quarta-feira, 11 de novembro de 2009

D I S C E R N I M E N T O

Quem em algum momento da vida, não se questionou sobre o que fazer, como fazer e quando fazer? As tomadas de decisões, a busca por novos e corretos caminhos tem se tornado uma Constante no cotidiano do homem. Alguns chamam o processo de tomar a decisão certa de raciocínio, outros dizem: vou pensar! Os mais piedosos dizem: vou rezar! Existem diversas maneiras para expressar uma das atividades mais importantes do homem: o discernimento.
O que é discernir? Nossa língua portuguesa nos apresenta diversos caminhos: discriminar; diferençar; distinguir; estremar; separar; julgar; apreciar; decidir; medir. Para qualquer pessoa essa atitude de descobrir o melhor caminho para se sair vitorioso e bem sucedido, é um segredo que poucos se empenham em desvendar, a fim de alcançar a maior de todas as vitórias, ou seja a vida eterna.
No mundo dos negócios se ensina a prudência meramente humana que em si é boa. Trata-se de avaliar os pontos negativos e positivos em vista de um melhor negócio, de uma maior rentabilidade. Aqui se trata da perspectiva do lucro e do prejuízo. Já no caminho da santidade podemos chamar o lucro de amor e o prejuízo de maldade. O discernimento é uma postura ativa, de confrontar-se com cada situação e nela livremente optar pelo bem comum das pessoas.
Não é simplesmente rezar por uma situação esperando um sinal de Deus. Também não se trata somente de fazer cálculos para distinguir os pontos positivos dos negativos em vista de uma solução. É necessário rezar e pensar, tomando uma atitude baseada no comportamento de Jesus. O que Ele faria no meu lugar agora, nesta situação? O melhor é fazer isso em oração.
Como encontrar o caminho a seguir, qual seria a decisão correta? Daqui vem a aventura do Cristão de encontrar a Vontade de Deus. Aqui entra o famoso ditado: Cada caso é um caso! e no procurar a voz de Deus, ou seja, a sua vontade em cada acontecimento, existe apenas uma atitude: humildade. O humilde sabe que é pequeno e por isso procura ajuda. Sabe que Deus pode falar diretamente ao seu coração, porém sabe que Ele também pode estar falando através de pessoas, dos fatos, da liturgia da missa, do estudo bíblico, das correções, inclusive nas derrotas.

O discernimento é acima de tudo um dom, que Deus dá gratuitamente àqueles que pedem sem duvidar: "Se alguém dentre vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem recriminações, e ela ser-lhe-á dada."( cf. Tg 1, 5).Mas, também, se faz necessário uma vida submetida na vontade do Espírito, uma vida em que nas batalhas espirituais entre a carne e o espírito, é preciso que exista uma superioridade em números de vitórias por parte do Espírito, assim haverá vitórias também sobre a própria vontade humana que viverá na vontade de Deus e entendendo as coisas espirituais.(ICor. 2,9 -16).
È preciso está submetida a essa vontade para assim poder compreender de onde provém o verdadeiro significado do dicernimento. Se, de Deus ou não. Na primeira carta de João, Capítulo 4, versículo 1, nos é exortado sobre a realização de um exame para, antes saber de onde provém as revelações. Somos convidados, a fazer confirmações sobre o que nos foi revelado, pois temos a capacidade para discernir sobre o bem e o mal. Hb5,14, e as confirmações podem se dar no momento ou depois através de sinais. Assim, precisamos "está atento, a todo movimento do céu em direção a mim" como diz a música do Flavinho.




Fonte: adaptado da postagem de Leandro Cesar, comunidade cançãonova


Foto:acertodecontas.blog.br/.../

Um comentário:

Complexo de um ser complexo disse...

Gostei muito do blog e das reflexões contidas nele . Obrigado, foi de grande ajuda....
Mais voltando ao texio, cuidado com "Dicernimento" no decorrer do texto está Discernimento... Faltou o "s" no título... rsrsrsrsrsrsrs

Liga não mania de "Letrado".

kkkkkkkkkkkk

Saudades de vossa pessoa....

Um abraço.

Marquim