domingo, 13 de janeiro de 2019

Solenidade do Batismo do Senhor -Tu és o meu Filho amado,em Ti ponho minha afeição"


 
 Resultado de imagem para batismo de jesus
1a Leitura - Isaías 42,1-4.6-7
Leitura do livro do profeta Isaías.
42 1 “Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.
2 Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas.
3 Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá,
4 até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos.
6 Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações;
7 para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 28/29
Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
Filhos de Deus, tributai ao Senhor,
tributai-lhe a glória e o poder!
Dai-lhe a glória devida ao seu nome;
adorai-o com santo ornamento!

Eis a voz do Senhor sobre as águas,
sua voz sobre as águas intensas!
Eis a voz do Senhor com poder!
Eis a voz do Senhor majestosa.

Sua voz no trovão reboando!
No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”
É o Senhor que domina os dilúvios,
o Senhor reinará para sempre!

2a Leitura - Atos 10,34-38
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
10 34 Então Pedro tomou a palavra e disse: “Em verdade, reconheço que Deus não faz distinção de pessoas,
35 mas em toda nação lhe é agradável aquele que o temer e fizer o que é justo. 36 Deus enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando-lhes a boa nova da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos. 37 Vós sabeis como tudo isso aconteceu na Judéia, depois de ter começado na Galiléia, após o batismo que João pregou. 38 Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder, como ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com ele”.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 3,15-16.21-22
Aleluia, aleluia, aleluia.
Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu filho muito amado; escutai-o, todos vós! (Mc 9,7)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 3 15 como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo,
16 ele tomou a palavra, dizendo a todos: “Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. 21 Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: “Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição”.
Palavra da Salvação.


Neste domingo, depois  celebrarmos a Epifania do Senhor, somos agraciados com a Solenidade do Batismo do Senhor!  Festa que marca a passagem do tempo Natalino para o Tempo Comum, lembrando-nos o início do Ministério de Jesus, quando Ele sai da sua vida oculta  para entrar na vida pública!
O ponto forte da liturgia desta solenidade é a declaração de amor e confiança que o Pai transmite ao Filho, no momento decisivo de sua vida!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos coloca às margens do rio Jordão, onde Jesus se misturou aos pecadores para também receber o Batismo de João.
O texto começa falando da expectativa do povo quanto a vinda do Messias. O povo oprimido, não suportava  mais o peso da dominação, a vinda do Messias, era a única esperança deles, por isto, era aguardada com ansiedade.
Muitos, num anseio por dias melhores, perguntavam a si mesmo, se João não seria o Messias!  Por sua vez, João, ciente desta  dúvida do povo, da aceitação  à sua pessoa, jamais  teve a intenção de se  passar como o Messias, ele era taxativo em dizer que ele não era o Messias, não era sua pretensão, atrair pessoas para si, e sim, para o Messias que haveria de chegar!
Ao falar do Messias, João fazia questão de enfatizar a sua pequenez diante a grandeza de Jesus: “eu não sou digno de desamarrar as suas sandálias.”
Vendo Jesus aproximar-se dele, para receber o batismo, João se surpreende, à princípio, ele  recusa a batizá-Lo dizendo: “Eu preciso ser Batizado por ti, e tu vens a mim?”( Mt3,13-14). Mas os argumentos de Jesus convenceram  João,  e o Batismo de conversão acontece, mesmo não sendo necessário, já que Jesus não tinha pecados.
Ao entrar na fila para receber o Batismo de João, Jesus assume publicamente a nossa humanidade, estabelecendo desde já, um vínculo de proximidade com os pecadores, solidarizando-se com eles!
Com este gesto de total humildade, Jesus experimenta a fragilidade humana, deixando claro, que Ele, na sua trajetória terrena, não faria uso de suas prerrogativas divinas!
No ato do seu Batismo, Jesus se revela totalmente humano, descendo  até a fragilidade humana, recebendo um Batismo que era destinador aos pecadores. E foi na sua humanidade, que Ele revelou totalmente  Divino!  
No Batismo de Jesus, acontece uma Teofania, isto é: a  manifestação do Deus Trindade: O Pai faz uma declaração ao Filho e o Espírito se manifesta Nele de forma visível, em forma de pomba, o que mostra claramente a harmonia entre as três pessoas da Trindade Santa: Pai, Filho, Espírito Santo!
Ao sair das águas do rio Jordão, Jesus, ungido pelo Espírito do Senhor e encorajado pelo o Pai, que carinhosamente o apresentou à humanidade, dá início ao Seu Ministério, disposto a dar a vida por aqueles que o Pai lhe confiara. 
Passando pelas águas do Batismo, Jesus abre para a humanidade, um caminho novo, com a proposta de transformar o nosso presente e garantir o nosso futuro, abrindo as portas do céu para nós!
O Batismo de Jesus, é ampliado na vida de cada um de nós, é um chamado a vivencia da fé, a assumirmos o compromisso de servidores do Reino!
É importante termos um entendimento melhor da dimensão do nosso Batismo; o Batismo não deve ser visto como tradição, como bênção para que uma criança tenha mais saúde, ou para o perdão dos pecados, o Batismo, é compromisso, ele nos insere em Cristo, torna-nos participantes da vida Dele!
Quando criança, nossos pais e padrinhos assumem este compromisso, nos orientando no campo da fé, quando crescemos, a responsabilidade passa a ser  nossa, no Sacramento da Crisma, confirmamos este compromisso!
Como Batizados, somos inseridos na família Trinitária convocados a darmos testemunho de Jesus em qualquer circunstancia.
Batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, haveremos de ver repetir no coração da Igreja, a mesma manifestação de Deus, como no Batismo de Jesus: “ Tu és o meu Filho (a) amado!” 
Ser Batizado é ser como Jesus: pessoas para outras pessoas!
Participar da Festa do Batismo de Jesus é fazer memória do nosso Batismo!
Você guardou a data do seu Batismo? Se você guardou, quem bom, celebre-a!  O dia do nosso  Batismo,  é tão importante quanto a data do nosso  nascimento.
 
 

Olívia Coutinho

Nenhum comentário: