sábado, 28 de novembro de 2009

FÉ E CONVERSÃO

VIGÍLIA DE ADORAÇÃO AO SENHOR JESUS

Como de costume, toda última sexta-feira de cada mês o Grupo de Oração Semeando a paz, realiza na Capela São Benedito a vígilia de adoração ao Senhor Jesus.
Na ultima sexta(27/11/09), por motivos que preferimos ignorar e por não valer a pena serem expressos, não foi possível realizar a referida vigília.
Com o tema Fé e Conversão, esta, através da reflexão da palavra levaria a todos que ali estivessem, uma séria advertência sobre o que estamos fazendo, como estamos fazendo e de como estamos vivendo nossa fé.
Como a palavra era pra ser dita, não poderá deixar de ser expressa, mesmo que a sua forma seja a escrita, pois, àqueles que tiverem oportunidade de buscar seu acesso, talvez encontrem a resposta que deveria ter sido ouvida e que para aquela ocasião teve sua expressão impedida.
Será que estamos vivendo nossa fé de forma verdadeira ou estamos nos autoenganando? Pense no que você faz diariamente. No porque de está indo a Santa Missa ou no que está indo buscar no grupo de oração.
Se é tão frequente nas missas e não perde um grupo de oração, louvando, orando, adorando e sorrindo, por que que na primeira tribulação você desaba? Meu irmão, se sua fé anda assim, seu processo de conversão ainda não começou. Você ainda está tentando ser discípulo.
Agora sabe o que é mais duro de se saber? Que Jesus por diversas vezes rejeitou aqueles que tentaram seguilo de forma inadequada. (Mt 19,16-22).
Em Jo 3, Nicodemos louvava os ensinamentos e os milagre de Jesus. Era um momento pelo qual muitos de nós passamos quando somos despertados para este chamado. Ficamos fascinados por tanta sabedoria, amor e compaixão. Por tantos milagres. Mas, sabe qual a resposta de Jesus a Nicodemos? Que toda a sua posição nos ensinamentos religiosos, quer todo seu serviço prestado ao Judaismo estava inadequado e que ele deveria começar tudo de novo. Será que alguns de nós hoje não somos Nicodemos? A rejeiçao de Jesus não é porque ele quisesse. Ele veio para as ovelhas perdidas. Buscar o que estava perdido (Lc19,10). Sua rejeição se dava porque ele sabia que não seria fácil segui-lo. Sabia que os homens estariam dados a se autoenganar, acreditando serem seus discípulos, quando na verdade não o eram.
O Senhor nunca deixou de declarar o que a conversão exige. Na Bíblia encontramos uma cena apavorante(Mt7,21-23). Aqueles homens aguardavam sua aceitação. Tinham por certo a profissão da boca do Senhor "Vinde, benditos de meu Pai"(Mt25,34). Se consideravam herdeiros dos novos céus e novas terras. No entanto, foram rejeitados. Mas, sabe o que foi pior? Ouvir do Senhor a declaração de nunca tê-los conhecido. Isso foi e é duro demais. Sabe o que isso significa irmãos? Que hoje o que fazemos, a forma como vivemos se não se estiver adequada, hoje mesmo, já somos desconhecidos Dele. Achamos que fazemos tanto e Ele nem nos conhece. O que Jesus exige afinal? Em Matheus 18,1-5, é nos ensinados o a humildade como fator pra diferenciar o verdadeiro discípulo. Reconhecer-se pequeno. Voltar a ser Crianças. Reconhcer nossa pequenez, voltar-se ao arrependimento (Mt3,1-10 - aliás seria a leitura proferida), é o primeiro passo em direção as Bem aventuranças. Ser pobre em espiríto, ou seja, buscar encontrar dentro de nós nossos vazios, misérias e incertezas. Mas, será que estamos prontos para sermos humilhados? Decepcionados? Magoados ou feridos? Rejeitados e perseguidos? Veja o que Jesus nos diz em Lucas 14,28. Ele nos ensina a sentar e planejar se vale a pena mudar de vida. Calcular os custos da mudança. O preço da conversão. Jesus nunca enganou a ninguém. "Quer me seguir? Toma a suz cruz e venha". O arrependimento é a forma pela qual me leva a verdadeira conversão. Conversão traz renúncia e a renúncia implica dizer deixar a vida velha. É o renascer de Nicodemos. É o sepultar o Homem velho e isso não é fácil, não é simples. Exige coragem(Mt 11,12). Não estamos sozinhos. A nós, foi dado um Paráclito. Uma força do alto. O Poder de um Deus vivo. Um Deus de amor.
Que as palavras do Batista, que são também as primeiras palavras do Cordeiro, do Redentor e que ainda ecoam nos nossos dias, nos façam refletir, cair em si mesmos e retornar à verdadeira conversão. Sair de junto dos porcos e retomar ao caminho de voltar para a casa do Pai.
"Convertam-se porque o Reino dos Céus está próximo"Mt3,2 ; Mc 1,15.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário: