quarta-feira, 6 de julho de 2022

14ª Semana do Tempo Comum - Por que Jesus escolheu Judas?

 

 Evangelho do Dia

Leitura (Oseias 10,1-3.7-8.12)

Leitura da profecia de Oseias.

10 1 Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; na medida de sua produção, erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos. 2 Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruindo os seus simulacros. 3 E dizem, com efeito: “Não temos rei, porque não tememos o Senhor; e que nos fará o nosso rei?”

7 Samaria está aniquilada, seu rei é como espuma à tona da água.

8 Serão destruídos os lugares altos de Bet-Aven, o pecado de Israel. Espinhos e abrolhos crescerão nos seus altares; dirão então às montanhas: “Cobri-nos!” E às colinas: “Caí sobre nós!”

12 Semeai na justiça, e colhereis bondade em proporção. Lavrai novas terras! É tempo de buscar o Senhor, até que venha espalhar a justiça sobre vós.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 104/105

Buscai constantemente a face do Senhor!

Cantai, entoai salmos para ele,

Publicai todas as suas maravilhas!

Gloriai-vos em seu nome que é santo,

Exulte o coração que busca a Deus!

 

Procurai o Senhor Deus e seu poder,

Buscai constantemente a sua face!

Lembrai as maravilhas que ele fez,

Seus prodígios e as palavras de seus lábios!

 

Descendentes de Abraão, seu servidor,

E filhos de Jacó, seu escolhido,

Ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus,

Vigora suas leis em toda a terra.

Evangelho (Mateus 10,1-7)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 10 1 Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade.

2 Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão.

3 Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.

4 Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.

5 Estes são os Doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: "Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria;

6 ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel.

7 Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo".

Palavra da Salvação.

Reflexão

Hoje, Jesus escolhe os doze Apóstolos sobre os quais irá fundar a sua Igreja. Ao narrar essa passagem, São Lucas faz questão de salientar que, antes de os escolher, o Senhor "retirou-se a uma montanha para rezar" (Lc 6, 12). Tendo ali passado toda a noite orando a Deus, Cristo cumpriu com perfeição aquilo que Ele mesmo nos havia pedido e ordenado no Evangelho de ontem: "Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita" (Mt 9, 38). Escondido aos olhares do mundo, o Senhor pôs no coração do Pai todos aqueles que, segundo os seus eternos desígnios, estão predestinados a assumir o sagrado ministério de pregar a Palavra e dispensar os Santos Mistérios confiados à Igreja. "Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos" (Lc 6, 13); dentre os muitos que O seguiam, apenas alguns foram elevados à dignidade de serem enviados especialmente em seu nome: "Quem vos recebe", diz-lhes, "a mim recebe" (Mt 10, 40).

Há, porém, uma presença que nos costuma inquietar: "Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor" (Lc 11, 16), está ali, eleito como os demais. O que pensar desta escolha? Por que Cristo chamou a tão alto apostolado justamente aquele que O havia de entregar aos seus verdugos? Ora, por sua infinita caridade, Jesus escolhe Judas para ensinar-nos, antes de tudo, que o estado em que vivemos — seja como leigos, seja como Bispos, padres ou religiosos — não manifesta necessariamente o nosso grau de amor e santidade. Ser apóstolo não garante, por si só, a pureza dos costumes, a integridade da fé, a generosidade no serviço etc. A eleição de Judas também nos deve recordar de que, malgrado nem todos os sacerdotes do Altíssimo vivam fielmente a sua vocação, há um Senhor a governar providencialmente a sua Igreja, o mundo e todo curso da história humana. Nada escapa ao seu poder e ao seu olhar justíssimo, que sabe separar o joio do trigo.

Perseveremos hoje em nossas preces pelas vocações. Peçamos a Deus que aumente nossa fé e o nosso abandono à sua sapientíssima Providência, que tudo ordena para o bem daqueles que, com coração sincero, buscam agradá-lO e servi-lO, conforme o estado de vida que foram chamados a abraçar. Ao concluirmos nossa oração de hoje, peçamos também à Virgem Santíssima, Mãe da Igreja, que vele continuamente por aqueles que Cristo chamou ao sacerdócio.

 

https://padrepauloricardo.org 

Nenhum comentário: