sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Liturgia Diaria – “somos leprosos, doentes necessitados de cura”.


 
Resultado de imagem para Lucas 5,12-16
1a Leitura - 1 João 5,5-13
Leitura da primeira carta de são João.
5 5 Irmãos, quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
6 Ei-lo, Jesus Cristo, aquele que veio pela água e pelo sangue; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o Espírito é a verdade.
7 São, assim, três os que dão testemunho:
8 o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho.
9 Aceitamos o testemunho dos homens. Ora, maior é o testemunho de Deus, porque se trata do próprio testemunho de Deus, aquele que ele deu do seu próprio Filho.
10 Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho de Deus. Aquele que não crê em Deus, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho.
11 E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho.
12 Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
13 Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 147/147B
Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
Pois reforçou com segurança as tuas portas
e os teus filhos em teu seio abençoou.

A paz em teus limites garantiu
e te dá como alimento a flor do trigo.
Ele envia suas ordens para a terra,
e a palavra que ele diz corre veloz.

Anuncia a Jacó sua palavra,
seus preceitos, suas leis a Israel.
Nenhum povo recebeu tanto carinho,
nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho - Lucas 5,12-16
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus pregava a boa nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
5 12 Estando Jesus numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Vendo Jesus, lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou: “Senhor, se queres, podes limpar-me”.
13 Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: “Eu quero; sê purificado!” No mesmo instante desapareceu dele a lepra.
14 Ordenou-lhe Jesus que o não contasse a ninguém, dizendo-lhe, porém: “Vai e mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés prescreveu, para lhes servir de testemunho”.
15 Entretanto, espalhava-se mais e mais a sua fama e concorriam grandes multidões para o ouvir e ser curadas das suas enfermidades.
16 Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar.
Palavra da Salvação.

 Reflexão 

Naquele tempo a lepra era uma doença maldita e os que eram acometidos dela viam-se excluídos e rejeitados. Por isso, aquele homem pedia a Jesus para purificá-lo a fim de que pudesse ser reintegrado na sociedade. Da mesma forma que a lepra, o pecado é uma moléstia que nos afasta da convivência com Deus e com os irmãos. Quando pecamos a nossa alma se acha enferma e naturalmente se afasta da graça de Deus. Por isso, sentimos as consequências na nossa vida e enveredamos por um caminho de trevas sentindo-nos excluídos e marginalizados. Mas, Jesus sempre quer nos curar e como disse àquele leproso ele nos diz: “Eu quero, fica purificado”! Uma simples palavra de Jesus e nós estamos livres do mal que antes nos subjugava. O mais importante, porém, é que possamos reconhecer a nossa doença e, como o leproso, nos jogar aos pés de Jesus para humildemente pedir a cura do nosso pecado. 
 
Às vezes nós   não conseguimos fazer assim porque nos é custoso admitir que somos pecadores e estamos sujos precisando ser purificados. Na maioria das vezes pedimos perdão da boca pra fora sem ter segurança e convicção de que somos, realmente, “leprosos”, doentes necessitados de cura. Jesus mandou que o leproso se apresentasse ao sacerdote a fim de ser reintegrados à convivência com a sociedade. Da mesma forma Ele nos cura e nos liberta, mas nos orienta a mostrar-nos ao sacerdote para que nós possamos voltar ao convívio da Igreja. -  Você também se considera leproso (a)? – Você tem caído aos pés de Jesus para pedir cura para a sua “lepra”? – Você tem sido sincero (a) ao pedir perdão pelos seus pecados? – Você tem se apresentado ao sacerdote, mesmo depois de ter sido curado (a) por Jesus nas suas orações? – Você tem paz nos seus relacionamentos?
 
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: