segunda-feira, 10 de outubro de 2022

28ª Semana do Tempo Comum - Jesus nos fala ao coração.

 Jesus e as multidões

Primeira Leitura: Gálatas 4,22-24.26-27.31-5,1

Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas – Irmãos, 22está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. 23Mas o filho da escrava nasceu segundo a carne, e o filho da livre nasceu em virtude da promessa. 24Esses fatos têm um sentido alegórico, pois essas mulheres representam as duas alianças: a primeira, Hagar, vem do monte Sinai; ela gera filhos para a escravidão. 26Porém a Jerusalém celeste é livre e é a nossa mãe. 27Pois está escrito: “Rejubila, estéril, que não dás à luz, prorrompe em gritos de alegria, tu que não sentes as dores do parto, porque os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os da mulher preferida”. 31Portanto, irmãos, não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre. 5,1É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai, pois, firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 112(113)

Bendito seja o nome do Senhor / agora e para sempre!

1. Louvai, louvai, ó servos do Senhor, / louvai, louvai o nome do Senhor! / Bendito seja o nome do Senhor / agora e por toda a eternidade! – R.

2. Do nascer do sol até o seu ocaso, / louvado seja o nome do Senhor! / O Senhor está acima das nações, / sua glória vai além dos altos céus. – R.

3. Quem pode comparar-se ao nosso Deus, / que se inclina para olhar o céu e a terra? / Levanta da poeira o indigente / e do lixo ele retira o pobrezinho. – R.

Evangelho: Lucas 11,29-32

Aleluia, aleluia, aleluia.   

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”. – Palavra da salvação.

Reflexão:
 
No Evangelho de hoje, Jesus refere-se aos judeus de sua época como uma geração má e perversa que está em busca de um sinal. E isto porque Deus já está falando conosco, embora na esmagadora maioria das vezes não lhe demos ouvido. Somos como Martas agitadas e inquietas, que se deixam levar pela primeira distração e não prestam atenção aos sinais interiores que o Senhor nos comunica. Nem mesmo ao maior deles, o próprio Verbo feito carne, estamos atentos. Daí a indignação com que Cristo repreende, não só os de sua época, mas também os que hoje vivemos: aqueles viam milagres e portentos, mas preferiam arranjar pretextos para negar que Jesus fosse mesmo o Cristo esperado; nós, por termos o coração duro e lento para crer, nos fazemos como que “impermeáveis” aos apelos que Deus constantemente nos dirige — apelos externos, como pregações, experiências de vida, sofrimentos, provações; apelos internos, como graças atuais, convites à oração, uma moção especial para confessar-se etc. Jesus nos interpela hoje e chama-nos a ter a atitude que outrora tiveram os ninivitas, em cujos corações a voz interior de Deus ressoou e obteve resposta. Como eles, cuja perversidade o Senhor convertera pelo desajeitado instrumento que era o profeta Jonas, reconheçamos o quanto somos amados pelo Pai e com que urgência ele deseja que, arrependidos e penitentes, nos livremos da punição devida aos nossos pecados. — Sagrado Coração de Jesus, convertei o nosso coração!
 
 
https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: