sábado, 12 de dezembro de 2015

LITURGIA DIÁRIA - BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES.

Leitura (Gálatas 4,4-7)

Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas.
4 4 Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, 5 a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção. 6 A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7 Portanto já não és escravo, mas filho. E, se és filho, então também herdeiro por Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 95/96

Manifestai a sua glória entre as nações.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!
Cantai e bendizei se santo nome!

Dia após dia anunciai sua salvação,
manifestai a sua glória entre as nações
e, entre os povos do universo, seus prodígios!

Publicai entre as nações: Reina o Senhor!
Ele firmou o universo inabalável,
e os povos ele julga com justiça”.

Evangelho (Lucas 1,39-47)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1,28)
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
1 39 Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.
40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
41 Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42 E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
43 Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
44 Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.
45 Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”
46 E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor,
47 meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador”.
Palavra da Salvação.
 
Reflexão

Hoje é com alegria que nós celebramos a festa de NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, a Padroeira da América Latina. O Evangelho nos apresente a solicitude de Maria, indo apressadamente ajudar a prima Isabel, e a saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Essa sua solicitude não parou na sua Assunção, pelo contrário, ela se multiplicou e se estendeu pelos séculos, especialmente nos seus santuários.
Vejamos um pouquinho da história deste título da Mãe de Jesus e nossa. No Séc. XVI, o México ainda era colônia da Espanha, havia, em um lugarejo chamado Gradalupe, um jovem índio asteca, cristão católico, chamado Juan Diego Cuauhtlatoatzin, que hoje é santo canonizado. Juan Diego foi o nome que ele ganhou no batismo. Guadalupe ficava pertinho da capital mexicana. Hoje faz parte da Grande México.
Dia nove de dezembro de 1531, Juan Diego estava em cima de uma colina, Maria Santíssima lhe apareceu e disse: “Filho, vá até a cidade e peça ao bispo que construa para mim um santuário aqui neste local”.
Juan foi, transmitiu o recado ao bispo, mas este não deu importância.
Passado um bom tempo, Juan vê novamente a Virgem, no mesmo local. Ela repetiu o pedido. O jovem voltou ao bispo e insistiu chorando para que atendesse Nossa Senhora.
O bispo então lhe falou: “Se ela aparecer de novo, peça-lhe um sinal, a fim de sabermos se o pedido vem mesmo da mãe de Jesus”.
Dias depois, Diego estava indo apressadamente à cidade do México, que naquele tempo era bem pequena, a fim de chamar um padre para atender o seu tio que estava muito mal.
Quando passava em cima da colina Maria lhe aparece novamente e diz: “Caro filho, não se preocupe com a saúde do seu tio, ele sarou”.
Diego então tirou o seu manto e o estendeu aos pés dela, para lhe prestar homenagem. Era assim que os astecas homenageavam as pessoas.
Logo depois, ficou deslumbrado. De um momento para outro, o seu manto ficou coberto de flores belíssimas, perfumadas e recém desabrochadas. Isso, apesar de ser inverno, tempo em que não existem flores na região.
Maria então lhe falou: “Leve este seu manto, com as flores, e o estenda na frente do bispo, como prova”.
Diego levou e, para surpresa de todos, quando abriu o manto na frente do bispo, havia nele uma belíssima estampa de Maria Santíssima, exatamente como lhe aparecia! Todos os que estavam ali ficaram impressionados com o prodígio.
Pegaram o manto com cuidado e o colocaram na capela da casa do bispo, até que fosse erguido o santuário. Depois de construído, o manto foi levado para lá.
O afluxo de peregrinos foi aumentando, aumentando... E continua aumentando até hoje. Atualmente recebe catorze milhões de peregrinos por ano.
É difícil comparar o Santuário de Guadalupe com o de Aparecida, em termos de peregrinos. Porque Aparecida tem menos visitantes, nove milhões por ano, mas a cidade é pequena e os romeiros têm de fazer longas viagens. Ao passo que Guadalupe faz parte da Grande México, que tem quase vinte milhões de habitantes, e tem metrô que leva ao santuário.
O quadro de N. Sra. de Guadalupe mostra a Mãe de Jesus de corpo inteiro e grávida, combinando com o tempo em que apareceu: o advento.
Ela tem o mesmo rosto das índias mexicanas. Usa um vestido vermelho e um manto azul cheio de estrelas. Tem as mãos postas como quem está rezando. E carrega no braço um pano marrom, que era o distintivo das índias mexicanas grávidas.
Maria está pisando em cima da lua. Os índios astecas adoravam a lua. Foi naturalmente um pedido a eles para que não adorassem a lua, e sim o seu Criador.
Ela está cercada de nuvens e é sustentada por um anjo, indicando a sua assunção ao céu.
O quadro lembra a segunda vinda de Cristo, que é uma das marcas do advento. Jesus veio no Natal, há mais de dois mil anos, mas voltará. A nível cósmico, esta sua segunda vinda acontecerá no fim do mundo. Mas, a nível pessoal, ela será após a nossa morte, quando nos encontraremos com Cristo Juiz.
Outro detalhe: Naquela época, no México, os índios estavam sendo cruelmente escravizados pelos espanhóis. Não aparecendo para um espanhol, e sim para um índio, Maria está condenando a escravatura. Tanto nos Evangelhos como nas várias aparições, Maria nos mostra um coração cheio de amor pelo seu Filho, pelas mulheres e pelos excluídos.
O primeiro milagre de N. Sra. de Guadalupe foi a cura de um enfermo, o tio de Juan Diego.
No quadro, ela tem as mãos postas, em oração.
Peçamos a N. Sra. de Guadalupe que, assim como conseguiu de Deus a saúde para o tio de seu querido Juan Diego, que interceda por nós também, a fim de que tenhamos a saúde do corpo e da alma.
Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!





 Pe Queiroz

Nenhum comentário: