sábado, 19 de dezembro de 2015

PAPAI NOEL: INIMIGO DE CRISTO?


ULTIMAMENTE, TODA vez que chega o final do ano há uma grande preocupação da parte de muitos fiéis católicos, também sacerdotes e bispos, no sentido de se combater a influência supostamente nefasta da crença infantil no "Papai Noel", por desviar as atenções do verdadeiro sentido do Natal. Que dizer sobre este polêmico assunto?

Eu, Henrique Sebastião, diretor do apostolado 'Fiel Católico', tenho uma opinião muito bem definida a esse respeito. Por ser natural do Estado de Santa Catarina, – sul do Brasil, – particularmente de um município em que a influência europeia, especialmente germânica, é realmente muito presente, desde muito cedo tive estimuladas as minhas fantasias natalinas infantis. Tanto que até bem grandinho eu ainda acreditava em Papai Noel... Acho que só comecei a desconfiar de que tudo não passava de fantasia aos meus 7, 8 anos de idade (claro, eram outros tempos e as crianças eram bem mais inocentes há três ou quatro décadas). O fato é que minha imaginação, que já era fértil, era criativamente favorecida pelos meus pais, – em especial minha mãe, – e por meu único irmão quase dez anos mais velho. Poucos dias antes do Natal, faziam-me pendurar uma de minhas meias na soleira da janela, antes de me deitar, e no dia seguinte eu a encontrava cheia de doces e guloseimas. "Ora, ora, veja o que o Papai Noel lhe trouxe!", me diziam... Eu, claro, delirava com tudo aquilo. Na véspera de Natal, em minha terra, havia (e ainda permanece) o costume de alguém, – via de regra o pai da família, – se vestir de Papai Noel para uma rápida aparição, talvez jogando presentes pela janela ou coisa do gênero. Tudo muito fascinante para uma criança. 

Ocorre que a figura do Papai Noel está, de fato, intensamente associada às tradições natalinas, e seria ingenuidade supor que poderíamos mudar isso com sermões durante as homilias. Não há dúvida de que, nos nossos dias, nas campanhas publicitárias, nas decorações de ruas e lojas, nos programas de TV, nas revistas, nas redes sociais da internet e nos enfeites natalinos em geral, está muito mais presente a imagem desse personagem fictício (ou nem tanto, como veremos) do que a do Menino Jesus. 

Isso está errado? Sem dúvida nenhuma. Afinal de contas, o Natal é uma festa cristã: trata-se da celebração do Nascimento do homem-Deus, Jesus Salvador. Ora, como é que se pode comemorar um aniversário sem se homenagear o Aniversariante?

Todavia, mesmo assim, eu acho que a maioria dos homens à frente da Igreja comete um equívoco primário ao lidar com o problema, principalmente no seu enfoque. Tentam combater o tal "bom velhinho" com certa agressividade, declarando-o inimigo do verdadeiro Natal, dizendo que estamos deixando Jesus de lado por culpa dele ou coisa desse tipo... Acho que este não é um bom caminho. Mais ainda, tenho convicção de que, deste modo, não se resolverá o problema, muito pelo contrário: deste modo, passaremos por amargos, antipáticos, implicantes.

Ora, por mais cristãos e apaixonados por Nosso Senhor que sejamos, temos que reconhecer, se não quisermos brigar com a realidade objetiva e óbvia, que a figura do Papai Noel é muito simpática, especialmente para as crianças. Não há como aquele velhinho simpático, sorridente, gorducho e bonachão, vestido com aquela vistosa roupa e gorro vermelhos, que dirige um lindo trenó puxado por renas, – e que ainda distribui presentes, – não encantar os pequenos. "Mas o problema não é a criança sonhar, ter fantasias e até gostar do Papai Noel; o problema é colocá-lo no lugar de Cristo", dizem muitos. E estão certíssimos. Porém, simplesmente atacar o Papai Noel, tentar "desmascará-lo" e taxá-lo como o grande vilão do Natal, além de inútil, não é o modo cristão de lidar com problemas desse tipo.

Como assim? Ora, o que fez a Igreja, em diversos momentos de sua história, para converter os povos firmemente apegados aos seus usos e costumes pagãos? Quando percebia que não podia fazê-los largar certos costumes, e que por essa razão muitas almas corriam perigo, "cristianizava" esses mesmos usos e costumes. Isto aconteceu com relação à própria data em que celebramos o Natal1, não é? Então, porque não fazer o mesmo com o Papai Noel? Isto seria até bem mais fácil, já que na realidade a fábula do Papai Noel não passa de uma adaptação da belíssima história de um santo católico real! Sendo assim, porque não deixamos de lutar inutilmente e começamos a usar esta figura já tão consolidada no imaginário infantil e popular a nosso favor? Ou, melhor dizendo, porque não tomar este instrumento tão usado a favor do comércio e usá-lo a favor de Deus? Em vez de desviar as atenções, ele poderia nos ajudar a chamar as atenções para o sentido real (cristão) do Natal!

É claro que compete a cada família orientar suas crianças com relação à lenda do Papai Noel, mas é mais do que importante, – e poderia ser muito útil, – fazê-las conhecer a verdadeira história de São Nicolau, conhecido hoje, aqui no Brasil, por Papai Noel.


Breve história do verdadeiro Papai Noel

Nicolau Taumaturgo de Mira viveu no século III, na Ásia Menor, onde hoje fica a Turquia. Seus pais, gravemente enfermos, morreram quando ele era ainda adolescente, mas lhe deixaram uma grande fortuna por herança. De fato, os pais de Nicolau haviam sido bons católicos e lhe ensinado bem sobre Jesus Cristo e sua Igreja. "Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e até a velhice não se desviará dele" (Pv 22,6). Assim, Nicolau, piedoso, guardou sempre os bons ensinamentos recebidos, e enquanto crescia, procurava seguir Jesus em todas as decisões de sua vida. Passou a distribuir sua riqueza entre os mais pobres. Empenhava-se, entretanto, em ajudar secretamente, para que ninguém pudesse lhe agradecer, porque não visava as honras e recompensas do mundo, mas as do Céu.

Um caso famoso, sempre relatado em suas biografias, mostra como ele ajudava aos sofredores. Segue-se:

Ocorre que, na cidade de Patara, havia um rico comerciante que tinha três filhas; quando estas cresceram, tornaram-se formosas, mas, bem por esta época, as transações comerciais de seu pai fracassaram, até que ele chegou à completa falência. Teve então o comerciante a criminosa ideia de usar a beleza das filhas para obter os meios de sobrevivência de que necessitava. São Nicolau soube do plano e decidiu salvar tanto o pai quanto as filhas de tal pecado e vergonha. 

À noite, camuflou-se com uma capa (vermelha?) e foi à casa do comerciante falido. Não consta que tenha descido pela chaminé, mas fez quase isso: jogou pela janela um saco não com presentes, mas com moedas de ouro. Algumas versões dão conta de que isto se deu na véspera do Natal. Fato é que o comerciante, achando o ouro, com grande alegria preparou o enxoval da filha mais velha e assim arranjou-lhe um bom casamento. Para tanto, naquela época, era preciso que a noiva tivesse um bom dote. Algum tempo depois, São Nicolau novamente jogou outro saco com ouro para dentro da casa do comerciante, o suficiente para o enxoval e casamento da segunda filha. Quando São Nicolau, repetindo o mesmo plano, jogou o terceiro saco com ouro para a filha mais nova, o comerciante, desconfiado, já estava à sua espera. Prostrando-se diante do santo, agradeceu-lhe, com lágrimas que lhe desciam copiosamente pelas faces, a salvação da família de um horrível pecado e da grave vergonha a que se submeteria perante toda a cidade. 

Após o casamento das três filhas, o comerciante conseguiu enfim recuperar seus negócios, e começou a ajudar também seus próximos, imitando o exemplo de seu benfeitor. 



Papai Noel? Sim, ou melhor, São Nicolau, em ilustrações
alemãs tradicionais (veja mais aqui e aqui). Aliás, o nome do Papai Noel
em 
alemão é 'Kris Kringle' (de Christkindl), que quer dizer 'Menino Cristo'

Vemos claramente como o episódio descrito acima, em muitos aspectos, deu origem às lendas que conhecemos sobre o Papai Noel. A conclusão da história deste santo, que é especialmente querido pelos ortodoxos e em particular pelos russos, é a seguinte: em certo ponto, ele acabou por vender todas as suas posses para dar o dinheiro aos mais necessitados. Ele, que desde a morte dos pais havia se aproximado de seu tio, o bispo da cidade de Patara, foi logo ordenado sacerdote, e terminou por se tornar, ele próprio, o Bispo de Mira.

Homem tão bondoso e caridoso, Nicolau foi sempre amado por todo o povo, e conta-se que realmente gostava de distribuir presentes entre as crianças. Faleceu no dia 6 de dezembro de 343, sendo o aniversário de sua morte o dia de São Nicolau (a propósito, era exatamente na véspera deste dia que eu pendurava minha meia na janela, para reencontrá-la na manhã seguinte abarrotada de doces e balas). Assim, influenciados pela popularidade de São Nicolau na Europa, os imigrantes europeus trouxeram sua história e suas tradições para a América. Eis a origem do nome Santa Claus (corruptela de Saint Nikolaus/St. Niklaus) que o Papai Noel tem em inglês. Com o passar dos tempos, outras lendas e mitos sobre ele foram sendo acrescentadas à sua verdadeira história, e assim apareceu o "Papai Noel" dos dias de hoje. 


Conclusão
Observemos bem, então, que o Papai Noel não precisa ser, – e realmente não é!, – um inimigo de Cristo e/ou do verdadeiro sentido do Natal.  O fato de celebrarmos o nascimento de Jesus no Natal não nos impede de mostrar admiração pelas vidas que foram transformadas por Cristo Salvador de todos os homens. São vidas de pessoas que demonstraram compaixão e verdadeira caridade por causa de sua fé e sua vida na Igreja. São Nicolau, o Papai Noel, foi simplesmente uma destas pessoas!

Então, talvez o problema não esteja na figura do Papai Noel em si, mas sim na importância que se dá a ele ou na maneira equivocada com que ele vem sendo entendido. Será que considerar a verdadeira história da vida do Papai Noel/São Nicolau não poderia enriquecer ainda mais as celebrações de Natal em família, com nossas crianças, ao invés de afastar do verdadeiro significado do Natal?

Nós, do apostolado 'Fiel Católico', não temos dúvidas de que São Nicolau foi um excelente exemplo de verdadeiro seguidor de Jesus Cristo e membro de sua Igreja. Mais do que isso, entendemos que simplesmente esclarecendo os fatos é possível virar o jogo, sim, transformando esta figura que vem sendo usada tão ardilosamente por nosso inimigo em mais um instrumento a favor de Nosso Senhor e de sua Igreja. Um feliz Natal do Senhor a todos!


Eis uma belíssima e, principalmente, autoexplicativa imagem do Papai Noel ou São Nicolau, na qual todos nós, católicos, deveríamos investir
































______
1. Embora existam estudos sérios que favoreçam a tese de que o Cristo tenha nascido realmente em 25 de dezembro, como veremos em postagem futura.
________
Fontes e ref. bibliográfica:
• FEDERER, William J. There Really Is a Santa Claus: History of Saint Nicholas & Christmas Holiday Traditions, Washington: Library of Congress,  2003
• Portal Father Alexander, artigo 'São Nicolau', disp. em:
http://www.fatheralexander.org/booklets/portuguese/st_nicolas_p.htm
Acesso 18/12/015
www.ofielcatolico.com.br

Nenhum comentário: