sábado, 16 de janeiro de 2010

QUAL A ORIGEM DO MAL?

Apartir desta segunda-feira, começaremos uma matéria na busca pelo entendimento da existência do mal. Vamos falar de um tema polêmico, difícil e que foi um dos principais questionamentos de Santo Agostinho. Questionamento que por sinal, foi um dos responsáveis pela sua conversão ao Cristianismo. Ele sempre se perguntou de onde vem o mal, sua origem estaria ligada diretamente a quem, a Deus?ao Homem ou ao diabo? A baixo segue seus pensamentos:

Quem me criou? Não foi o meu Deus, que é não só bom, mas a suprema Bondade? Donde me veio, então, o impulso para querer o mal e não querer o bem? Seria para fornecer uma razão que justifique o fato de eu sofrer uma punição?... Se for o diabo o responsável, donde foi que ele veio? E se, por uma decisão de sua vontade perversa, se transformou de anjo bom que era em diabo, qual é a origem dessa vontade má que dele fez um diabo, quando um anjo é inteiramente obra de um Criador que é pura bondade? (AGOSTINHO, VIII, cap. V, 1955).
Irmãos, a partir deste questionamento e do entendimento de Agostinho, é que nós poderemos compreender também a existência do mal no mundo.
Que Deus de Amor e Bondade é esse que permite que milhares de crianças pereçam de fome na Africa. Que a cada dia morram 24.000 pessoas por causa da fome no mundo? Que Deus de amor e bondade é esse que se não se faz presente nas grandes catástrofes que dizimam milhares e milhares de vidas (entre eles muitos inocentes), todo ano com terremostos, tisunamis e epidemias? Permite ainda que outros milhares nasçam com defeitos congênitos. Que culpa tem essas criancinhas para nascerem com sua limitação física sendo impedidas de viverem suas vidas normais? Se Deus é o supremo bem. Deus de Amor e inifinita bondade, onde ele está diante desse cenário de caos?.
A resposta todos esses nossos questionamentos, começa quando eu entendo a origem do mal. De onde ele veio? como surgiu?. Se não veio de Deus, por que então que ele permitiu?
A partir desta Segunda-feira, 18/01/10, começaremos uma série intitulada: A ORIGEM DO MAL, onde, após entender os questionamentos, pensamentos e idéias de Santo Agostinho(Bispo e Doutor da Igreja Católica), buscaremos compreensão para males como: FOME, MISÉRIA, GUERRAS e CATÁSTROFES NATURAIS(Terremotos,Tisunamis, enchentes,aquecimento global etc). procurando saber o porque de sua existência. Se vem de Deus, e se nao, então porque que Ele permite.
Na primeira postagem, entenderemos a origem do mal, na sequência, a fome no mundo.
AGUARDEM !

Nenhum comentário: