sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Liturgia Diária - Fé e Convicção.

 Liturgia da Palavra 0212

1a Leitura - Isaías 29,17-24
Leitura do livro do profeta Isaías.

Assim fala o Senhor Deus: 29 17 "Acaso, dentro de mui pouco tempo, não será o Líbano convertido em vergel, e o vergel não passará por floresta?
18 Naquele tempo os surdos ouvirão as palavras de um livro; e, livres da obscuridade e das trevas, os olhos dos cegos verão.
19 Os humildes encontrarão cada vez mais ventura no Senhor e os homens mais pobres, graças ao Santo de Israel, estarão jubilosos.
20 Pois não haverá mais tiranos, já terá desaparecido o cético, e todos os que planejavam o mal serão exterminados;
21 os que, por uma palavra, acusam os outros; os que, à porta, procuram enganar o juiz e por um nada fazem o inocente perder sua causa".
22 Por isso eis o que disse o Senhor, o Deus da casa de Jacó, que resgatou Abraão: "Daqui em diante Jacó não será mais confundido, e seu rosto não mais empalidecerá,
23 porque, quando virem nele minha obra, bendirão o meu nome. Glorificarão o Santo de Jacó e temerão o Deus de Israel.
24 Os espíritos desencaminhados aprenderão sabedoria, e os que murmuravam receberão instrução".

Palavra do Senhor.

Salmo - 26/27

O Senhor é minha luz e salvação.

O Senhor é minha luz e salvação;
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei?

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor
e contempla-lo no seu templo.

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
espera no Senhor!

Evangelho - Mateus 9,27-31
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade,
E ele há de iluminar os olhos dos seus servos!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

9 27 Partindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: "Filho de Davi, tem piedade de nós!"
28 Jesus entrou numa casa e os cegos aproximaram-se dele. Disse-lhes: "Credes que eu posso fazer isso?" "Sim, Senhor", responderam eles.
29 Então ele tocou-lhes nos olhos, dizendo: "Seja-vos feito segundo vossa fé".
30 No mesmo instante, os seus olhos se abriram. Recomendou-lhes Jesus em tom severo: "Vede que ninguém o saiba".
31 Mas apenas haviam saído, espalharam a sua fama por toda a região.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Precisamos nos mirar no exemplo dos cegos que seguiam Jesus clamando pela sua piedade, suplicando e implorando pela Sua assistência e pelo Seu socorro. Eles tinham fé e convicção do que queriam. Nós, na maioria das vezes não temos bem certeza do que pedimos e nem mesmo acreditamos que Jesus seja capaz de realizar os milagres que buscamos. Os cegos, no entanto, tinham consciência de sua cegueira e plena confiança de que Jesus poderia realizar aquele milagre, por isso, foram atendidos. Nós também precisamos ter consciência de que os “milagres” que pleiteamos estão condicionados à nossa convicção de que eles são para nós uma necessidade vital. Somente quando, conscientemente, nos damos conta das nossas carências, da nossa cegueira e da necessidade de “enxergar” as coisas, é que devemos ir à procura d’Aquele que é capaz de realizar em nós muito mais do que esperamos. Ter convicção das nossas reais necessidades é o primeiro passo para que possamos recebê-las da mão d’Aquele que tudo providencia segundo a Sua vontade.

A partir da nossa fidelidade e da nossa perseverança, da nossa firmeza de propósitos, Deus vai abrindo os nossos olhos e nos conscientizando de que tudo acontece a partir do desejo que Ele mesmo gravou no nosso coração,. Muitas vezes   perseguimos cura e libertação para nossas “cegueiras emocionais e espirituais” sem ter convicção de que realmente queremos nos desvencilhar dos nossos traumas de estimação. Vivemos fazendo testes nos momentos de oração diante do Santíssimo, no entanto, Jesus conhece de perto as nossas incoerências e a qualidade da nossa fé. Por isso, Ele também   pergunta a cada um de nós: “Vós acreditais que eu posso fazer isso,” que você deseja”?  – Você tem convicção dos pedidos que faz a Jesus? – Você tem Fé que Ele pode solucionar? - Você tem consciência do que está precisando? – O que você pede lhe é necessário? – O que você almeja é do coração de Deus? – Há sinceridade no seu coração?

 

Helena Serpa

Nenhum comentário: