quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

LITURGIA DIÁRIA - “SE QUERES TENS O PODER DE CURAR-ME.”

 Resultado de imagem para JESUS CURA LEPROSO
1a Leitura - 1 Samuel 4,1-11
Leitura do primeiro livro de Samuel.
4 1 A palavra de Samuel foi dirigida a todo o Israel. Israel saiu ao encontro dos filisteus para combatê-los. Acamparam junto de Eben-Ezer, enquanto os filisteus acampavam em Afec.
2 Os inimigos puseram-se em linha de batalha diante de Israel e começou o combate. Israel voltou as costas aos filisteus, e foram mortos naquele combate cerca de quatro mil homens.
3 O povo voltou ao acampamento e os anciãos de Israel disseram: “Por que nos deixou o Senhor sermos batidos hoje pelos filisteus? Vamos a Silo e tomemos a arca da aliança do Senhor, para que ela esteja no meio de nós e nos livre da mão de nossos inimigos”.
4 O povo mandou, pois, buscar em Silo a arca da aliança do Senhor dos exércitos, que se senta sobre querubins. Os dois filhos de Heli, Ofni e Finéias, acompanhavam a arca da aliança de Deus.
5 Quando a arca do Senhor entrou no acampamento, todo o Israel rompeu num grande clamor, que fez tremer a terra.
6 Os filisteus, ouvindo-o, disseram: “Que significa esse grande clamor no acampamento dos hebreus?” E souberam que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento.
7 Então tiveram medo e disseram: “Deus chegou ao acampamento. Ai de nós! Até agora nunca se viu coisa semelhante!
8 Ai de nós! Quem nos salvará da mão destes deuses poderosos? São eles que feriram os egípcios com toda a sorte de pragas no deserto.
9 Coragem, ó filisteus! Portai-vos varonilmente, não suceda que sejais escravizados aos hebreus como eles o são a vós. Sede homens e combatei”.
10 Começaram a luta e Israel foi derrotado, fugindo cada um para a sua tenda. Houve um espantoso massacre, tendo caído de Israel trinta mil homens de pé.
11 A arca de Deus foi tomada e os dois filhos de Heli, Ofni e Finéias, pereceram.
Palavra do Senhor.

Salmo - 43/44
Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão! 

Porém, agora nos deixastes e humilhastes,
já não saís com nossas tropas para a guerra!
Vós nos fizestes recuar ante o inimigo,
os adversário nos pilharam à vontade.

De nós fizestes o escárnio dos vizinhos,
zombaria e gozação dos que nos cercam;
para os pagãos somos motivo de anedotas,
zombam de nós a sacudir sua cabeça.

Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis?
Despertai! Não nos deixeis eternamente!
Por que nos escondeis a vossa face
e esqueceis nossa opressão, nossa miséria?

Evangelho - Marcos 1,40-45
Aleluia, aleluia, aleluia. Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23). 
Resultado de imagem para Marcos 1,40-45
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
1 40 Aproximou-se de Jesus um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me."
41 Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: "Eu quero, sê curado."
42 E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado.
43 Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação:
44 "Vê que não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho."
45 Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele.
Palavra da Salvação.

Podemos até dizer que temos fé, mas se não aplicarmos na nossa vida, os  ensinamentos de Jesus, não somos  reconhecidos por Ele, pois  não vivemos a fé que professamos, não damos vida a sua palavra.
O ponto fundamental de todos os ensinamentos de Jesus, sempre foi  o  amor, Jesus era movido pelo o amor, por onde Ele passava, exalava amor, todas as suas ações se convergiam para o bem das pessoas, principalmente daqueles que o mundo desprezava.
Como continuadores da sua presença  aqui na terra, não podemos ficar indiferentes ao sofrimento do nosso irmão e nem deixar que eles desconheçam a verdade que liberta!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, continua narrando as ações vivificantes de Jesus, nos mostrando o tamanho da sua compaixão para com os sofredores.
Desta vez, o beneficiado da ação libertadora de Jesus, é um homem acometido por uma doença que não somente lhe causava feridas no corpo, como também, feridas profundas na alma que é a lepra.
A lepra, hoje conhecida como hanseníase, era uma doença incurável, quem a contraia, era considerado impuro, condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social, religioso e familiar e quando alguém se livrava deste mal, a sua cura era considerada como obra exclusiva de Deus. Para que uma pessoa curada, pudesse voltar a sua vida normal, era preciso que a sua cura fosse constatada pelos os  sacerdotes, somente eles poderiam liberá-lo para o retorno ao convívio social... 
O leproso, citado no evangelho, que já havia perdido a esperança no humano, viu  em Jesus, a sua única possibilidade de cura, por isso ele não hesitou em infringir as leis, para chegar até a Ele. Prostrado à seus pés, ele, movido pela fé, diz a Jesus: “Se queres, tens o poder de curar-me.” E contrariando as leis, que proibiam qualquer contato com os leprosos, Jesus, não somente permite que aquele homem se aproxime Dele, como também toca nele dizendo: “Eu quero: fica curado!”
Ao ser curado, aquele homem, antes excluído, sente abraçado por Deus, experimentando no corpo e na alma, a ação libertadora de Jesus! A partir daquele  momento, ele recobra para além da sua vida física, a sua vida social, familiar e religiosa. Superada toda a marginalização, e completamente revestido da graça de Deus, ele vê surgir  diante de si, novas perspectivas! E mesmo sendo recomendado por Jesus, para não espalhar o acontecido, ele não o  obedece, pois não consegue guardar só para si, tamanha alegria!  A se ver livre da lepra, aquele homem, proclama com veemência o nome de Jesus, dando testemunho da sua cura. 
Esta narrativa nos mostra, que pela fé, é possível vencer todos os obstáculos que nos impede de aproximarmos de Jesus, de sermos tocados por Ele! A fé abre caminhos, nos coloca diante de Jesus, como colocou aquele leproso.
Para absorvermos melhor a mensagem que este evangelho quer nos passar, é importante nos colocarmos dentro do contexto, sentir a mesma alegria de quem é libertado por Jesus, é esta alegria que vai nos motivar a sermos continuadores e multiplicadores das ações libertadores de Jesus no meio em que vivemos.
 
 

 
Olívia Coutinho

Nenhum comentário: