segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

POR QUE VOCÊ ESTÁ BRIGANDO?


Imagem de Destaque

Enquanto o ressentimento continuar presente em nosso coração, seremos seus escravos, e isso nos transforma em vítimas permanentes. Em qualquer lugar em que chegamos, se alguém sorri, já pensamos que está rindo de nós. Se não sorri, ficamos pensativos, achando que está com raiva de nós. "Imagina... ela passou por aqui e nem falou comigo, deve estar com raiva de mim. Mas eu não fiz nada para ela...". "O que será que aconteceu com fulano? Por que está agindo assim?" "Por que está rindo desse jeito? Por que me olha dessa forma?" Temos a mais absoluta convicção de que todas as ações da pessoa, mesmo se nunca a vimos mais gorda ou mais magra, são em consequência de nossa presença ali. Veja só o poder que nos atribuímos quando teimamos em ficar achando culpados ou encontrar desculpas para tudo o que acontece ao nosso redor.

Se com estranhos agimos assim, não é difícil imaginar como nos comportamos diante daqueles que nos são mais próximos. Quantos casais transformaram o lar num inferno em consequência de ressentimento acumulado. Mágoas não resolvidas acabam sempre por gerar brigas, violência, discussões, acusações, bate-bocas, inimizades e separações. Muitas vezes, uma grande briga começa com uma pequena bobagem: "Só porque fiz um comentário bobo, ele ficou transtornado". "Eu falei por falar. Se soubesse que iria ficar assim, nem teria dito". "Só porque reclamei de ter deixado o pano jogado no sofá, o homem virou um bicho...". "Eu nem me incomodo com cachorro, mas foi só falar do cachorrinho dele e ele saiu daqui feito louco...". "Só porque eu reclamei de ter entrado com os pés sujos?"

Nenhum comentário: