domingo, 24 de janeiro de 2010

A EXISTÊNCIA DE DEUS E AS DESGRAÇAS NO MUNDO.

ONDE ESTÁ DEUS DIANTE DE TANTOS INFORTÚNIOS NO MUNDO?

Na última postagem da matéria a origem do mal, perguntamos onde está Deus diante deste vale de lágrimas? Neste cenário de dor, sofrimento e morte pelo qual passa a humanidade?

Diante de toda sua onipotência, onipresença e oniciência, por que Deus, que é amor, bondade, misericórdia e justiça, não transforma essa triste realidade que vive sua mais bela obra?

Vimos através de Agostinho, que a origem do mal está diretamente ligada ao livre arbítrio. Que a maldade se manifesta a partir do momento em que por opção livre do homem, esse se afasta de Deus que é o sumo bem. Dentro dessa linha de raciocínio, compreendemos e aceitamos, que Deus não quer impedir o mal decorrente das limitações das criaturas, que por opção livre, que ao fazer uso de sua liberdade acaba violando todos os preceitos e ensinamentos do seu criador. Para conter todas as misérias existentes no mundo (consequências do abuso da liberdade dada ao homem)Deus teria q intervir a todo momento, coibindo inclusive o exercício das leis naturais e claro, intervindo também na liberdade concedida. Restaria dessa forma, um mundo de Marionetes. Fantoches nas mãos de Deus. Imagine Deus intervindo por exemplo sobre o aquecimento global, fruto da inconsquência e ambição humana. Imagine Deus intervindo sobre a fome no mundo, quando ele nos ensinou a partilhar. Jesus, seu Filho, até detalha como poderia ser, quando manda que se juntem em grupos de 100 e 50.Mostrando que se as nações ricas do mundo se organizassem, a fome seria uma solução fácil. E hoje sabemos que enquanto metade da populaçao do mundo passa fome, a outra faz dieta. Imagine Deus intevindo sobre as crianças que nascem com deficiência física, por conta da incompatibilidade genética (sanguínea) de seus pais. Ou ainda, por imprudncia destes, quando consomem drogas durante a gestação ou por contendas e elevações emocionais que acabam afetando diretamente o feto.

Fome, Guerras, Pestes, Terremotos, Tisunamis devastadoras: frutos da ação inconsequente da criatura humana.

E Onde está Deus?

Deus permite o mal. Ele não quer, mas deixa que as criaturas o cometam. Mas, Deus jamais permitiria a existência do mal no mundo, se dele não pudesse tirar bens ainda maiores. Que das mais terríveis desgraças que assolam a humanidade, Deus pode tirar méritos para o bem da mesma. O grande mal trazido a humanidade, foi a entrada do pecado no mundo. Mas, Deus fez desse terrível mal um grande bem. Pois nos trouxe, nos deu um Salvador: Jesus Cristo, com uma riqueza de graças nunca antes possuída.

O próprio Deus veio visitar o seu povo. Para alguns outros casos de tribulação decorrente neste mundo, nem sempre nos é possível compreender os bens que Deus pode tirar. Cabe a todos nós, crer que sua Providência nunca falha, mesmo quando deixa que uma mãe pereça sem ter educado seus filhos ou que uma criança inocente deixe de viver ou que seja atormentada pela dor.

DEUS NÃO É INDIFERENTE À SUA DOR. NA SUA MAIS PROFUNDA ANGÚSTIA, ELE PERMANECE AO SEU LADO. MESMO QUANDO NÃO COMPREENDEMOS, QUANDO NÃO ACEITAMOS, DEVEMOS SABER, QUE UM DIA IREMOS ENTENDER, POIS DEUS SÓ O PERMITIU, PORQUE DELE PODERIA TIRAR UM BEM AINDA MAIOR.

Nenhum comentário: