quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

LITURGIA DIÁRIA - NÃO SURGIU NENHUM MAIOR QUE JOÃO BATISTA.

 

Leitura (Isaías 41,13-20)

Leitura do livro do profeta Isaías. 41 13 Pois eu, o Senhor, teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: "Nada temas, eu venho em teu auxílio". 14 Portanto, nada de medo, Jacó, pobre vermezinho, Israel, mísero inseto. Sou eu quem venho em teu auxílio, diz o Senhor, teu Redentor é o Santo de Israel. 15 Vou fazer de ti um trenó triturador, novinho, eriçado de pontas: calcarás e esmagarás as montanhas, picarás miúdo as colinas como a palha do trigo. 16 Tu as joeirarás e o vento as carregará; o turbilhão as espalhará; entretanto, graças ao Senhor, alegrar-te-ás, gloriar-te-ás no Santo de Israel. 17 Os infelizes que buscam água e não a encontram e cuja língua está ressequida pela sede, eu, o Senhor, os atenderei, eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. 18 Sobre os planaltos desnudos, farei correr água, e brotar fontes no fundo dos vales. Transformarei o deserto em lagos, e a terra árida em fontes. 19 Plantarei no deserto cedros e acácias, murtas e oliveiras; farei crescer nas estepes o cipreste, ao lado do olmo e do buxo, 20 a fim de que saibam à evidência, e pela observação compreendam, que foi a mão do Senhor que fez essas coisas, e o Santo de Israel quem as realizou.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 144/145

Misericórdia e piedade é o Senhor!
Ele é amor, é paciência, é compaixão.

Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu rei,
E bendizer o vosso nome pelos séculos.
O Senhor é muito bom para com todos,
Sua ternura abraça toda criatura.

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,
E os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
E saibam proclamar vosso poder!

Para espalhar vossos prodígios entre os homens
E o fulgor de vosso reino esplendoroso.
O vosso reino é um reino para sempre,
Vosso poder, de geração em geração.

Evangelho (Mateus 11,11-15)

Aleluia, aleluia, aleluia. Que os céus, lá do alto, derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado, que a terra se abra e germine ó Senhor! (Is 45,8)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11 "Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.
12 Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam. 13 Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João. 14 E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar. 15 Quem tem ouvidos, ouça".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Neste Evangelho, Jesus nos fala a respeito de João Batista. O apoio que Jesus lhe deu foi devido às críticas que João estava recebendo, que culminaram no seu martírio.
Apesar de exaltar João, Jesus fala: “No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”. Isso porque, inseridos em Cristo pelo batismo, nós nos tornamos filhos e filhas de Deus, o que não aconteceu com João. É a mesma superioridade do Novo Testamento sobre o Antigo, da Igreja sobre a sinagoga.
No entanto, referindo-se à Nova Aliança, Jesus fala: “O Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam”. Violentos contra os próprios pecados e os pecados do mundo, não violência sobre as pessoas. João Batista sofreu violência e morreu mártir. Jesus sofreu, os Apóstolos todos, milhares de cristãos... em todos os tempos, o Reino dos Céus sofre violência.
A batalha que travamos, até contra nós mesmos, é bem descrita por S. Paulo: “Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta... Sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei de minha mente e me aprisiona na lei do pecado, que está nos meus membros. Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? Graças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Em suma, pela minha mente sirvo à Lei de Deus, mas pela carne sirvo à lei do pecado” (Rm 7,21-25).
João Batista foi um grande profeta. Algumas características do profeta: Ele fala a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e para a pessoa certa. Ele não tem medo de ninguém. Não é como algumas pessoas que mudam o discurso de medo de ser prejudicado. O profeta confia na proteção de Deus.
Há uma sintonia entre o que o profeta fala e a sua vida concreta.
O profeta não se promove a si mesmo, mas promove Cristo e o Reino de Deus.
Junto com Isaías, João é o profeta do advento, o precursor do Messias.
Havia, certa vez, uma mãe, cujo marido a abandonou e ela ficou com os filhos. O mais velho tinha dezessete anos. Este começou a freqüentar ambientes pesados, onde inclusive corriam drogas. Por mais que a mãe falasse, aconselhasse, ele não dava ouvidos.
Um dia, ela tomou uma decisão arrojada: contratou um detetive para acompanhá-lo, e avisá-la quando ele estivesse com o grupo da pesada. Logo o detetive a avisou, ela foi à delegacia e pediu aos policiais que o prendessem, pois inclusive era mais de vinte e duas horas, horário em que é proibido para menor ficar na rua. Os policiais foram, colocaram-no nas grades e avisaram a mãe.
O menino não esperava tamanha humilhação. Envergonhado, mudou de vida.
É uma situação difícil, inclusive de avaliar se a mãe agiu certo ou errado. Mas o certo é que foi a única solução que aquela sofrida mãe encontrou de levar o filho para o caminho do bem.
Ser profeta ou profetiza, especialmente dentro de casa, não é fácil. Mas com Deus sempre há uma saída.
Maria Santíssima, a Rainha dos Profetas, é a mulher forte, que enfrentou, em pé, todos os problemas e conseguiu realizar o seu grande ideal: cumprir a sua missão. Que ela, e S. João Batista, nos ajudem!





Pe Queiroz





Nenhum comentário: