quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Liturgia Diária - "Senhor, Senhor..."


Evangelho do dia - 07/12/2017 - O homem prudente - Mt 7,21.24-27 - YouTube

1a Leitura - Isaías 26,1-6
Leitura do livro do profeta Isaías.

26 1 Naquele tempo será cantado este cântico na terra de Judá: "Nós vimos uma cidade forte, em que se pôs por proteção muro e antemuro.
2 Abri as portas, deixai entrar um povo justo, que respeita a fidelidade,
3 que tem caráter firme e conserva a paz, porque tem confiança em vós.
4 Tende sempre confiança no Senhor, porque o Senhor é o rochedo perene.
5 Ele derrubou os que habitavam nas alturas e destruiu a cidade soberba; derrubou-a por terra e ao nível do chão a reduziu.
6 Ela é calcada aos pés pela plebe, sob os passos dos indigentes".

Palavra do Senhor.

Salmo - 117/118

Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

Daí graças ao Senhor, porque ele é bom!
“Eterna é a sua misericórdia!”
É melhor buscar refúgio no Senhor
Do que pôr no ser humano a esperança;
É melhor buscar refúgio no Senhor
do que contar com os poderosos deste mundo!”

Abri-me vós, abri-me as portas da justiça;
Quero entrar para dar graças ao Senhor!
“Sim, esta é a porta do Senhor,
Por ela só os justos entrarão”!
Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes
E vos tornastes para mim o Salvador!

“Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação;
Ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”
Bendito seja, em nome do Senhor,
Aquele que em seus átrios vai entrando!
Desta casa do Senhor vos bendizemos.
Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!


Evangelho - Mateus 7,21.24-27

Aleluia, aleluia, aleluia.

Buscai o Senhor, vosso Deus, invocai-o enquanto está perto! (Is 55,6).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 21 "Nem todo aquele que me diz: ´Senhor, Senhor´, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
24 Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.
26 Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia.
27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.
28 Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina.
29 Com efeito, ele a ensinava como quem tinha autoridade e não como os seus escribas.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Neste Evangelho Jesus nos explica o que significa ser cristão de verdade. Não basta somente ouvir suas palavras com toda atenção, com todo respeito se não as colocarmos em prática. De nada adianta gritar pelo seu nome, bater na parede do templo, tocar  buzina, fazer gestos espantosos dizendo: sai Satanás! Pois o importante é fazer a vontade do Pai, colocando em prática os ensinamentos do seu Filho.      

Existem pessoas que se julga santas, pelo fato de assistir missa todo dia, de rezar o terço, e de fazer longas orações. Isso tudo é muito bom, mas se não vier acompanhado de gestos de amor ao próximo, gestos de caridade, de tolerância, de paciência, de compreensão, etc. não valerá nada. É como uma casa construída sobre a areia. Quando bate o  vento e a chuva forte, tudo será destruído.          

Do que adianta rezar vários terços, assistir várias missas por semana, ou decorar a Bíblia, se eu discrimino os pretos, os pobres, e os baianos ou nordestinos me sentindo superior a eles? E, olha que às vezes as discriminações são feitas em nome de Deus. É! É duro dizer isso, mais o pior é que é a pura verdade!  Tem pessoas que se julgando santas ou perfeitas, se acham no direito de julgar aqueles que não pensam como elas, e que não são da "raça superior", que não são “puros” como elas.        

Não adianta fazer uma cara de santo, e depois, ao sair do templo, fazer fofoca, falando mal das pessoas que não acompanham o nosso ritmo de vida.       

Construir uma casa sobre a rocha firme é amar a Deus de todo o nosso entendimento, com todas as nossas forças, e ao próximo como a nós mesmo. E quem ama o próximo não discrimina, assim como Jesus não discriminou a ninguém. Quem ama o próximo não prejudica ninguém. Quem ama o próximo mata a fome daquele que não tem o que comer.        

Caríssimos irmãos. A nossa espiritualidade, a nossa religiosidade tem de estar apontada, voltada para o irmão e para Deus. Ela deve estar direcionada para o Alto, e para os lados, para os irmãos. Parecida com a Cruz. Na qual a cabeça aponta para Deus, e os braços aponta para os irmãos.  Se nos ligarmos somente em Deus  esquecendo do irmão, a nossa fé, ou religiosidade é MUTILADA, é incompleta, é como se faltasse um braço, ou os dois.        

Então vamos prestar mais atenção nos ensinamentos de Cristo neste evangelho de hoje, que nos orienta  para a verdadeira e completa religiosidade. Assim, nossa fé será parecida com aquela casa construída sobre a rocha. Pode bater o vento das tentações, da descrença, dos sofrimentos, que nós continuaremos firmes unidos a Deus através de Cristo e aos irmãos, rumo à morada definitiva. Porque ninguém se salva sozinho. Lembre-se disso! A nossa salvação está diretamente direcionada aos nossos irmãos. Ou seja, a nossa salvação depende principalmente do nosso relacionamento com o irmão, coma a irmã.

 

 José Salviano.

Nenhum comentário: