quarta-feira, 29 de junho de 2022

13ª Semana do Tempo Comum - Vença o mal e busque a graça de Deus para a sua vida.

 Evangelho do Dia: Os possessos de Gadara (Mt 8, 28-34) – Oratório São Luiz  – 120 Anos

Primeira Leitura: Amós 5,14-15.21-24

Leitura da profecia de Amós14Buscai o bem, não o mal, para terdes mais vida, só assim o Senhor Deus dos exércitos vos assistirá, como tendes afirmado. 15Odiai o mal, amai o bem, restabelecei a justiça no julgamento, talvez o Senhor Deus dos exércitos se compadeça do resto da tribo de José. 21“Aborreço, rejeito vossas festas, diz o Senhor, não me agradam vossas assembleias de culto. 22Se me oferecerdes holocaustos, não aceitarei vossas oblações e não farei caso de vossos gordos animais de sacrifício. 23Livra-me da balbúrdia dos teus cantos, não quero ouvir a toada de tuas liras. 24Que a justiça seja abundante como água e a vida honesta como torrente perene”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 49(50)

A todos os que procedem retamente / eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

1. “Escuta, ó meu povo, eu vou falar; † ouve, Israel, eu testemunho contra ti: / eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! – R.

2. Eu não venho censurar teus sacrifícios, / pois sempre estão perante mim teus holocaustos; / não preciso dos novilhos de tua casa / nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. – R.

3. Porque as feras da floresta me pertencem / e os animais que estão nos montes aos milhares. / Conheço os pássaros que voam pelos céus / e os seres vivos que se movem pelos campos. – R.

4. Não te diria se com fome eu estivesse, / porque é meu o universo e todo ser. / Porventura comerei carne de touros? / Beberei, acaso, o sangue de carneiros? – R.

5. Como ousas repetir os meus preceitos / e trazer minha Aliança em tua boca? / Tu, que odiaste minhas leis e meus conselhos / e deste as costas às palavras dos meus lábios! –  R.

Evangelho: Mateus 8,28-34

Aleluia, aleluia, aleluia.

Deus nos gerou pela palavra da verdade / como as primícias de suas criaturas (Tg 1,18). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?” 30Ora, a certa distância deles estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”. 32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles. – Palavra da salvação

Reflexão

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, ninguém podia passar por aquele caminho. Olha que interessante, uma coisa que me chamou a atenção: quando alguém está mal, aqueles que estão ao lado, em torno da pessoa, eles podem sofrer juntos, eles podem sofrer as consequências desse mal. Primeiro, que não era um homem só, eram dois, justamente o mal vai se propagando. Se nós não o cortamos, ele vai formando também a sua rede. E depois, aqueles dois prejudicaram tanto aquele povoado, que eles se tornaram um obstáculo no caminho daquelas pessoas.

Veja, quando nós aderimos ao mal, também podemos nos tornar obstáculo na vida das pessoas, sobretudo daquelas que estão mais próximas de nós. Basta você perceber, por exemplo, alguém que tem o vício da bebida, um alcoólatra. O que ele faz dentro do ambiente familiar! O que ele é capaz de provocar dentro do ambiente familiar!

Um filho que tem o vício da droga, o que ele não pode provocar no ambiente familiar! Quantas mães que, muitas vezes, não podem nem entrar no quarto do filho, não podem nem acessar um cômodo da casa, porque ali está escondida a droga, ali está escondido talvez o fruto de um roubo do filho. E essa tristeza do coração, muitas vezes de mães e pais, que passam por isso. Essa Palavra fala muito para nós.

Se há um primeiro sinal, não compactue com o mal, vença-o, busque a graça de Deus, busque o Senhor

Agora, pior é quando alguém está sob a influência do mal; quando escolhe o mal para a própria vida; quando, conscientemente, escolhe um mal, e esse mal acaba influenciando a vida de alguém. Como eu disse, os males se somam, eles vão crescendo, eles tomam toda a vida da pessoa, tanto é que aquele homem foi possuído pelo demônio – a Palavra diz –, ou seja, ele tomou posse de toda a vida da pessoa.

Há um primeiro sinal de um mal, corte-o; há um primeiro sinal de uma situação pecaminosa, corte-a. Porque o mal vai crescendo, vai criando as suas redes e vai tomando o coração do ser humano. Então, há um primeiro sinal, não compactue com o mal, vença esse mal, busque a graça de Deus, busque o Senhor.

Aquele homem diz “conosco”, o termo que ele usa aqui: “Que tens a ver conosco?”. A expressão desse plural aqui é justamente sobre essa realidade. Que terrível é viver na companhia do mal, que terrível é associar-se ao mal!

Muitas vezes, quando o mal está no coração de uma pessoa e essa pessoa consegue adeptos — não estou falando aqui de mal só de possessão diabólica, estou falando de outros males que batem à porta do nosso coração: uma fofoca. Quando alguém começa a falar mal de alguém, em vez de cortar, você se associa a essa fofoca e acrescenta um comentário ainda mais malicioso contra a vida de alguém. Isso pode se manifestar de diversas formas, nunca podemos nos associar ao mal.

Agora, na nossa libertação, também podemos mudar o que está à nossa volta, a vida das pessoas. Porque esses dois foram libertos por Jesus, e quando um coração acolhe o Cristo, quando um coração experimenta a libertação, todos aqueles que estão à volta participam desta graça de Deus.

Desejo isso para você, desejo isso para o seu lar, desejo isso para as realidades da tua vida! Deseje também com fé, hoje, a libertação dos membros da sua casa, dos membros da sua família, para que Jesus Cristo seja o Senhor das nossas vidas.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário: