servi-lo.

 

 https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: