domingo, 16 de outubro de 2022

29º Domingo do Tempo Comum - Seja perseverante em sua caminhada de fé.

 Evangelho de hoje (Lc 18,1-8) - Egídio Serpa | Egídio Serpa - Diário do  Nordeste

Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

Na certeza de que ele sempre nos socorre, clamamos a Deus, a exemplo da viúva persistente da parábola evangélica. Inclinando a nós seu ouvido, o Senhor se dispõe a atender às nossas súplicas e fazer justiça aos injustiçados. Celebremos o mistério pascal de Cristo, que nos anima a permanecer firmes na verdade e no anúncio do Evangelho.

Primeira Leitura: Êxodo 17,8-13

Leitura do livro do Êxodo – Naqueles dias, 8os amalecitas vieram atacar Israel em Rafidim. 9Moisés disse a Josué: “Escolhe alguns homens e vai combater contra os amalecitas. Amanhã estarei, de pé, no alto da colina, com a vara de Deus na mão”. 10Josué fez o que Moisés lhe tinha mandado e combateu os amalecitas. Moisés, Aarão e Ur subiram ao topo da colina. 11E, enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia; quando abaixava a mão, vencia Amalec. 12Ora, as mãos de Moisés tornaram-se pesadas. Pegando então uma pedra, colocaram-na debaixo dele para que se sentasse, e Aarão e Ur, um de cada lado, sustentavam as mãos de Moisés. Assim, suas mãos não se fatigaram até o pôr do sol, 13e Josué derrotou Amalec e sua gente a fio de espada. ­­- Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 120(121)

Do Senhor é que me vem o meu socorro, / do Senhor que fez o céu e fez a terra.

1. Eu levanto os meus olhos para os montes: / de onde pode vir o meu socorro? / “Do Senhor é que me vem o meu socorro, / do Senhor que fez o céu e fez a terra!” – R.

2. Ele não deixa tropeçarem os meus pés, / e não dorme quem te guarda e te vigia. / Oh, não, ele não dorme nem cochila, / aquele que é o guarda de Israel! – R.

3. O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, / é uma sombra protetora à tua direita. / Não vai ferir-te o sol durante o dia, / nem a lua através de toda a noite. – R.

4. O Senhor te guardará de todo o mal, / ele mesmo vai cuidar da tua vida! / Deus te guarda na partida e na chegada. / Ele te guarda desde agora e para sempre! – R.

Segunda Leitura: 2 Timóteo 3,14-4,2

Leitura da segunda carta de São Paulo a Timóteo – Caríssimo, 14permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. 15Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, 17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra. 4,1Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir a julgar os vivos e os mortos, e em virtude da sua manifestação gloriosa e do seu Reino, eu te peço com insistência: 2proclama a Palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina. – Palavra do Senhor.

Evangelho: Lucas 18,1-8

Aleluia, aleluia, aleluia.

A Palavra de Deus é viva e eficaz em suas ações; / penetrando os sentimentos, vai ao íntimo dos corações (Hb 4,12). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!'” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” – Palavra da salvação.

Reflexão

Hoje, domingo, dia do Senhor, dia de rezar, dia de estar em comunhão mais profunda com Deus. Neste dia, meu irmão e minha irmã, recebemos este Evangelho, esta Liturgia que nos fala que devemos ser insistentes na oração.

Na Primeira Leitura deste domingo, acompanhamos a batalha de Israel contra os amalecitas, e que Israel vencia quando Moisés se colocava ali, no monte, em oração com os braços levantados. Quando Moisés abaixava os braços, Israel perdia, mas quando novamente ele levantava os braços, Israel vencia. E Moisés contou com a ajuda também de Aarão e Ur, para manter as suas mãos levantadas. É claro que não bastavam os gestos das mãos levantadas, mas o coração que se levanta, o coração que está em prece a Deus. O coração que confia em Deus vence qualquer batalha.

E Nosso Senhor contou essa parábola para dizer aos Seus discípulos da necessidade de rezar sempre. E contou a história dessa viúva diante de um juiz que não temia a Deus, o juiz iníquo. E essa viúva insistiu para que este juiz lhe fizesse justiça; o juiz tardou, tardou, mas até que ele cedeu, porque aquela mulher insistiu, ela persistiu.

Que o Senhor te encontre perseverante na Palavra d’Ele; insistindo hoje, amanhã e depois.

Meus irmãos, é assim que nós devemos ser na nossa vida de oração. É assim que nós devemos ser na nossa vida cristã: persistentes e insistentes.

Quando você quer muito algo, você tem que buscar muito. Esta mulher queria muito que este juiz lhe fizesse justiça e ele o fez. E será que o Pai do Céu não nos vai fazer justiça também, diante dos pedidos que nós fizermos a Ele? Mas é preciso insistir, é preciso persistir. É necessário confiar, é necessário estar na caminhada, é necessário estar com Ele sempre.

Façamos como esta viúva, sejamos perseverantes na fé, sejamos perseverantes na nossa caminhada com Deus.

E, no finalzinho do Evangelho, Jesus apresentou essa interrogação: “Mas será que quando o Filho do Homem voltar, Ele vai encontrar fé sobre a terra?”.

Em outras palavras, o Senhor está dizendo — citou o exemplo daquela mulher persistente —, Ele está dizendo a cada um de nós: “Será que quando eu voltar, vou encontrar pessoas perseverantes? Será que quando eu voltar, vou encontrar pessoas insistentes em viver a minha Palavra, em viver a caridade? Será que vou encontrar homens e mulheres de fé sobre a terra?”.

A resposta é minha e é sua! Que Ele nos encontre orantes, que Ele nos encontre persistindo na Palavra, em viver a Palavra, que Ele nos encontre vivendo a caridade. Sim, que o Senhor encontre fé sobre a terra, que Ele me encontre perseverando e que Ele te encontre perseverante na Palavra d’Ele; insistindo hoje, amanhã e depois.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado - Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário: