sexta-feira, 2 de março de 2018

Habitados pelo Espírito que nos queima, ilumina, diviniza e nos protege.


Nada mais urgente do que ser do Senhor, completamente do Senhor e deixar que o tempo da vida seja gasto para que os jogados à beira da estrada possam levantar-se e serem levados aos albergues onde serão gente, gente de pé, gente amada.
Perder-se no adorável mistério de Deus e viver um amor sem sombras.

Felizes os cristãos e religiosos que levam uma vida intensamente espiritual: fidelidade na oração de intimidade, escuta da Palavra, seguimento de Cristo, delicadeza de consciência.

Todos esses “expedientes” nos levam ao tema da habitação do Espírito na vida de cada um.  Ao longo da caminhada de peregrinos pobres, na fidelidade à voz do Senhor, vamos nos dando conta que somos  habitados pelo Espírito que nos queima, ilumina e diviniza.

Num mundo como o de hoje, é muito comum nos sentirmos frágeis perante a maldade humana.

O que não falta são pessoas com inveja, que exalam “energia negativa” no ambiente.

Como fazer para nos “blindar”, nos proteger de toda a maldade humana, para que ela não nos atinja, não nos derrube?

A melhor solução, disparadamente na frente de qualquer outra, é ter Deus dentro do nosso coração.

Quem tem Deus dentro do coração está “blindado” protegido!

Há duas formas de ter Deus dentro do coração: sentimentalmente e efetivamente.

Das duas formas, não há dúvida de que a melhor é a segunda, pois nela Deus estará “realmente” presente dentro da nossa alma, e não só como sentimento.
Deus é tão bom, tão bom, que Ele prometeu que estaria presente realmente dentro daqueles filhos que seguem os seus mandamentos: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” (João 14, 23).

Esta é uma das verdades mais impressionantes da nossa fé: a morada de Deus dentro da alma daquele que o ama, que guarda a sua palavra.

Essa morada tem um nome específico: “inabitação”. In-habitação: é a morada de Deus dentro de nós.

É uma linguagem e uma realidade espiritual, não que possamos dizer que Deus está aqui, "sentado no meu pulmão, escorado no meu coração".

É uma ação atribuída ao Espírito Santo, mas sabemos que a ação de uma das Pessoas é ação dos Três. "Esta admirável união, que com termo próprio se chama "inabitação", difere apenas daquela com que Deus no céu abraça e beatifica os bem-aventurados, só pela nossa condição (de viajores na terra)

Uma pergunta agora é importante: quem é aquele que guarda a sua palavra?
É aquele que procura seguir os seus mandamentos e está atualmente com o coração puro. 

Ou seja, é aquele que, se por algum motivo desobedeceu a algum dos mandamentos, pediu perdão na confissão e agora está com o coração puro. A condição de estar com o coração atualmente puro tem um nome específico, que é “estado de graça”. Isto é, quem está em estado de graça atualmente tem Deus morando “realmente” dentro da sua alma. Entende-se que seja assim, pois, se nós ofendemos a Deus deixando de viver um dos seus mandamentos, é natural que Deus não esteja presente no nosso coração enquanto não pedirmos perdão a Ele.
O que devemos fazer então para que fiquemos “blindados”?

Devemos estar em estado de graça, sem nenhuma ofensa grave contra Deus, contra os seus mandamentos. Dos seus mandamentos, Deus considera grave faltar à missa, pecar contra a castidade, ter ódio no coração, além de outras coisas graves, como matar, roubar etc. É muito importante sabermos bem quais são os pecados graves, o que é, por exemplo, pecar contra a castidade, para mantermos o nosso estado de graça.

Quem tem Deus dentro de sua alma, efetivamente, o que poderá temer que venha de fora?

Nada, absolutamente nada. Ter Deus dentro do coração é ter uma couraça inexpugnável, é estar protegido contra toda a maldade humana.
Vamos fazer o propósito de vivermos sempre em estado de graça, e assim estaremos “blindados” de um modo extraordinário. 
 Blog Pe Emilio Carlos

Nenhum comentário: