sábado, 13 de janeiro de 2018

LITURGIA DIÁRIA - VIM PARA CHAMAR OS PECADORES

 Imagem relacionada
1a Leitura - 1 Samuel 9,1-4.17-19; 10,1
Leitura do primeiro livro de Samuel.
9 1 Havia um homem de Benjamim, chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia, de família benjaminita, que era um homem valente.
2 Tinha um filho chamado Saul, que era jovem e belo. Não havia em Israel outro mais belo do que ele; dos ombros para cima sobressaía a todo o povo.
3 Tendo-se perdido as jumentas de Cis, pai de Saul, disse aquele ao seu filho: “Toma um servo contigo e vai procurar as jumentas”.
4 Saul atravessou a montanha de Efraim e entrou na terra de Salisa, sem nada encontrar; percorreu a terra de Salim, mas em vão. Na terra de Benjamim não as encontrou tampouco.
17 Quando Samuel viu Saul, Deus disse-lhe: “Eis o homem de quem te falei: este reinará sobre o meu povo”.
18 Saul aproximou-se de Samuel à porta da cidade e disse-lhe: “Rogo-te que me digas onde é a casa do vidente”.
19 “Sou eu mesmo o vidente”, respondeu Samuel; “sobe na minha frente ao lugar alto; comereis hoje comigo. Amanhã te deixarei partir, depois de ter revelado a ti tudo o que tens no coração”.

10 1 Samuel tomou um pequeno frasco de óleo e derramou-o na cabeça de Saul; beijou-o e disse: “O Senhor te confere esta unção para que sejas chefe da sua herança”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 20/21
Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra. 

Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra;
quando exulta de alegria em vosso auxílio!
O que sonhou seu coração, lhe concedestes;
não recusastes os pedidos de seus lábios. 

Com bênção generosa o preparastes;
de ouro puro coroastes sua fronte.
A vida ele pediu e vós lhe destes,
longos dias, vida longa pelos séculos. 

É grande a sua glória em vosso auxílio;
de esplendor e majestade o revestistes.
Transformastes o seu nome numa bênção
e o cobristes de alegria em vossa face.

Evangelho - Marcos 2,13-17
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18). 
 Resultado de imagem para Marcos 2,13-17
  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
 
2 13 Jesus saiu de novo para perto do mar e toda a multidão foi ter com ele, e ele os ensinava.
14 Quando ia passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto da arrecadação e disse-lhe: "Segue-me." E Levi, levantando-se, seguiu-o.
15 Em seguida, pôs-se à mesa na sua casa e muitos cobradores de impostos e pecadores tomaram lugar com ele e seus discípulos; com efeito, eram numerosos os que o seguiam.
16 Os escribas, do partido dos fariseus, vendo-o comer com as pessoas de má vida e publicamos, diziam aos seus discípulos: "Ele come com os publicamos e com gente de má vida?"
17 Ouvindo-os, Jesus replicou: "Os sãos não precisam de médico, mas os enfermos; não vim chamar os justos, mas os pecadores."
Palavra da salvação. 


Jesus surpreendeu aos representantes do judaísmo local, em suas atividades e decisões.Naquele dia em que todos os presentes esperavam que Jesus condenasse e autorizasse o apedrejamento daquela pecadora, Ele surpreendeu com uma declaração inesperada. “Quem de vós não tiver nenhum pecado, começa a atirar as pedras”. E o final daquele episódio foi com a absolvição daquela mulher, com uma condição: Não peques mais...Jesus incomodava os que se apresentavam como perfeitos, indo comer com os pecadores. E isso os irritou ainda mais com a sua resposta: ...aqueles que estão com saúde não precisam de médicos...Jesus continua nos surpreendendo ainda hoje. 

 Tomemos como ponto de reflexão, a carreira desse magnífico PADRE MERCELO ROSSI,  com sua voz belíssima, e todos os seus talentos dados por Deus, é claro!Ele, em sua humildade, quase não fazia questão de mostrar a sua bela voz. Se empenhava muito mais em animar, do que em cantar. Repetia a letra da canção, e não soltava a sua voz. Notamos isso principalmente no seu primeiro CD.Depois, talvez por pressão dos seus amigos, padre Marcelo finalmente solta a sua voz e canta nos encantando, e nos santificando, pois suas canções, são verdadeiras orações.E a sua última música linda, foi aquela em que ele pede a Deus Pai que lhe faça um milagre. Faça um milagre em mim.  

Linda demais. A gente ouve, e ouve, e se arrepia e ouve outras muitas vezes.E eis que o seu pedido parece que foi atendido. Faça um milagre em mim...De repente, o Pe. Marcelo aparece todo magro, desfigurado, e aparentemente todo acabado. E aí? O que lhe teria acontecido? Ele cometeu algum pecado grave e foi castigado? É o que muitos perguntam.  O que foi aquilo? Meu Deus! dizem outros. Ouvi um sujeito dizer em um restaurante em que a TV mostrou o pe. Marcelo: Ele está com AIDS!Até parece AIDS!... Mas pelo que se sabe, Pe. Marcelo sofreu um acidente na esteira rolante, e teve de tomar muitos anti-inflamatórios, o que lhe afetou gravemente os rins provocando aquele grande inchaço generalizado.

Mas o que lhe teria causado depois aquele estado de profunda magreza?Sabemos que ele foi muito admirado, assim como foi invejado. Sabemos também que foi do mesmo modo muito tentado. Tentações e inveja não lhe faltaram!Certa vez em uma ordenação sacerdotal, o bispo no final iniciou o seu discurso assim: Ele olhou para os novos padres, saídos do forno ainda quentinhos, e disse: O DIABO ODEIA VOCÊS.Com toda certeza, o demônio não era fã de Padre Marcelo Rossi, como nós o somos.E, portanto, deve ter lhe preparado muitas armadilhas. Porém, eu pessoalmente não creio que o Pe. Marcelo tenha cometido nenhum pecado grave.Tentando olhar a trajetória desse maravilhoso padre, com os olhos de Deus, podemos chegar a uma conclusão, aos olhos do Evangelho e entender que:O sucesso de Pe. Marcelo Rossi é diferente do sucesso de Elvis Presley. 

O Elvis, chegou aos píncaros da glória, mas de modo estritamente pessoal.Enquanto que Marcelo Rossi, o seu sucesso é o sucesso do Reino de Deus, e não da sua pessoa.  Portanto, em vez de o considerarmos um ícone, um astro da música religiosa, devemos vê-lo como instrumento para a GLÓRIA DE DEUS PAI.Desse modo, fica mais fácil entender que a sua doença, acontecida em pleno pico de sua carreira, não foi um castigo de Deus, mas sim, para que ele, antes de terminar a sua missão, tivesse a sua alma salva de todas as ambições terrenas, tentações, e de toda inveja. Um triste fim? Não, se olharmos com os olhos de Deus.Pe. Marcelo brilhou? Sim! 
Mas é indispensável entender que esse brilho não é necessariamente seu, mas sim da GLÓRIA DE DEUS.Estamos tristes com esse fim? Claro que estamos, infelizmente, pois não deveríamos estar! Porque precisamos entender que é a  vontade do Pai que dever se realizar, e não a nossa.Padre Marcelo. Desculpe se escrevi coisas imprecisas, ou indevidas. Sempre fui e serei seu fã. Tenho usado suas lindas músicas nos meus vídeos no You Tube. Por favor, não me pressione pelos direitos autorais!  




José Salviano

Nenhum comentário: