terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Solenidade da Mãe de Deus - Deram-lhe o nome de Jesus...

Resultado de imagem para Lucas 2,16-21

1a Leitura - Números 6,22-27
Leitura do livro dos Números.
6 22 O Senhor disse a Moisés:
23 “Dize a Aarão e seus filhos o seguinte: eis como abençoares os filhos de Israel:
24 O Senhor te abençoe e te guarde!
25 O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça!
26 O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz!
27 E assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 66/67
Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.

Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,
e sua face resplandeça sobre nós!
Que na terra se conheça o seu caminho
e a sua salvação por entre os povos.

Exulte de alegria a terra inteira,
pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidão
e guiais, em toda a terra, as nações.

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem!
Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,
e o respeitem os confins de toda a terra!

2a Leitura - Gálatas 4,4-7
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.
4 4 Irmãos, quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei,
5 a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção.
6 A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!
7 Portanto já não és escravo, mas filho. E, se és filho, então também herdeiro por Deus.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 2,16-21
Aleluia, aleluia, aleluia.
De muitos modos, Deus outrora nos falou pelos profetas;
nestes tempos derradeiros, nos falou pelo seu Filho (Hb 1,1s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
2 16 Os pastores foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. 17 Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino.
18 Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores.
19 Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração.
20 Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito.
21 Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Ainda no tempo do Natal, primeiro dia do ano, somos agraciados com a solenidade da Santa Mãe de Deus! É a Igreja nos convidando a reverenciar aquela que fez do seu ventre, o primeiro Sacrário de Jesus! 
O ventre sagrado de Maria, abrigou a Luz que veio dissipar as trevas  presente no coração humano! Deus poderia chegar até  a nós, de várias maneiras, mas Ele quis “usar” o humano como caminho, Maria foi a escolhida para fazer este caminho!
Deus se manifestou ao mundo, na pessoa de Jesus, dando-nos a graça de participar da sua divindade! Ele se fez homem nascendo de Maria, portanto, Maria é a Mãe de Deus, negar esta verdade, é não reconhecer Jesus como o Deus encarnado!
Muitas coisas, no campo da fé, são Mistérios e assim sendo, estão além da nossa compreensão, o que não nos impede de abraça-los. Façamos como Maria, que ao receber o anuncio de que ela seria a mãe do Filho de Deus, ela abraçou este Mistério, sem questionar, colocando-se por inteira a serviço de Deus.
Contemplemos a Mãe de Deus, meditando sobre a importância da maternidade! Todos nós, homens e mulheres, deveríamos ser um pouco maternos, a maternidade vem nos falar de fecundidade, de afeto, de carinho, de docilidade, de cuidados... Como seria bom, se entrássemos neste ano, com o nosso coração cheio destes sentimentos que são próprios de quem ama e se deixa amar!
A Mãe de Deus é  modelo de vida cristã, um modelo que deve ser seguido por todos nós! Nossa vida, se pautada no exemplo desta grande mulher, com certeza, será uma vida fecunda!
Que nossos corações estejam sempre iluminados pela a luz da bondade, a mesma Luz que iluminou o coração de Maria, a grande defensora dos pobres e  oprimidos...
Aprendamos com a Mãe de Deus, a olhar o outro com os olhos de mãe, isto é: com um olhar de misericórdia que sabe ver o lado bom que todo o ser humano possui, pois todos nós, no pecado ou não, somos  filhos de Deus, amados igualmente por Ele...
Vem somar a esta solenidade, o dia Mundial da Paz, o que tem muito a ver com Maria, que é a Rainha da paz! Maria é Rainha de uma paz que brota no coração de quem realiza a vontade Deus! Esta paz, todos nós podemos ter  independente  das circunstâncias em que vivemos.
O dia Mundial da Paz, vem nos despertar sobre a importância de nos tornarmos construtores da Paz, seja no ambiente familiar, no trabalho, no convívio social...
De uma coisa, podemos ter certeza, em todo o ambiente em que Jesus se faz presente, existe paz, pois Jesus é por excelência, o dono da Paz, da paz que é fruto da sua ressurreição, uma paz que e alicerçada no tripé da verdade, da justiça e do perdão.
O Evangelho que a liturgia desta solenidade nos convida a refletir, destaca o sinal de salvação: "Um recém-nascido, deitado numa manjedoura!" É a partir deste cenário, que um mundo novo começa a se descortinar, que as promessas de Deus começam a se cumprirem: Num lugar, onde se punha alimento para os animais, estava deitado aquele que se tornaria  nosso alimento!
É na fragilidade de um recém-nascido, que o Salvador começa a se manifestar no mundo, tendo como seus primeiros visitantes, os pobres, os pastores, pessoas excluídas da sociedade que nem eram vistos como gente. Foram estes, os primeiros a receberem a Boa Notícia: “Hoje na cidade de Davi, nasceu para vocês o Salvador, o Messias, o Senhor.”(Lc2,11) Assim que receberam esta notícia, proferida pelo o Anjo, eles vão apressadamente ao encontro desta grande Luz!
Deus veio ao nosso encontro, na pessoa de Jesus, agora somos nós, que devemos ir a seu encontro por meio de Jesus. Jesus é o caminho que nos leva ao Pai...  




Olivia Coutinho

Nenhum comentário: