terça-feira, 21 de junho de 2022

12ª Semana do Tempo Comum - Basta crer em qualquer coisa?


 
Leitura (2 Reis 19,9-11.14-21.31-36)

Leitura do segundo livro dos Reis.

19 9 O rei ouviu dizer de Taraca, rei da Etiópia: Ele acaba de sair para combater contra ti. Senaquerib mandou novamente mensageiros a Ezequias para dizer-lhe:

10 “Isto direis a Ezequias, rei de Judá: ‘Não te deixes enganar pelo Deus no qual puseste a tua confiança, pensando que Jerusalém não será entregue nas mãos do rei da Assíria’.

11 Ouviste contar como os reis da Assíria trataram todos os países, e como os devastaram: só tu, pois, haverias de escapar?”

14 Ezequias tomou a carta das mãos dos mensageiros e leu-a; subiu depois ao templo e abriu-a diante do Senhor,

15 rogando-lhe: “Senhor, Deus de Israel, que estais sentado sobre querubins, só vós sois o Deus de todos os reinos da terra. Vós fizestes os céus e a terra.

16 Inclinai, Senhor, os vossos ouvidos e ouvi! Abri, Senhor, os vossos olhos e vede! Ouvi a mensagem de Senaquerib, que mandou blasfemar o Deus vivo!

17 É verdade, Senhor, que os reis da Assíria destruíram as nações e devastaram os seus territórios,

18 atirando ao fogo os seus deuses, mas isso porque não eram deuses, e sim objetos feitos pelas mãos do homem, objetos de madeira e de pedra: por isso foram destruídos.

19 Mas vós, Senhor, nosso Deus, salvai-nos agora das mãos de Senaquerib, a fim de que todos os povos da terra saibam que vós, o Senhor, sois o único Deus”.

20 Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: “Eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: Ouvi a oração que me fizeste a respeito de Senaquerib, rei da Assíria.

21 Eis o oráculo do Senhor contra ele: ‘A virgem, filha de Sião, despreza-te e zomba de ti. A filha de Jerusalém meneia a cabeça por trás de ti.

31 Pois de Jerusalém surgirá um resto e do monte Sião sobreviventes. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos’.

32 Por isso, eis o oráculo do Senhor ao rei da Assíria: ‘Não entrará nesta cidade nem atirará flechas contra ela, não lhe oporá escudo nem a cercará de trincheiras.

33 Mas voltará pelo caminho por onde veio, sem entrar na cidade - oráculo do Senhor.

34 Protegerei esta cidade para salvá-la, por minha causa e de Davi, meu servo’”.

35 Ora, nessa mesma noite o anjo do Senhor apareceu no campo dos assírios e feriu cento e oitenta e cinco mil homens. No dia seguinte pela manhã só havia cadáveres.

36 Senaquerib, rei da Assíria, retirou-se, tomou o caminho de sua terra e deteve-se em Nínive.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 47/48

O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

 

Grande é o Senhor e muito digno de louvores

na cidade onde ele mora;

seu monte santo, esta colina encantadora

é a alegria do universo.

 

Monte Sião, no extremo norte situado,

és a mansão do grande rei!

Deus revelou-se, em suas fortes cidadelas,

um refúgio poderoso.

 

Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade

em meio ao vosso templo;

com vosso nome vai também vosso louvor

aos confins de toda a terra.

Evangelho (Mateus 7,6.12-14)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 6 “Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem.

12 Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas.

13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram.

14 Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram”. 

Palavra da Salvação.

Reflexão 

No Evangelho de hoje, o Senhor nos fala de como é difícil ser salvo: com efeito, é estreita e pouco frequentada a porta que leva à salvação, ao passo que é bastante larga e usada a que conduz à perdição eterna. De fato, são poucos os que encontram o caminho que leva à vida, porque não há mais que um único caminho, o próprio Cristo, que disse noutro lugar: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14, 6). Trata-se de uma página muito pouco popular do Evangelho nos dias de hoje, porque é uma pá de cal no relativismo religioso, que pensa ser possível ir ao céu por vias distintas, todas igualmentes válidas, apesar de diferentes em aspectos secundários e externos. No entanto, a doutrina católica é clara e constante em afirmar que o homem, que tem não só o direito como o dever de buscar a verdade, tem de abraçar e professar a única religião que Deus revelou, pois é impossível que à Verdade e Bondade suprema seja indiferente a virtude e o vício, a verdade e o erro, a honestidade e a desonestidade, a idolatria dos pagãos e o culto dos cristãos (cf. Pio IX, Encíclica “Qui pluribus”, de 9 nov. 1846; DH 2785), isto é, que lhe seja indiferente que religião professam os seres humanos. Porque se o próprio Deus quis vir ao mundo para, feito homem, salvar o homem por sua cruz e ressurreição, é evidente que não temos a liberdade para escolher outro caminho além do único que Ele estabeleceu para sermos salvos. 

Por isso, nunca é demais “recordar e repreender o gravíssimo erro, no qual se encontram lamentavelmente diversos católicos, que pensam que chegarão à vida eterna as pessoas que vivem nos erros e afastadas da verdadeira fé e da unidade católica. Essa opinião é decididamente contrária à doutrina católica” (Pio IX, Encíclica “Quanto conficiamur moerore”, de 10 ago. 1863; DH 2865), além de ser uma grave ofensa à verdade de Deus, que não se contradiz nem se compraz com o erro, e aos inúmeros mártires que, no transcurso dos séculos, suportaram os piores suplícios para não se apartarem da verdadeira religião. Alegremo-nos, pois, de termos recebido a graça da fé católica e, fiéis aos nossos compromissos batismais, sejamos pescadores de homens, missionários de Cristo e corajosos defensores da verdade da nossa santa religião, católica e apostólica.

 

https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: