terça-feira, 5 de julho de 2022

14ª Semana do Tempo Comum - Como ovelhas sem pastor.

Mateus 9, 27-31 - Jesus, Filho de Davi tem piedade de mim - Bíblia  Explicada em Capítulos e Versículos – O Amanhecer do Evangelho – Reflexões  e ilustrações de Pe. Lucas de

 Primeira Leitura (Os 8,4-7.11-13)

Leitura da Profecia de Oséias.

Assim fala o Senhor: 4Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu consentimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição.

5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um deus; será feito em pedaços esse bezerro da Samaria. 7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão.

11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito.

- Palavra do Senhor.

Responsório (Sl 113B)

— Confia, Israel, no Senhor!

— Confia, Israel, no Senhor!

— É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.

— Têm boca e não podem falar, têm olhos e não podem ver; têm nariz e não podem cheirar, têm ouvidos, não podem ouvir.

— Têm mãos e não podem pegar, têm pés e não podem andar; Como eles serão seus autores, que os fabricam e neles confiam.

— Confia, Israel, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo! Confia, Aarão, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo!

Evangelho (Mt 9,32-38)

— O Senhor esteja convosco.

—Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

—Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.

35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

— Palavra da Salvação.

Reflexão

O demônio, lembra-nos São Pedro, anda ao redor de nós "como um leão que ruge, buscando a quem devorar" (1Pd 5, 8). Para não cairmos nas mãos do nosso adversário, o Senhor quis confiar-nos aos pastores do seu rebanho: em primeiro lugar, aos Apóstolos, fundamentos da Igreja e testemunhas oculares da Ressurreição; em segundo, aos Bispos, sucessores dos Apóstolos e encarregados de apascentar a Igreja de Deus (cf. Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, n. 20); por fim, aos presbíteros, empenhados em pregar o Evangelho e "celebrar o culto divino, como verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento" (Id., n. 28). Unindo os operários de sua messe pelos vínculos de um íntima fraternidade sacramental (cf. CIC 1568), Cristo deseja ao mesmo tempo que nós, pequenas ovelhas de sua grei, rezemos para que Ele nos envie pastores segundo o seu Coração: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!" Dediquemos este dia a rezar de modo especial pelas vocações. Oremos também ao Senhor que santifique o Bispo de nossa diocese, fazendo-o humilde servidor daqueles que governa. Que a Virgem Maria, Regina Apostolorum, proteja todos os que Deus, em sua Providência, escolheu como ministros e dispensadores dos seus Mistérios. — Enviai, Senhor, trabalhadores santos para a vossa messe!

 

https://padrepauloricardo.org 

Nenhum comentário: